Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Resumo da 4ª etapa da Copa São Paulo Light, Brazucas no exterior e Copas Regionais PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 07 May 2024 00:04

Salve Nobres Leitores,

 

Como vocês podem ver, temos bastante assuntos na coluna deste mês, começando pela quarta etapa daquela que considero a competição mais importante do país, a Copa Paulista Light de Kart, que foi disputada no primeiro final de semana de maio, com as suas duas baterias acontecendo no sábado, dia 4.

 

Reunindo os melhores kartistas de todo o país. Nesta etapa tivemos 253 inscritos para a disputa nas 23 (isso mesmo, 23) categorias, algumas delas correndo juntas. Acelerem juntos comigo que a emoção vai começar.

 

Quarta Etapa da Copa São Paulo Light de Kart

As disputas começaram com a categoria Mirim, que reuniu 16 kartistas, sendo 4 deles na classe Rookie. A disputa foi equilibrada e Joaquim Fronza só conquistou o título da etapa nos critérios de desempate, após ficar com os mesmos 20 pontos de Pietro Belizário. Rodrigo Ginato, o pole position, ficou em terceiro com 15 pontos. Na classe Rookie, o vencedor foi Romeo Ferrante, que venceu as duas baterias entre os novatos. A categoria Cadete teve um super grid com 31 competidores, sendo 4 na classe Rookie. Novamente o título da etapa foi decidido nos critérios de desempate com o vencedor, Lucas Ferreira, ficando com os mesmos 17 pontos de Vinícius Gabriel. O terceiro colocado também foi decidido nos critérios de desempate, com Álvaro Medeiros superando Matias Dominguez, ambos com 15 pontos. Na classe Rookie João Malta venceu as duas provas entre os novatos para ficar com o título.

 

 

Na sequência vieram os karts mais rápidos, os da categoria Shifter, com um grid de 29 kartistas, sendo 13 da Shifter Graduados, 9 da Shifter Sênior, 7 da Shifter Super Sênior. Na classificação geral Leonardo Reis, que corre na Shifter Graduados dominou a competição e venceu as duas baterias, fazendo 22 pontos, seguido por Danilo Dirani com 17 e André Nicastro com 15, sendo esta a classificação da categoria Graduados. Na Categoria Shifter Sênior, o vencedor foi João Cunha, também sendo o primeiro nas duas baterias e ficando na P6 na classificação geral. Ele superou Marco Raimundo com 18 e Victor Luz com 14 pontos. Na categoria Shifter Super Sênior Carlos SG também venceu as duas baterias, ficando com a P13 na classificação geral. Foi seguido de Fernando Penna com 17 e Alexandre Trita com 14.

 

A categoria Junior Menor reuniu 12 pilotos no Grid e Nicolas Guth levou o título com uma vitória e a pole position, ficando um ponto à frente de Raphael Gebara, que também venceu uma das baterias. Guilherme Busato levou a melhor sobre João Paulo Bonadiman nos critérios de desempate para ficar com o terceiro lugar, com 15 pontos. Na categoria Junior o grid teve o dobro do tamanho, com 24 kartistas no grid e Bernardo Gentil ficou com o título superando Theo Salomão após empatarem em 20 pontos. João Shimoda levou a terceira posição com 14 pontos.

 

 

Na categoria Sprinter também tivemos um grid com 24 competidores, mas Victor Tieri com duas vitórias somou 20 pontos e ficou com o título. Enricco Abreu foi o vice com 17 pontos e Cadi Baptista levou a melhor sobre Renzo Barbuy nos critérios de desempate tendo ambos ficado com 14 pontos. A categoria F4 Júnior Teve um grid com 18 pilotos e Eduardo Pagliaro ficou com o título com uma vitória e a pole position, somando 20 pontos. Miguel Silva foi o vice com 18 pontos e Rick Gottems o terceiro com 12. As categorias Graduados e Graduados B correram juntas, formando um grid com 21 competidores, sendo 8 da categoria Graduados e 13 da Graduados B. Lucca Rossi não tomou conhecimento dos mais experientes e venceu as duas baterias, conquistando a vitória tanto na Graduados (Geral) como na Graduados B. com os enroscos dos pilotos da Graduados o pódio geral foi também o da Graduados B, com o vice campeonato de Lucas Moura e o terceiro lugar de Gabriel Koenigkan.

 

Em seguida foi a vez dos mais experientes. Primeiro foi a vez da categoria Sênior PRO, com 11 kartistas no grid. Jonathan Louis ficou com o título, somando 19 pontos e depois tivemos um empate triplo onde nos critérios de desempate, Vinícius Corbo ficou em segundo, Dennis Dirani em Terceiro e João Cunha em quarto, todos com 14 pontos. Depois vieram as categorias Super Sênior Geral (sem os PRO), Super Sênior, Super Sênior Master e Super Sênior Expert, formando um grid de 24 kartistas, sendo 8 da Super Sênior, 9 da Super Sênior Master e 7 da Super Sênior Expert. O pódio da geral foi o mesmo da Super Sênior, com Fernando Oizumi levando o título nos critérios de desempate sobre Reinaldo Fantozzi, ambos ficando com 18 pontos, superando Raphael Filizola, o terceiro colocado, com 17 pontos. Na Super Sênior Master o campeão da etapa foi Welson Jacometti, com 20 pontos, seguido de Claudio Reina com 15 e Maique Papareli com 14. Na Super Sênior Expert Munir Aboissa ficou com o título nos critérios de desempate para superar Jorge Borelli depois deles empatarem em 20 pontos. Ricardo Castro ficou em terceiro com 16.

 

 

As categorias F4 Sênior, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master correram juntas, formando um grid 21 competidores, sendo 9 na categoria F4 Sênior, 8 na categoria F4 Super Sênior e 4 na categoria F4 Super Sênior Master. Na categoria F4 Sênior Bruno Grigatti foi o vencedor, com 19 pontos. Fernando Costa superou João Guimaro nos critérios de desempate ficando com o vice, ambos tendo somado 15 pontos. Na categoria F4 Super Sênior Givago Nunes dominou tudo e foi campeão com 22 pontos. Paulo Farias, Eduard Morcegão e Marcos Adriano ficaram empatados com 15 pontos, sendo os critérios de desempate colocando-os como vice, terceiro e quarto, respectivamente. Na categoria Super Sênior Master Miguel Subtil venceu com 20 pontos, um a mais que Celso Batista. Valdemiro Oliveira foi o terceiro.

 

Encerrando a programação tivemos as categorias F4 Graduados e F4 Graduados B correndo juntas, formando um grid de 22 competidores, sendo 12 da F4 Graduados e 10 da F4 Graduados B. Na categoria F4 Graduados, em uma disputa muito equilibrada, Samuel Cruz sagrou-se vencedor com 17 pontos, um a mais que Guilherme Figueiredo. Thiago Miranda foi o terceiro com 15 pontos. Na categoria Graduados B Gabriel Fernandes dominou completamente, vencendo as duas baterias e fazendo a pole da categoria, somando 22 pontos. Luis Lopes ficou com o vice, somando 15 pontos e Victor Ortega superou Murilo Diniz nos critérios de desempate, ambos com 13 pontos.

 

Brasileiros no Exterior

O Campeonato Europeu de Kart teve no último final de semana de abril a disputa da segunda etapa, realizada no kartódromo de Val D’Argenton, na França. Miguel Costa se destacou pelos bons desempenhos nas baterias classificatórias em uma etapa que contou com clima instável desde a sexta-feira, quando as atividades foram iniciadas.

 

 

Ainda na sexta-feira, logo após a tomada de tempos, Miguel Costa completou a segunda bateria classificatória com a oitava posição. No sábado, o brasileiro da equipe Parolin ainda garantiu a nona colocação. Um acidente na última bateria classificatória, e outro na pré-final, impediram o piloto de brigar por um lugar no pódio na decisão da etapa.

 

As atenções do brasileiro agora se voltam para as competições do WSK, onde correrá pela classe KZ. O fechamento do WSK Open Series será disputado no kartódromo de La Conca, na Itália, no dia 11 de maio. Já o Campeonato Europeu de Kart contará com a terceira etapa entre os dias 20 e 23 de junho, no Slovak Karting Center, na Eslováquia.

 

Campeão brasileiro na Júnior Menor em 2023, o carioca Raphael Gebara foi escolhido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para representar o país no Troféu Academy da FIA, que teve sua primeira etapa dentro da programação do Europeu de Kart, em Val D’Argenton, na França, neste final de semana. O piloto de apenas 11 anos foi muito bem em sua estreia na competição internacional, que reuniu 50 kartistas de diversos países, e contou com a torcida especial de Giovanni Guerra, presidente da CBA, e Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart, que estiveram presentes na etapa francesa.

 

 

Gebara mostrou velocidade desde os primeiros treinos, brigando sempre entre os 15 primeiros. Na Final, foi o 10º colocado, depois de largar de 22º. A vitória ficou com o eslovaco Jakub Gasparovic. A próxima do Trofeu Academy será realizada entre os dias 20 e 23 de junho no Slovak Karting Center, na Eslováquia.

 

Copas Regionais

A Regional Cup de Kart chega ao Brasil nesta temporada e terá suas etapas classificatórias realizadas dentro de campeonatos regionais, dando a chance a pilotos de várias regiões tentarem uma vaga na grande Final e lutarem por um título inédito em suas carreiras. A competição, que será realizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), conta com total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e englobará as categorias OK FIA, OK Júnior e Mini 2T.

 

 

Serão quatro etapas classificatórias para cada uma das categorias, com os pilotos concorrendo às vagas para a decisão, que acontecerá entre os dias 29 e 31 de julho no Circuito Internacional Paladino, no Conde/PB. Serão 16 finalistas na OK FIA, 16 na OK Júnior e 12 na Mini 2T. Os motores para as três categorias serão alugados pelos pilotos e sorteados pela organização. O restante dos equipamentos e a equipe são próprios do piloto. Os campeões da OK Júnior e OK FIA também garantirão suas vagas para o Mundial FIA Karting 2024, que será realizado em setembro na Grã Bretanha, e receberão como prêmios a isenção na taxa de inscrição da competição mundial e ajuda de custo por parte da CBA.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.