Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Um "bulletim" de notas vermehas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 09 January 2012 00:48

 

 

Olá fãs do automobilismo,

 

Nos meus tempos de colégio, o risco uma nota vermelha no boletim escolar era como se estivéssemos assinando a compra de uma passagem para o inferno. Nada de festas, corte na mesada (ou “da” mesada), nada de cinema, e a internet, que começava a ficar divertida também ficava proibida.

 

Terminar os três anos de ensino médio com boas notas também era um prenúncio de que o sucesso no vestibular e a entrada na universidade era algo muito mais real do que era para quem havia cambaleado por três anos a fio, tropeçando nas provas bimestrais, chamadas orais e trabalhos de pesquisa. Apesar de as chances serem – teoricamente – as mesmas para todos os alunos, tendo aulas com os mesmos professores, na mesma sala de aula e com o mesmo material didático, os resultados eram bem distintos... em alguns casos, discrepantes.

 

Os dois jovens pilotos da Toro Rosso, a “equipe B” da bicampeã RedBull, após três anos de serviços “não prestados a contento” seus dois jovens pilotos. O Suiço Sebastien Buemi e o espanhol Jaime Auguersuari foram devidamente dispensados e substituídos por dois pilotos mais jovens que, como eles, fizeram – ou fazem – parte do programa de formação de pilotos da famosa marca austríaca de bebidas energéticas.

 

 

Depois de três anos como titulares da Toro Rosso, Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari foram demitidos no final de 2011.

  

Durante três anos, Sebastien Buemi, depois de uma carreira sem grande destaque na GP2 (na verdade, ele não teve nenhum grande destaque nas categorias anteriores. Nem na F3, nem na F BMW), mas conseguiu ainda cedo entrar para o programa de jovens pilotos da Red Bull. Mesmo sem os resultados expressivos, conseguiu seu lugar no fechado círculo da categoria mais importante do planeta.

 

Ao contrário de Buemi, Jaime Auguersuari teve uma carreira destacada desde os tempos de kart, tendo sido campeão na Fórmula Renault 2.0 em 2006, já como “piloto Red Bull”, e da F3 britânica em 2008. Diferente de Buemi, foi para a Renault World Series em 2009 ao invés da GP2 e teve tanto destaque – bem como uma dose de sorte – que no meio da temporada de 2009, substituiu o francês Sebastien Bordais após o GP da Alemanha.

 

 

Ao longo destes três anos na "equipe B" da Red Bull, os dois pilotos, segundo avaliações, deixaram a desejar tecnicamente. 

 

Ao longo dos três anos na categoria, Sebastien Buemi continuou sem conseguir um resultado expressivo. Sua melhor temporada foi justamente a de 2011, onde marcou 15 pontos e teve como melhor posição final dois oitavos lugares. Ao passo que Jaime Alguersuari conseguiu, no mesmo ano, 26 pontos, com duas sétimas posições.

 

Com dois jovens promissores pilotos – Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne – se destacando nas categorias de base há alguns anos, com Ricciardo já “treinando com uma vaga comprada” na Hispania, era evidente que alguém na Toro Rosso estava em sério risco de perder a vaga. Com Alguersuari tendo um desempenho melhor que o de Buemi, se algum deles fosse perder a vaga – em teoria – Buemi estaria correndo um risco muito maior.

 

 

Enquanto Buemi e Alguersuari "patinavam, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne se destacavam nas categorias de acesso. 

 

Só que a equipe chefiada por Franz Tost foi mais além e a notícia de que, após três anos os dois pilotos da equipe tinham “tirado notas vermelhas” suficientes para serem “reprovados” como pilotos para o futuro da equipe e para – um dia – chegarem à equipe principal, posição endossada pelo poderoso consultor da equipe, o expiloto alemão Helmut Marko (que também foi um piloto que não conseguiu muito destaque no cenário internacional como piloto de F1 ou como piloto do mundial de protótipos, tendo ficado mais famoso por perder a vista de um dos olhos em um acidente em que uma pedra foi lançada pelo carro que ia à sua frente durante um GP de F1).

 

 

Alguersuari até conseguiu resultados mais consistentes que Buemi, mas acabou defenestrado por Helmut Marco por atrapalhar Vettel 

 

Surpreendentemente (para alguns, pelo menos), passados alguns dias, Sebastien Buemi foi anunciado como o “piloto de testes” da Red Bull, como se ele estivesse tendo direito a fazer uma “segunda época”, que era uma forma do aluno escapar da reprovação (pelo menos foi assim que o meu pai explicou, que era uma coisa do seu tempo de aluno).

 

A “surpresa” é que, tendo Alguersuari se mostrado “mais serviço” que Buemi, porque não ele? A resposta certamente tem a ver com uma ríspida cena registrada nos boxes da Toro Rosso após um dos treinos livres para o GP da Coréia onde o espanhol teria atrapalhado Sebastian Vettel. Helmut Marco foi ao box da Toro Rosso e passou a maior descompostura, diante de quem quisesse ver e perante um calado Franz Tost. Um show de ética que tantas vezes presenciamos durante a temporada de 2010 quando o alemão procurava de todas as maneiras “minar” o ambiente de Mark Webber... e acabou conseguindo!

 

 

E quando o circo menos esperava, eis que Buemi ressurge das cinzas e é anunciado como piloto de testes da equipe principal...  

 

Até onde uma influência externa deveria interferir de tal forma num assunto em que milhões de dólares estão envolvidos? Será que um piloto rotulado como “mediano” e um “não vencedor” pode ser uma possível aposta para vir a substituir Mark Webber, um piloto na reta final de sua carreira na categoria?

 

Segundo Adrian Newey, o artista que constrói os carros, a primeira opção era Alguersuari... e Buemi só foi chamado ante a recusa do espanhol... informação desmentida pelo "consultor" Helmut Marko, que afirmou terem escolhido Buemi por este "sair-se melhor no simulador". Acho que uma terapia de grupo seria bastante adequada para os touros... por melhor que sejam os carros, as "notas vermelhas" podem voltar em 2012.

 

Beijos do meu divã,

 

Catarina Soares

 

Last Updated ( Thursday, 12 January 2012 11:24 )