E aê Galera... agora é comigo!
O final de semana que teve o feriadão do dia 15 de novembro na sexta-feira para alguns começou na quarta-feira, dia 13, com a Porsche Cup, a categoria dos pobrinhos do país, fazendo a segunda corrida da Carrera Cup e da GT3 Chellenge, retirados da programação de eventos do domingo no final de semana da Fórmula 1 no Centro de Eventos Aleatórios de Interlagos, “muito bem reformado” pelos agregados do Zé do Caixão, que conseguiu piorar o asfalto, entupiu as drenagens e que está mais preocupado com os show de música do que com as corridas, em pagar pintura de pilotos com caras de “chumbados” (o advérbio não era bem esse...) e jogar confete pro presuntinho. No sábado, era a hora da corrida de Endurance enquanto em Curvelo a usurpadora voltou ao parque dos Pequzais após 5 anos e no pequi de asfalto che chamaram de oval, tivemos 3 corridas da NASCAR Tapuia Avisei de cara que a coluna não vai ser pequena e a Chica nem rodou a baiana. Já cabe a foto? Cabe? Então vamos para as corridas. Porsche Cup Como sou um trabalhador, no horário em que as corridas foram transmitidas eu estava trabalhando, levando comida e materiais de custeio pelos rincões do centro oeste para o povo trabalhador. Só consegui assistir as corridas na sexta-feira, depois que voltei para a querida Palmas e pude ver pelo youtube, com a narração do melhor do Brasil, meu camarada, o Sinestro, que tem que aturar o mala sem alça e sem rodinhas do Prosdócimo. A primeira corrida foi a da Carrera Cup, que tem Marçal Muller com a mão na taça, mas a pole position com a classificação feita nas preliminares da Fórmula 1 era de Werner Neugebauer e tendo a seu lado Christian Hahn pra puxarem o grid com 26 carros (no sábado da F1 eram 32). Depois de uma volta de aquecimento de pneus eles vieram lado a lado na subida do café, entraram na reta e o Massaranduba (o diretor de provas) deu a largada. Christian Hahn tentou um ataque por fora no ‘S’ da Sadia, mas Werner Neugebauer não deu brecha e manteve a ponta. Atras dos dois, Marçal Muller e Miguel Paludo brigavam pela P3, mas Jeff Giassi entrou na briga e quase tomou a P4 de Paludo. Werner Neugebauer tentava abrir, mas Christian Hahn vinha junto e os dois iam fugindo de Marçal Muller... mas no final da 2ª volta um furo no pneu traseiro levou o líder do campeonato para os boxes. Carlos Campos parou na descida do ‘S’ da Sadia e o Massaranduba botou pra fora o Safety Car, o que permitiu Marçal Muller se agrupar ao pelotão. Na relargada as posições se mantiveram e quem entrou pra briga no top 5 foi Thiago Vivacqua, que colou em Jeff Giassi. Werner Neugebauer vinha tomando sufoco de Christian Hahn e Muguel Paludo veio na balada, deixando uma briga pela P4 com Jeff Giassi, Thiago Vivacqua e Marcos Regadas. Marçal Muller vinha escalando o pelotão, mas pra perder o título tinha que ser desclassificado e assim ter mais um descarte. Miguel Paludo saiu da briga, mas Christian Hahn tentou até a última volta, mas Werner Neugebauer venceu de ponta a ponta, com Christian Hahn em 2° e Miguel Paludo foi o 3°. Marçal Muller sagrou-se campeão na Carrera Cup. Em seguida tivemos a corrida da GT3 Challenge com a Moleca Sensação largando na Pole Position e precisando torcer contra Miguel Mariotti, líder do campeonato e que largava a seu lado para puxarem o grid com 20 carros. Depois de duas voltas de aquecimento de pneus eles vieram lado a lado na subida do café, entraram na reta e o Massaranduba (o diretor de provas) deu a largada. A Moleca Sensação estava focada como sempre e não deu chance para os marmanjos e entrou na frente no ‘S’ da Sadia. Sem precisar brigar muito, Miguel Mariotti (que precisava apenas da P12 pra ser campeão) foi superado por Cristian Mohr, que assumiu a P2. Se o pessoal passou bem na curva do presuntinho, na curva do lago Sadak Leite acertou Sebá Malucelli e Celio Brasil. O piloto ‘plim-plim’ também “plimplou-se”, acertando a traseira de Caio Chaves e levando a pior. Os 4 primeiros abriram vantagem, com Leonardo Hermann na P4. O Massaranduba botou pra fora o Safety Car. Duas voltas depois tivemos a relargada e a Moleca Sensação não deu moleza pro tiozão Cristian Mohr, que tentou tomar a ponta no ‘S’ da Sadia e na curva do lago. Depois disso, ficou um pouco pra trás. Leonardo Hermann foi pra cima de Miguel Mariotti e junto com ele vinha Alceu Neto. A Moleca Sensação começou a abrir pro tio Mohr enquanto Miguel Mariotti vinha controlando a P3. A 5 minutos do fim Leonardo Hermann mergulhou na entrada do ‘S’ da Sadia, mas tomou o X de Miguel Mariotti. A Moleca Sensação despachou tio Mohr. Na penúltima volta Gerson Campos tomou a P5 de Alceu Neto e Leonardo Hermann passou Miguel Mariotti na saída da junção. Vitória da Moleca Sensação, que ficou com o vice-campeonato. Cristian Mohr foi o 2° e Leonardo Hermann o 3°. O título ficou com Miguel Mariotti. 500 Km de Interlagos – 3ª etapa do Endurance Na tarde do sábado tivemos a última corrida do ano da Porsche Cup Gourmet, com seus 500 Km e muita gente nas arquibancadas. A narração pelo youtube e na TV era do melhor do Brasil, meu camarada, o Sinestro, que carregava com ele o mala sem alça do Prosdócimo. Sem ter o que passar, os canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...) estava ao vivo com pré-hora e tudo, mas qualidade... recebi mensagem do Bob Esponja, colaborador aqui da coluna que ele iria assistir por lá pra passar as pílulas (vou ter que mandar uma caixa de cerveja pra ele pelo sacrifício). A pole position era Marçal Muller tendo a seu lado Thiago Camilo para puxar o grid com 38 carros. Depois de duas voltas de aquecimento de pneus eles vieram lado a lado na subida do café, entraram na reta e o Massaranduba (o diretor de provas) deu a largada. Thiago Camilo largou bem e foi o primeiro a chegar no ‘S’ da Sadia e tomou a ponta. Marçal Muller caiu para 2° e Alceu Feldmann o 3°. Quem vinha babando era Alan Hellmeister, que na abertura da volta 3 tomou a P4 de Lucas Salles. Um enrosco na curva do sol induziu Luiz Souza que escapou e bateu forte na barreira de pneus e com isso o Massaranduba botou pra fora o Safety Car. Resgate rápido e na relargada Thiago Camilo manteve a ponta, seguido de Marçal Muller. Alan Hellmeister foi pra cima e tomou a P3 na freada do ‘S’ da Sadia. Os pilotos estavam meio “nervosos” se considerarmos que ara uma corrida de 117 voltas. Na volta 7 o Fedelho Barrichello, que corre com o irmão, Bobby Filho, bateu portas com Peter Ferter e os dois foram parar na barreira de pneus do bico de pato. Fim de prova para ambos. Novamente o Massaranduba botou pra fora o Safety Car. A relargada ia ser na volta 13, mas o pessoal nervoso lá no fundo do pelotão quis passar um por cima dos outros e o Safety Car continuou na pista. Na relargada do 3° Safety Car Thiago Camilo manteve a liderança, mesmo sob investigação. Seguido de Marçal Muller e Alan Hellmeister. Mas bastou uma volta para Piero Cifalli e Nelson Monteiro inventarem uma nova trajetória e baterem forte no final da reta dos boxes. O Massaranduba ia tendo trabalho, botando pra fora o Safety Car. A janela para a primeira das 5 paradas obrigatórias foi aberta na volta 19 e todo mundo veio para os boxes para cumprir os 6 minutos com o Safety Car na pista. Deu tempo de todos cumprirem suas paradas. Foi tanta confusão que não consegui falar do show da Moleca Sensação, que passou uma pá de gente e entrou nos boxes na P21... e teve que entregar o carro pra Paquita do Skate. Demorou muito para repararem a barreira de pneus e a relargada s[o aconteceu na abertura da volta 29. Quem saiu na frente foi Guilherme Salas, mas ele queimou o tempo de parada de box em alguns centésimos e com isso na parada seguinte teria 6s de tempo extra a cumprir. Rodrigo Mello era o 2° e o Decano Barrichello o 3°. Miguel Paludo tentou ganhar a P3 e acabou perdendo a P4 pra Jeff Giassi. Guilherme Salas, sabendo da punição, meteu o pé. Rodrigo Mello foi superado na volta seguinte pelo Decano Barrichello e por Jeff Giassi. Mas alguns metros depois Christian Hahn tomou um “sai pra lá” de Josimar Jr. e atolou no fosso de brita da curva do lago. José Moura Neto parou um pouco antes e o Massaranduba botou pra fora mais uma vez o Safety Car pela 5ª vez... e tiveram que usar outro Safety Car e o carro de Thiago Camilo tomou um ‘Drive-Thru’ sem direito a milk-shake por aquecer pneus antes da largada na passagem do mergulho, o que é proibido depois do bico de pato pelo regulamento da corrida. Relargada na volta 37 e Guilherme Salas manteve a ponta, seguido pelo Decano Barrichello e Jeff Giassi. Mesmo com abandonos a Paquita já tinha caído pra P27. Enzo Elias, líder do campeonato endurance era o P8. E na volta 39 Jeff Giassi tomou a P2 do Decano Barrichello (um revival de um comercial de refrigerante da TV. Os entendedores entenderão). Guilherme Salas voava e Miguel Paludo atacava o Decano Barrichello. A segunda janela foi aberta na volta 40 e Jeff Giassi foi o primeiro da frente a entrar pra devolver o carro para Marcos Regadas, mas muita gente entrou em seguida. Miguel Paludo, entrando nos boxes, quase encheu a traseira do Decano Barrichello. Quando Guilherme Salas parou tinha 6,8s de frente pra Rafael Suzuki. Depois das paradas, na volta 46, com as posições já ajustadas, o líder era Eduardo Taurisano, mas eles erraram a parada, ficaram 1 minuto a menos nos boxes e essa parada não contou na cronometragem. Werner Neugebauer era o P2, mas ia ter 6s de punição na parada seguinte. Alan Hellmeister era o P3, Marcelo Regadas o P4 e Marçal Muller o P5. Werner Neugebauer tentava abrir, mas Alan Hellmeister estava rápido e vinha caindo. Na volta 52 Alan Hellmeister colou em Werner Neugebauer. Na volta 57 foi completado o 1° seguimento e com Werner Neugebauer em 1° e Marçal Muller em 4°, colocava o chocodriver e o Decano Barrichello na liderança do campeonato. Eduardo Taurisano, o “Moleque Abusado” parou pra pagar aquele minuto, mas “parou errado”. Tinha que ficar 9 minutos e meio, mas ficou só 6m7s. Na volta 59 abriu nova janela e as paradas começaram com Alceu Feldmann entregando o carro para Guilherme Salas. A Norinha Barrichella era a P27... e só estava na frente de André Gaidzinski, que estava de carro reserva! Pobre Antonella... carrega duas bigornas. Depois de mais uma rodada de paradas Miguel Paludo era o líder, seguido de Jeff Giassi, Decano Barrichello, Enzo Elias e Guilherme Salas... e bem próximos, mas um pneu traseiro direito furado na volta 64 complicou a corrida de Enzo Elias e Marçal Muller. A parada tinha que durar 1 minuto e Enzo Elias voltou pouco à frente do líder, mas acabou perdendo uma volta e caiu para 22°. Guilherme Salas voava, passou o Decano Barrichello, passou Jeff Giassi na volta seguinte. Na volta 69 Guilherme Salas tomou a ponta, passou e foi embora. Jeff Giassi tomou a P2 de Miguel Paludo. Na volta 78 a penúltima janela de paradas foi aberta. Guilherme Salas tinha quase 8s de vantagem sobre Jeff Giassi. Os líderes foram parando e Guilherme Salas ia buscando abrir vantagem pra dar gordura à Alceu Feldmann. Pecado: na volta 82 Marcos Regadas teve um problema mecânico e tirou o carro da pista na curva do lago. Tinham tudo para estar no top-3. Depois das paradas, na volta 85, Alceu Feldmann era o líder, seguido de Alan Hellmeister e Werner Neugebauer, que com a P3 ia levar o título. O céu ia ficando escuro, pesado, algo que podia mudar a corrida em caso de chuva e dar uma chance de recuperação para Marçal Muller e Enzo Elias, que estavam na 15. O carro da Moleca Sensação teve um pneu furado (não bastasse as bigornas) e precisou fazer uma parada fora da janela. Na briga pela ponta, Alan Hellmeister vinha tirando a diferença para Alceu Feldmann e faltando 4 voltas para a abertura da janela não havia mais diferença entre os líderes. Na volta 95 Alan Hellmeister fez a ultrapassagem no ‘S’ da Sadia. Na volta 97 a janela para a última parada foi aberta e Alceu Feldmann entrou para os seus 6 minutos, com abastecimento e troca de pneus. Mais gente entrou na sequência e Alan Hellmeister entrou na volta seguinte. Werner Neugebauer parou na volta 98 para a entrada do Decano Barrichello. Manter-se na P3 colocava o título nas mãos da dupla. |