Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
As perspectivas de alguns pilotos para 2012, e Senna confirmado na Williams PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 17 January 2012 20:47

 

 

Amigos, o campeonato de Fórmula 1 vai começar em fevereiro, quando acontecem os testes para o acerto dos novos modelos da categoria. Muito ainda se fala de contratos, principalmente quem vai pilotar a Williams ao lado de Maldonado, e se Massa vai mesmo provar esse ano que pode continuar na Ferrari. Mas à parte tudo isso, o que conta mesmo é o que cada piloto pode esperar da temporada que se iniciára em breve. 

 

Fernando Alonso já perdeu tudo que poderia perder para um piloto de personalidade como ele, ávido por títulos e vitórias. Na Renault há alguns anos, Alonso fez temporadas de transição, vindo de uma McLaren na qual ele nunca se acertou direito, politicamente falando. Fernando tem contrato com a Ferrari até o final de 2016. É muito tempo para quem acredita firmemente em um título logo, quem sabe com o novo carro já em 2012. É difícil fazer qualquer previsão, mas Fernando não pode esperar 4 anos para levantar outra taça. A expectativa é de que se o carro não andar bem, Alonso vai começar a "chiar". Esse negócio de lua de mel eterna com a Ferrari é "para inglês ver" como diz o ditado. Dois anos tudo bem. Três anos a coisa já engrossa, e se terminar esse ano sem brigar palmo a palmo pelo título, acredito que Alonso vai começar a "se coçar"... 

 

Já Mark Webber é o protótipo do segundo piloto. Massa não venceu nem foi ao pódio em 2012, mas Webber tinha um canhão na mão, e venceu apenas uma prova. Tudo bem que ele não é o queridinho da equipe, cargo que fica já faz tempo com Vettel. Mas Mark não pode mais deixar um cockpit tão valioso como o da RBR dependendo de suas performances muitas vezes fracas, e a "cadeira" da Red Bull é cobiçada por muitos. Sinceramente, acho Massa um candidato em potencial para o time austríaco, apesar que será em um primeiro momento segundo de Vettel, mas que é um bom lugar para se cobiçar para 2013, não tenham dúvida. Enfim, Webber, assim como Felipe, também estará andando no "fio da navalha" em 2012. É tudo ou nada. 

 

Hamilton é sem dúvida o talento em pessoa. Como seu compatriota, o inglês Nigel Mansell, faz muita bobagem quando não pode errar. Mansell é um bom comparativo, mas só depois de se dar bem em sua carreira, em meados dos anos 80. Hamilton, ao contrário, fez a melhor primeira temporada de um piloto na Fórmula 1, em 2007, quando foi vice-campeão. Mas Lewis não esteve bem em 2011, pelos mais variados motivos. Chegaram a comentar sobre a vida pessoal do piloto e a sua paixão pela fama e os holofotes. Não sei se podemos avaliar dessa forma, mas aposto que veremos um Hamilton diferente em 2012, dando muito trabalho para Jenson Button, e mais certo de suas decisões na pista. Lewis é outro que apesar de ser um nome consolidado na categoria, não pode repetir a temporada de fiascos, (apesar de boas vitórias também) em nome da perfeição que se espera dele em um time como a McLaren. 

 

Button está em um nível de maturidade espetacular. Além de um acertador nato, sabe como ninguém utilizar os pneus durante os treinos e a corrida. Deve fazer outra temporada ótima, e no meu entender brigar pelo título. Basta o carro da McLaren ser vencedor e menos problemático em 2012. 

 

Sobre Felipe Massa já foi dito tudo em outros posts aqui no Blog. É ano decisivo e ponto final. E sobre Vettel...bem, sobre Vettel... 

 

O cidadão alemão de Heppenheim é o favorito ao tricampeonato. Simples assim. Sem delongas.  

 

                                                          ************************** 

 

Amigos, como já era esperado, foi confirmado o contrato de Bruno Senna com a Williams para 2012. Com isso Rubens Barrichello está se aposentando, pelo menos por enquanto, da Fórmula 1. A não ser que o brasileiro vá correr pela HRT, o que seria um absurdo. E digo "por enquanto", pois Rubinho é um obstinado, e quem sabe ainda volte à categoria, mas eu duvido. 

 

Senna foi levado à fábrica da Williams já há algumas semanas para testes físicos e no simulador. Bruno, em entrevista já como piloto da Williams, declarou que não foi só o dinheiro que o colocou no time, mas também a sua condição como piloto. Bom, mas que o dinheiro ajudou, isso não se pode negar... 

 

De qualquer forma Senna agora será, podem acreditar, o "garoto de ouro" da torcida brasileira, e eu penso que com méritos e razões para isso. Gosto de Bruno, de seu esforço e sua dedicação. A história do Senna "sobrinho´ também é de lutas e muito bonita, apesar do apoio incondicional, inclusive finaceiro, da família. 

 

Desde o começo dessa história de Bruno Senna na Williams, e quem acompanhou sabe, eu coloquei fé na informação do jornalista Ricardo Boechat. Isso foi no dia 21 de dezembro. Quando Eike Batista publicou em seu twitter que Senna ia correr mesmo pela Williams, foi o que faltava para que a questão da confirmação fosse apenas de tempo. 

 

Parabéns Bruno Senna. Vamos torcer pelo trabalho de mais um brasileiro na Fórmula 1.  

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

 

Last Updated ( Tuesday, 17 January 2012 21:02 )