Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Vade Retrum... PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 23 December 2011 21:30

 

 

A expressão em Latin, apor-tuguesada pela sabedoria popular como “vade reto”, parece estar sendo pronun-ciada com interessante frequência no meio automo-bilístico brasileiro. O “satanás” defenestrado parece ter nome, sobrenome... e endereço!

 

As principais categorias do automobilismo brasileiro  (Fór-mula Truck, Stock Cars, GT3, Copa Porsche, Brasileiro de Marcas, Racing Festival, Copa Montana...) já divulgaram seus calendários... ou pelo menos a prévia deles. Entre as coincidências e particulari-dades, duas: a quantidade de provas a serem disputadas em Interlagos, mesmo com a reforma que vai ser feita na curva do café, e a ausência de um autódromo que vinha sendo presença constante nos calendários em geral: Santa Cruz do Sul!

 

O Autódromo, inaugurado em 2005, e cuja a pista – técnica e seletiva – é considerada uma das melhores do país. O autódromo, que passou por uma reforma em 2009 para instalar uma série de melhorias na infraestrutura para os profissionais que lá trabalham, parece que ficará alijado das competições de grande porte do país... deve ter algum motivo, né?

 

É... parece que tem e tem mais de um!

 

Parece que a questão do custo operacional para levar uma categoria até o segundo mais novo autódromo do país (mais novo que ele, por enquanto, só o Velopark) vem sendo usada como “justificativa técnica” para a exclusão da pista por parte de todos. Isso implica em custo para o promotor do evento e, além disso, a região carece de hotéis, aeroporto próximo fica em Porto Alegre, 180 Km distante. Fazer com que tudo funcione para uma estrutura que envolve – em alguns casos – mais de mil pessoas nestes casos, torna-se extremamente complicado.

 

 

Em 2012, o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul vai ficar sem receber as principais categorias do nosso automobilismo. 

 

Esta justificativa seria, digamos, bastante razoável caso tivéssemos novos autódromos sendo inaugurados, tivéssemos autódromo recém reformados (Goiânia continua no mesmo impasse e Cascavel vai demorar a ficar pronto) e se, nos anos anteriores, as empresas promotoras já tivessem – em algum tempo – manifestado seu descontentamento com as dificuldades em se fazer uma etapa de seus calendários por lá.

 

Não terá sido uma “grande coincidência” esta “debandada geral”, quase orquestrada?

 

A região de Santa Cruz do Sul é reduto político do Deputado Federal Sérgio Ivan Moraes (PTB), que ficou conhecido nacionalmente em 2009 quando declarou “estar se lixando para a opinião pública”. A prefeitura local é comandada pela esposa do Deputado, Kelly Moraes e que tem no filho, Marcelo Moraes, o representante da região na assembléia legislativa do estado.

 

Independente destas questões, a família Moraes pareceu – até hoje – ter considerado o automobilismo um pólo de atração de negócios, tanto que o autódromo é vizinho ao parque de exposições da cidade (que fica fora da cidade, sem carro para chegar lá, fica complicado), que recebe diversos eventos todos os anos.

 

Algumas pessoas ligadas ao automobilismo do estado argumentaram que seria uma questão de rodízio, para que os demais autódromos do estado também recebessem eventos em suas instalações, mas que “gênio” foi esse que tirou todas as corridas do autódromo em 2012? Se levarmos em conta que a Montana corre com a Stock, ainda teríamos outras 5 categorias para serem fraternalmente divididas entre as 4 praças existentes no estado (Guaporé, Tarumã, Velopark e Santa Cruz), sendo que algumas categorias correram duas vezes no estado. Tinha corrida para todo mundo!

 

A minha “fonte” informou que o ponto em questão – como mencionei anteriormente – tem nome e sobrenome: Nestor Valduga. Quanto ao “endereço”, este parece estar para mudar.

 

 

Nestor Valduga, expresidente da FGA, é um personagem - no mínimo - polêmico no cenário automobilístico  nacional. 

 

Durante anos, Valduga foi o homem forte do automobilismo gaúcho, e se por um lado a fama de fomentador do esporte o acompanhava, por outro, as acusações de apropriação e mal versação de verbas costumavam aparecer com mais ou menos frequência com o passar dos anos.

 

Parte da diretoria da CBA na gestão de Paulo Scaglione, foi removido da posição que ocupava em novembro de 2008. Era o poderoso presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional, sendo substituído pelo presidente da Federação Cearense, Haroldo Scipião (aquele que foi apontado como um dos cabeças de um esquema de desvios e envios de verbas de patrocínio para o exterior durante investigação da Polícia Federal).

 

Com a eleição de Cleyton Pinteiro, Valduga voltou ao CTDN e afastou uma boa parte dos diretores e comissários que trabalhavam nas principais provas no Brasil.

 

O leitor deve estar pensando que eu bebi muita água das enchentes que estamos sofrendo aqui em Minas, mas já vai entender aonde eu quero chegar: Valduga foi um dos principais articuladores da construção do autódromo de Santa Cruz do Sul e – pelo menos até o dia em que escrevi este texto – ainda era o responsável direto pela normatização das principais categorias do país. Explicando: a Confederação Brasileira de Automobilismo, CBA, tem no seu organograma uma série de Comissões e Conselhos para cada seguimento do automobilismo.

 

Existem a Comissão Nacional de Kart. Para o Kart; a Comissão Nacional de Rally, para o Rally; a de Arrancada, a de Velocidade na Terra... cada qual cuidando das categorias dentro de suas especialidades. Além destas, existe a Comissão Nacional de Autódromos, a Comissão Nacional de Recordes, e a Comissão Nacional de Medicina Desportiva.

 

 

O Deputado Federal Sérgio Moraes dificilmente está "se lixando" para as perdas de arrecadação para o município que é sua base.

 

Sobre as competições de velocidade no asfalto, não existe uma comissão, que o Presidente Cleyton Pinteiro declarou estar criando. Assim, todas as categorias que correm nos autódromos de asfalto, a exceção das arrancadas, fica sob gestão direta do CTDN – de Nestor Valduga.

 

Praticamente uma “unanimidade” entre os promotores e chefes de equipe como uma pessoa execrável e, recentemente, chamado de ladrão pelo nosso tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, em entrevista ao canal Bandsports, Valduga tem segundo a mesma fonte perdido espaço dentro da CBA.

 

Independente ou não de estar “se lixando para a opinião pública”, o Deputado Sérgio Moraes e sua família, que comandam a política da região, certamente não esperavam ver esvair-se ao vento os valores pagos pelos promotores de corridas para o aluguel do autódromo de Santa Cruz do Sul, que certamente faziam o custeio do mesmo, isso sem falar no que um evento deste porte gera em arrecadação para o município. A pior parte disso é que, caso o fato venha a se repetir nos próximos anos, o risco do desaparecimento do autódromo pode ser algo com o que a comunidade do automobilismo possa vir a ter que se preocupar.

 

Abraços,

 

Mauricio Paiva

 

Last Updated ( Sunday, 01 January 2012 16:03 )