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NASCAR retoma temporada em Richmond e Superbike acelera em Portimão PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 12 August 2024 13:17

Olá leitores!

 

Como estão? Espero que todos bem. A risada do final de semana foi por conta da visita de executivos da NASCAR a São Paulo, conversando com o prefeito e o desgovernador do “estado locomotiva do pais” a respeito de uma hipotética corrida em Interlagos em 2026. Aí as pessoas começaram a acreditar piamente que “foi assinado algum acordo” para a “certeira” vinda da categoria para cá... gente... por favor... primeiro que tem que ver se vai ter data disponível para eventos de automobilismo no centro de eventos aleatórios. Depois precisa ver se vão conseguir um intervalo suficiente para colocar as coisas no avião nos EEUU, vir para cá, montar o esquema todo para corrida, fazer a corrida, empacotar tudo de novo, e retornar para lá para outro final de semana correndo em algum lugar. E ver se economicamente vão conseguir bancar essa operação toda. Enfim, muita coisa para dar errado antes de poder confirmar qualquer coisa. Quando tudo estiver ajeitado e pronto para vir pra cá eu comemorarei, antes disso não.

 

O Mundial de Superbike foi até Portimão para mais uma etapa, onde brilhou forte a estrela de Toprak. No sábado ele igualou o recorde de 11 vitórias consecutivas na categoria, no domingo o ampliou. Sair da Yamaha e ir para a BMW fez muito bem para o piloto turco, e provou que o que faltava para a BMW andar na frente não era equipamento, mas piloto. E a corrida foi das mais interessantes, com disputas espalhadas pelas diversas posições, e as últimas voltas foram muito emocionantes. Para terem ideia, Toprak venceu com a vantagem de 78 centésimos de segundo sobre Alvaro Bautista e este, por sua vez, teve apenas 67 centésimos sobre o terceiro colocado, Danilo Petrucci. Aí no domingo ele venceu a corrida de definição da superpole (que entra para as estatísticas da categoria) e venceu também a corrida principal do domingo, marcando 13 vitórias consecutivas nesta temporada. E pelo apresentado na pista nos dois dias, não acho improvável ele ampliar ainda mais esse recorde... A corrida do domingo foi daquelas proibidas para cardíacos, com a liderança passando por várias mãos e com Toprak sofrendo um dano na sua moto (perdeu uma das aletas aerodinâmicas quando ultrapassou Lowes), o que não o impediu de atingir a liderança mas com certeza desestabilizou um pouco a moto... o suficiente para Nicolò Bulega grudar nele e cruzar a bandeirada apenas 35 milésimos de segundo atrás. Mais de 6 segundos atrás, em 3º, chegou Alex Lowes em sua Kawasaki. O atual campeão Bautista pressionava Toprak quando a moto perdeu a aderência e as chances de vitória foram ao chão. Excelentes corridas em uma pista das mais interessantes da atualidade. Temporada promete até o final.

 

A pausa olímpica da NASCAR acabou e a pista de Richmond (uma das minhas favoritas) recebeu uma corrida com pouquíssimas bandeiras amarelas e que terminou de uma forma polêmica. Esclarecendo, polêmica para os fãs de automobilismo no linguajar europeu da coisa e para os fãs de Logano e Hamlin. Eu encarei a situação como o Karma retribuindo o que esses dois pilotos supracitados costumam fazer com os adversários quando estão em segundo lugar e demoram para conseguir a ultrapassagem. Hamlin encarou o acontecimento como adulto (embora tenha avisado que Austin Dillon provavelmente “não vá muito longe nos playoffs, pois você tem que pagar por algumas atitudes”...), mas Logano reclamou como uma criança mimada que teve seu brinquedo retirado. Como se ele não fizesse o mesmo dezenas e dezenas de vezes em sua carreira... enfim, vitória confirmada para Austin Dillon, com Denny Hamlin em segundo apesar do forte contato com o muro, e os contratados de Hamlin na equipe 23XI Tyler Reddick e Bubba Wallace logo atrás, em 3º e 4º lugares respectivamente. Top 5 encerrado por Ross Chastain. Logano ficou com o 19º lugar. O momento bizarro da corrida (além do expediente utilizado para a vitória) foi por conta de Kyle Busch, que estava com o pulso enfaixado e, na bandeira amarela de intervalo entre o segundo e o terceiro segmentos, pediu uma tesoura para a equipe para cortar a faixa que estava incomodando para dirigir. Faltou a legenda embaixo “não façam isso em casa”...

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.