Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O fim do escapamento mágico PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 22 June 2011 03:24

 

Amigos, a FIA vai mesmo banir o tal do "off-throttle" usado no "blown diffuser". Calma, vamos devagar...

 

O caso é que vão proibir mesmo aquela configuração que faz com que o motor seja mapeado, e a ignição atrasada, entre outros fatores altamente técnicos, para que a aceleração seja mantida e os gases ajudem na aerodinâmica traseira. Tudo isso a partir do GP da Inglaterra, no dia 10 de julho. Não existe nenhum pronunciamento oficial a respeito do banimento do dispositivo, mas  fontes ligadas a FIA, dizem que a entidade não aceitará nenhum motivo para atrasar a decisão.

 

O chamado TWG (Technical Working Group), que se reuniu na última quinta-feira com técnicos da FIA, finalisou os detalhes do banimento do "blown diffuser".

 

O delegado da FIA, Charlie Whiting, já havia escrito uma carta para as equipes frisando que a entidade iria mesmo banir o dispositivo.

 

O que muda? Pode mudar muito, mas ninguém sabe. O diretor da Ferrari, Stefano Domenicali, disse que "Será necessário esperar Silverstone para saber qual o efeito real dessa mudança no que se refere aos escapamentos. Então veremos realmente o que será o segundo campeonato em termos de performance, principalmente em pistas de alto downforce."

 

A coisa parece que ainda está meio enrolada, e as equipes estão trabalhando a todo vapor para solucionar as mudanças nos carros para a Inglaterra. Vale lembrar que para Valência no dia 26 de junho continua tudo igual.

 

Penso que algumas equipes podem até retornar com a solução antiga, que era com os canos de escapamento terminando para cima, na parte superior traseira do carro. Outras ainda acham que a saída atual dos escapes podem render um bom downforce mesmo sem o "off-throttle". É aguardar para ver.

 

Mantenho a opinião de que a McLaren parece, a primeira vista, mais preparada para deixar de lado o "blown difuser". Só que a Ferrari, como ficou claro na declaração de Domenicali, aposta na performance pura, fazendo valer uma modificação que pode dar uma certa vantagem a equipe de Maranello.

 

Tudo isso, é claro, com as benção da Red Bull, pois se o RB7 andar forte mesmo sem o "escapamento mágico", aí não adianta chorar que a equipe austríaca (leia-se Vettel...) vai continuar deitando e rolando...

 

Um abraço, e oremos sempre.

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Last Updated ( Wednesday, 22 June 2011 03:31 )