Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Resumo da 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart e brasileiros no exterior PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 09 April 2024 00:08

Salve Nobres Leitores,

 

Como vocês podem ver essa é segunda coluna do mês, colada na coluna passada, quando falei do Campeonato do Nordeste de Kart.

 

No último final de semana o primeiro do mês de abril, tivemos a 3ª etapa da Copa São Paulo Light, que reúne mensalmente a maioria dos melhores kartistas do país. Neste final de semana tivemos 221 inscrições nas 16 categorias em disputa.

 

Apesar da redução no número de inscritos em relação a edição passada, ainda podemos considerar um bom número de competidores. A etapa seguiu seu formato tradicional, cada categoria fez sua tomada de tempos na sexta-feira e disputou duas baterias no dia seguinte. Vamos agora aos resultados da etapa.

 

A categoria Mirim reuniu 19 pilotos no grid, sendo 4 deles os Rookies. João Pedro Sarkis marcou a pole position pela terceira vez consecutiva, mas foi Pietro Belizario quem venceu as duas baterias e garantiu o título da etapa com 22 pontos. Joaquim Fronza foi o segundo colocado com 16, seguido por Lucas Bertanha, que superou Murilo Dominguez nos critérios de desempate, ambos com 14 pontos, Joaquim Medeiros foi o vencedor entre os Rookies, com 20 pontos, Joaquim Medeiros, na Mirim Rookie, venceu uma bateria e chegou em segundo na outra. Na categoria Cadete tivemos um belo grid, com 27 competidores, sendo 2 deles os Rookies. A disputa terminou com Álvaro Medeiros e Gabriel Souza empatados com 18 pontos depois de terem conquistado uma vitória e um quarto lugar cada um. Pelos critérios de desempate, Medeiros levou a melhor e ficou com o título. Rafael Guimarães, com 14 pontos, foi o terceiro. João Malta e Daniel Scarpati também terminaram empatados em pontos entre os Rookies, mas quem levou a melhor nos critérios de de desempate foi João Malta.

 

 

A categoria Junior Menor reuniu 13 pilotos no grid e vencendo as duas baterias, Raphael Gebara garantiu o alto do pódio mais uma vez, marcando 22 pontos. Nicolas Guth, que marcou a pole, foi o segundo colocado, empatado em 16 pontos com Guilherme Busato, mas levando a melhor nos critérios de desempate, deixando Busato em terceiro. Na categoria Junior, que reuniu 25 competidores, Bernardo Gentil dominou tudo, vencendo as duas baterias e sagrando-se campeão com 22 pontos. Marcelo Tortato foi o segundo, com 17 pontos, seguido de Rafael Busato em terceiro, com 14.

 

Muito equilíbrio na categoria Sprinter, que teve 21 kartistas no grid e foi vencida por Davi Neves, que com uma vitória e um terceiro lugar, somou 19 pontos, ficando um ponto à frente de Victor Tieri, que também venceu uma prova, mas foi quarto na outra. Augusto Sangalli, segundo e terceiro nas provas foi o terceiro, com 17 pontos. Na categoria F4 Junior, que teve um grid com 15 competidores, Dudu Pagliaro foi o campeão da etapa com uma P3 e uma vitória, somando 19 pontos, dois pontos à frente de Rafael Machado, o atual campeão sul-brasileiro da categoria. Miguel Silva terminou em terceiro, empatado em pontos com Leonardo Ramires, mas levando a melhor nos critérios de desempate, ambos com 15 pontos.

 

 

As categorias Graduados e Graduados B, que reúnem as grandes feras do asfalto, correram juntas, formando um grid de 21 kartistas, sendo 8 da Graduados e 13 da Graduados B. Olin Galli e Allan Croce tiveram os mesmos resultados, com uma vitória e um segundo lugar cada um, somando 20 pontos, mas nos critérios de desempate, Galli levou a melhor e garantiu o alto do pódio, com Allan Croce, que obviamente teve os mesmos resultados, ficou em segundo. Lucca Rossi, o terceiro, e Alfredinho Ibiapina, o quarto, também terminaram empatados, com 14 pontos, mas foi Rossi que levou a vantagem nos critérios de desempate e também foi o campeão da categoria Graduados B, seguido de Gabriel Koenigkan e Bento Medina. Na disputa particular da Graduados B, Lucca Rossi foi vencedor de uma prova e terceiro em outra. Gabriel Koenigkan ficou dois pontos atrás, seguido por Bento Medina.

 

As categorias Super Sênior, Super Sênior Expert e Super Sênior Master correram juntas, com 9 pilotos no grid da Super Sênior, 6 no grid da Super Sênior Expert e 7 no grid da Super Sênior Master, totalizando 22 karts na pista. Alessandro Xavier venceu na Super Sênior após conquistar uma vitória e um segundo lugar, somando 20 pontos. Fernando Oizumi, Reinaldo Fantozzi e Rafael Piazzon terminaram empatados, em segundo, terceiro e quarto com 15 pontos, mas Oizumi foi o vice-campeão e Fantozzi o terceiro nos critérios de desempate. Na Super Sênior Master o campeão foi José Raul Girondi, que conquistou uma vitória e um terceiro lugar, somando 19 pontos. Ricardo Castro foi o segundo com 17, seguido de Munir Aboissa, com 16 pontos. Christiano Mattheis foi dominador e venceu as duas baterias da Super Sênior Master e garantiu o alto do pódio em sua categoria, somando 22 pontos. Sandri Silva foi o segundo colocado, somando 16 pontos, seguido de Roberto Rocha, com 15 pontos.

 

 

As categorias F4 Graduados e a F4 Graduados B correram juntas, formando um grid com 25 inscritos, sendo 13 da F4 Graduados e 12 da F4 Graduados B. A F4 Graduados teve um campeão sem ser vencedor de nenhuma bateria. Através da regularidade, Bruno Souza – com um segundo e um terceiro lugar – somou 17 pontos e garantiu a vitória na etapa, à frente de Samuel Cruz, que igualmente não venceu bateria – ele obteve um segundo e um quarto – e Thiago Miranda, vencedor de uma prova, que ficaram empatados com 16 pontos, mas nos critérios de desempate, Samuel Cruz levou o vice-campeonato. Na categoria F4 Graduados B, Gabriel Fernandes, vencedor de uma prova na geral, Gabriel Fernandes 4° na geral) venceu as duas baterias e garantiu a vitória na etapa com 22 pontos. Guilherme Garcia foi o segundo, com 18 e no empate de David Mroz e Ana Luiza – ambos com 13 pontos – Mroz levou a melhor.

 

Encerrando a programação, as categorias F4 Sênior, F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master correram juntas, formando um grid com 23 competidores, sendo 12 F4 Sênior, 6 na F4 Super Sênior e 5 na F4 Super Sênior Master. Bruno Grigatti, com uma vitória e um segundo lugar, foi o vencedor na F4 Sênior, somando 20 pontos, um ponto à frente de Roberto Castro, vencedor da segunda corrida. Bruno Schunck foi o terceiro, com 17 pontos. Na categoria F4 Super Sênior, Givago Nunes foi outro piloto que venceu as duas baterias de sua categoria, somando 22 pontos e levando o título. Eduard Morcegão foi o segundo, com 17 pontos, à frente de Rodrigo Anzanello, o terceiro, empatado com Márcio Gasquez e Thiago Miranda – todos com 14 pontos – mas levando a melhor nos critérios de desempate. Na F4 Super Sênior Master, Valdemiro Oliveira conquistou um primeiro e um segundo lugar, somando 20 pontos e levando o título. Celso Batista, vencedor de uma bateria, e Paulo Sant´Anna ficaram empatados com 17 pontos, mas o vice-campeonato ficou com Batista nos critérios de desempate.

 

Brasileiros no exterior

O final de semana do kartismo na Europa será marcado pela disputa da etapa inicial do WSK Open Series, que será realizado no kartódromo de Franciacorta, na Itália, e reunirá alguns dos principais pilotos do planeta. Na categoria KZ, o brasileiro Miguel Costa é um dos destaques do grid, e o piloto espera brigar por pódio na primeira das duas etapas da competição.

 

 

O piloto da equipe Parolin se destacou na etapa de abertura do Campeonato Europeu de Kart, disputada em Valência, na Espanha. Na ocasião, Miguel andou na maior parte do tempo entre os cinco mais velozes, deixando uma boa impressão não apenas na competição continental, mas também para a sequência da temporada 2024. Correndo pela categoria KZ, o piloto da equipe Parolin acumulou top-10 nas baterias classificatórias e foi um dos destaques do final de semana na Itália, que reuniu 82 competidores.

 

Neste próximo final de semana, Miguel Costa disputa neste final de semana a segunda etapa da temporada do Champions of the Future, campeonato que vai até o kartódromo de Val D’Argenton, na França. A competição, que serve como open para o Europeu de Kart. As atividades do Champions of the Future na França serão abertas na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, e seguem até o sábado, quando serão realizadas a pré-final e a decisão da etapa. Já a próxima etapa do WSK Open Series ocorre entre os dias 7 e 11 de maio, no kartódromo de La Conca, na Itália.

 

Nos Estados Unidos, Enzo Vidmontiene estreou com vitória no United States Pro Kart Series (USPKS). O piloto foi o melhor na classe KA100 Junior no Speedsportz Racing Park, em New Caney, no estado americano do Texas, após conseguir abrir vantagem em relação aos principais adversários nas últimas voltas da final da etapa.

 

 

Vidmontiene teve um desempenho dominante ao longo de toda a etapa. Nas baterias classificatórias, o piloto da equipe Trinity Karting venceu duas das três disputas, além de garantir um segundo lugar na última delas. Com um chassi da Kart Republic, o piloto brasileiro foi para a decisão, viu dois de seus adversários ameaçarem, mas seguiu para vencer a etapa com quase quatro segundos de frente. O USPKS contará ainda com mais quatro etapas, sendo a próxima delas marcada para entre os dias 17 e 19 de maio, no Trackhouse Motorplex, kartódromo localizado em Mooresville, na Carolina do Norte.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.