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O "ride height", os testes de Raikkonen e outras incógnitas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 24 January 2012 17:53

 

 

Amigos, o sistema que regula a altura do carro durante as freadas, a manutenção do "ride-height", está banido pela FIA para o campeoanto de 2012. 

 

A equipe Lotus começou a usá-lo nos testes dos jovens pilotos em Abu Dhabi, ao final da temporada passada. A Ferrari já tinha se manifestado a favor do sistema e declarado que estava desenvolvendo o seu próprio controle de acerto de freada, como começou a ser chamado o dispositivo. Mas nada feito, pois a FIA entendeu que o uso infringia as regras de acerto aerodinâmico que não pode usar nenhum dispositivo móvel (exceção feita a asa traseira - DRS). Enfim, demorou, porque a FIA deu o aval para a Lotus, e depois voltou atrás. 

 

Mais uma vez a Red Bull saiu na frente. A equipe austríaca não desenvolveu o projeto do "ride-height", e ainda divulgou que o dispositivo não era de grande vantagem. De fato o engenheiro italiano Luca Furbatto (ex-McLaren e atualmente chefe de projeto na Toro Rosso), na última edição da revista AUTOSPRINT, explicou que no máximo, dependendo do acerto, o ganho em tempo seria de um a dois décimos. Muito pouco pelo trabalho que daria desenvolver esse sistema, além do custo, é claro. 

 

Raikkonen 

 

O campeão de 2007 Kimi Raikkonen testou segunda e terça em Valência com a Renault de 2010 com pneus Pirelli. Foi o primeiro contato de Raikkonen com um F1 depois da "aposentadoria" em 2009. 

 

A declaração de Raikkonen de que precisa de mais tempo para se readaptar a categoria não foi surpresa. O problema é que Kimi não terá tempo maior do que aquele oferecido pelos testes coletivos que começam em Jerez no próximo dia 7 de fevereiro. 

 

Penso que Kimi será um piloto para o ano que vem, mas valoroso no desenvolvimento do carro durante as corridas este ano. Apesar de que será necessário que a Lotus faça um carro no mínimo razoável para 2012. 

 

Incógnita 

 

Tudo é incógnita antes de uma temporada de Fórmula 1. Podemos até deduzir o que pode acontecer baseados nas informações de bastidores das equipes e no ano anterior, mas muitas vezes as surpresas aparecem. Lembrem-se que no começo de 2010 a RBR nem treinou com intensidade, e foi comentado que poderia ter problemas. Ao final de um ano de muita luta, Vettel campeão, e em 2011 o alemãozinho venceu com facilidade novamente. Ferrari e McLaren precisam encontrar seus caminhos. Pensei muito em relação as declarações dos pilotos e técnicos da McLaren, e mais uma vez a equipe inglesa é a maior incógnita na equação do campeonato de 2012. 

 

Button declarou aos quatro ventos que ele poderia bater os carros da RBR em 2012. Um otimismo de mídia ou algo concreto? Vindo de Jenson eu acredito na segunda opção. O britânico não é dos mais falantes em relação a previsões otimistas demais, mas é claro que já sabe bem como será o MP4/27, o novo McLaren para 2012.  

 

Vemos uma Ferrari sempre preocupada em retornar aos melhores dias, e uma RBR em manter-se na ponta, mas e a McLaren? A equipe bateu na trave com o carro de 2011, mostrando um modelo muito bem acertado, com um potencial de desenvolvimento grande, e que só não foi ainda melhor em número de pontos no campeonato de construtores por uma ou outra "escorregada" de estratégia. A equipe errou muito nos boxes e Hamilton errou muito na pista, mesmo com grandes vitórias no ano passado. E Button foi o mestre da tranquilidade e do uso dos pneus. 

 

Acredito seriamente que Jenson seja o líder esportivo da equipe em 2012, com Hamilton brigando muito mas andando para buscar o companheiro mais do que simplesmente para dominar sozinho. Penso também que a Ferrari deve ir por partes, e se preocupar com a McLaren antes da RBR, já que a equipe inglesa bateu a italiana na temporada passada. O mesmo vale para a RBR, que já deixou claro em entrevistas com seus chefes, Christian Horner principalmente, que a McLaren será a grande rival nesta temporada. Parece que descartar a Ferrari seja algo errado, e é muito cedo para isso. Mas o que estamos vendo é que tanto McLaren quanto RBR estão se olhando como aqueles lutadores de UFC, cara a cara, fazendo olhar de mau e de briga. Fora desse "octógono" ainda está a Ferrari, ávida para retornar a uma luta que sempre foi dela também. 

 

Portanto amigos, vamos acompanhar com muita atenção a equipe McLaren nos testes de Jerez no começo de fevereiro, já com o novo carro, o MP4/27. No começo do ano passado eu disse que a McLaren seria o "fiel da balança", indicando para que lado o campeonato iria, e se fosse muito bem, a RBR e a Ferrari não teriam vida fácil, caso contrário uma das duas despontaria. Parece óbvio, mas ninguém esperava o domínio da RBR absurdo em 2011. Domínio que a McLaren, antes da Ferrari, poderia ter vencido. 2012 dirá se a incógnita da equação McLaren será resolvida. 

 

Abraço a todos, e oremos sempre. 

 

Toni Vasconcelos

 

 

 

Last Updated ( Tuesday, 24 January 2012 18:01 )