Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O toque entre Massa e Hamilton PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 01 November 2011 20:19

 

 

Amigos, o acidente entre Felipe Massa e Lewis Hamilton na Índia, foi o de número 5 (Mônaco, Silverstone, Cingapura e Japão) este ano entre o brasileiro e o inglês. Mais curiosa ainda foi a punição a Massa, que no meu entender não teve nenhuma culpa. 

 

É interessante notar também que a imprensa inglesa, nos veículos de comunicação que importam e tem opinião, como a AUTOSPORT, absolveram Massa, e consideraram Hamilton culpado pelo toque na curva 5 da volta 24. Martin Brundle e David Coulthard, da BBC, aguardavam uma punição a Hamilton, como comentaram durante a transmissão. Eu particularmente nem isso, já que considerei, e considero, um acidente de corrida. 

 

Felipe declarou que foi para o lado limpo e freou depois de Lewis, que nem que quisesse poderia frear mais tarde, pois tomava a curva pelo lado sujo da pista. Massa ainda acrescentou que tinha o seu carro à frente de Lewis na hora da tomada da curva. Enfim meus amigos, não existe como imputar culpa a Massa no episódio. 

 

Mesmo assim, os comissários do GP da Índia, que teve o ex-piloto inglês Johnny Herbert como um dos representantes, resolveu punir Massa com um Drive Through. Herbert disse após a prova que "A decisão de penalizar Felipe Massa pelo seu contato com Lews Hamilton veio de um simples fato: ele poderia ter evitado. Eu sei que ele ficou decepcionado, mas eu acredito que tomamos a decisão certa. Depois de olhar ângulos diferentes e estudar todas as informações que tínhamos, ficou claro que Massa viu Hamilton antes de cruzar". Explicação fraca, pois se Massa estava à frente com meio carro, Hamiton simplesmente seguiu ignorando a trajetória do brasileiro, e isso Herbert não falou. 

 

A reação de Jenson Button antes do pódio, na conversa dos bastidores, também foi captada pelos microfones. Jenson perguntou "O que aconteceu com Lewis?". A resposta foi que Hamilton bateu com Massa outra vez. Button respondeu "Oh Jesus..."  

 

Podemos discutir muito sobre o que é ou o que não é passivo de punição na Fórmula 1 atual. Eu particularmente acho que é sempre muito rigorosa a noção dos comissários, evitando até duelos melhores e mais amplos nas corridas. E nesse caso em especial, mesmo que a rivalidade entre Massa e Hamilton seja antiga, eu não puniria ninguém.  

 

Que me permita Sir Jackie Stewart, que disse que a situação entre os dois pilotos era alarmante. Discordo. Alarmante são as decisões dos comissários. 

 

Um abraço e oremos sempre. 

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  

 

Last Updated ( Wednesday, 02 November 2011 22:17 )