Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O fim é o começo! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 30 November 2011 19:00

 

 

Amigos, a F1 terminou em 2011, mas isso é apenas o começo. Mesmo com uma corrida fria em Interlagos, onde os brasileiros não se deram bem e Mark Webber venceu pela RBR, muito foi focado em 2012. 

 

Nada que não se possa esperar, como a asa dianteira em nova configuração e a preocupação dos escapamentos que retornam a posição mais elevada no ano que vem. Continua a asa traseira móvel aprovada por todos. Mas e os nossos compatriotas, Massa, Senna e Barrichello? 

 

Começando com Bruno Senna, não vejo facilidade para ele acertar um contrato em 2012. Kimi Raikkonen pegou a todos de surpresa (como disse o próprio Barrichello), e fechou com a Renault (Lotus em 2012) por dois anos. Isso deixa Bruno sem muito o que negociar com a Renault, já que Romain Grosjean e o russo Petrov, estão à frente do brasileiro pela segunda vaga. 

 

Já Barrichello pode mesmo é ficar na Williams. Isso se a equipe não promover o finlandês da GP3 Valtteri Bottas, atual piloto de testes. Para Rubinho a coisa está enrolada na tentativa de marcar seu 20º ano na categoria em 2012. 

 

E finalmente Felipe Massa, que fez a pior temporada de um piloto da Ferrari nos últimos 30 anos (Didier Pironi - 1981). Dizer o que? Felipe não marcou nenhum pódio em 19 corridas, não passou de um 5º lugar como melhor resultado, e ainda viu o companheiro Alonso terminar 10 vezes entre os 3 primeiros e vencer em Silverstone. Esses números dizem tudo, e não é certo que Massa continue na Ferrari em 2013. Vamos analisar os números de Massa em 2011, e confrontá-los com o passado da Ferrari. 

 

O último piloto que não conseguiu nenhum pódio em uma temporada pela Ferrari foi o italiano Ivan Capelli em 1992. Ivan era uma promessa oriunda da March, onde chegou a um espetacular 2º lugar no GP da França na temporada de 1990, brigando com Alain Prost. Capelli foi vítima de um carro horroroso da Ferrari, o F92A. O próprio companheiro de Capelli, Jean Alesi, conseguiu apenas dois terceiros lugares (Espanha e Canadá). Capelli foi demitido faltando duas corridas para o final da temporada de 92 (que teve um total de 16 provas), logo após o GP de Portugal. Foi o fim da carreira do italiano. 

 

Já em 1981, Didier Pironi tomou uma "surra" de Gilles Villeneuve, quando a Ferrari 126 CK não correspondeu em desempenho ao que se esperava. Pironi não chegou nenhuma vez ao pódio durante toda a temporada, que teve 15 corridas. Já Villeneuve venceu em Mônaco e na Espanha, e foi terceiro no Canadá. 

 

Portanto meus amigos, vamos a conclusão do caso. Capelli teve 14 corridas e um carro muito ruim e não marcou nenhum pódio em 92. Pironi teve 15 corridas e um carro regular, e foi superado pelo companheiro, e também não foi ao pódio em 81. Massa teve uma Ferrari que não foi brilhante, mas teve um companheiro que foi ao pódio 10 vezes (inclusive com 5 segundos lugares) e venceu uma corrida, contra nenhum pódio do brasileiro e tudo isso com a mesma Ferrari (sim, é a mesma, não vamos criar a teoria da conspiração). Além disso o melhor resultado de Massa em 2011 foi um 5º lugar, e lembrando que Felipe teve 19 provas a disposição para tentar ao menos um pódio. Permitam-me afirmar que Massa protagonizou em 2011 um dos piores desempenhos de um piloto da Ferrari nos últimos 30 anos. Os números não mentem. 

 

Mais números ainda sobre a Ferrari em 2011: Massa perdeu para Alonso na classificação de forma radical, largando apenas 4 vezes à frente do espanhol, contra 15 vezes em que Alonso largou à frente de Felipe. 

 

Agora, com o término da temporada, eu pergunto: Existe alguma maneira de defender a temporada péssima de Felipe? No meu entender, não existe. 

 

Para terminar, é cedo, mas vou me arriscar em palpites. Em 2012 Vettel continuará o nome a ser batido. A McLaren vai fazer um carro de alto nível, e a Ferrari vai dar um ultimato a Stefano Domenicali, chefe da equipe vermelha. Ou vai ou racha! 

 

Um abraço, e oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

 

Last Updated ( Wednesday, 30 November 2011 19:10 )