Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Maravilhoso Mundo de Bernie PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 17 March 2011 21:12

 

 

Quando eu era criança lembro-me de um desenho animado que chamava-se “O maravi-lhoso mundo de Bobby”. Bobby era uma criança que, como toda criança, tinha seu modo particular de ver o mundo, com heróis, desafios, vilões...  

 

A psicologia moderna diz que todos nós, mais ou menos, mais expostos ou não, temos dentro de nós aquele “lado criança”... ou seja, todos nós, mesmo depois de adultos, ainda temos um mundo de fantasias dentro de nossas cabeças. Alguns até conseguem canalizar isso e tirar proveito deste lado mais aflorado, escrevendo livros, por exemplo... e – claro – ganhando dinheiro. 

 

Algumas pessoas vão além e conseguem realmente criar este mundo na vida real... onde eles são o que quiserem, até Deus! Ou quase. Talvez alguns achem a definição exagerada, mas se pararmos para analisar bem, chegaremos – cedo ou tarde – a conclusão de que a Fórmula 1 é um mundo verdadeiramente (ou falsamente) lúdico. Imagem e criação da cabeça de uma pessoa que controla, de alguma forma, tudo que nele acontece. 

 

Estamos às vésperas do início de mais uma temporada da que muitos consideram a categoria máxima do automobilismo e neste último mês o mecenas tratou de “vender o seu negócio” como nunca, ocupando as manchetes da mídia com tanto ou mais freqüência do que os artistas do espetáculo – os pilotos. 

 

Na visão de muita gente, de dentro e de fora da Fórmula 1, a moeda corrente pertence àquele que é o senhor do destino de todos. 

 

Enrolado com o adiamento/cancelamento do GP do Bahrein devido aos levantes da população local, Bernie busca, junto com o os nobres da família Al-Khalifa, que governa o emirado tempo para uma solução. Afinal a última coisa que está nos planos é perder dinheiro e a “fatura” de um cancelamento do GP Barenita vai custar mais de 50 milhões de dólares.  

 

A FIA está pressionando para uma decisão até maio e não tem dado mostras de que prorrogará o prazo. Do outro lado, o povo do emirado não tem dado mostras que desistira de sua causa, mesmo diante das recentes reações das autoridades constituídas que resolveram “descer o sarrafo” no povo. Bernie anda alardeando estar “decepcionado” com Jean Todt, que ele deu uma grande força para que o antigo homem forte da Ferrari ocupasse o lugar do ex-parceiro Max Mosley... que depois de anos de fina sintonia, decidiu passar a agir por conta própria. Ao visto, Todt decidiu fazer isso antes do esperado... ou vai ser mais um jogo de cena! 

 

Para Bernie, a Ferrari não é apenas a “cereja do bolo” da F1... é também o fermento! Por conta disso, o chefão decidiu “engrossar o cordão dos descontentes” contra a decisão do conselho técnico da FIA que pretende que os F1, a partir de 2013, passem a usar motores de 4 cilindros, 1.6 litros e com turbo. O Presidente da Ferrari gritou logo, dizendo que a Ferrari não fazia motores de 4 cilindros... pode ser, mas já fez de seis! Tempos da era turbo dos anos 80. O argumento do “ruído característico de um F1”, convenhamos, é hilário. E nos anos 80, com quase todos correndo de motor turbo... o ruído era como? Valsa Vienense? 

 

 

Nelson Pique e o Brabham BT52, equipado com um motor turbo produzido pela BMW. 4 cilindros e quase 1000HP de potência. 

 

Semana passada o Bernie resolveu comprar a briga da Ferrari e bradar contra a decisão da FIA... conflito direto com Todt. O argumento é que foi sensacional: além de repetir – como um papagaio – as palavras de Montezemolo, o octagenário dirigente parece estar esquecido (convenientemente) de que seu segundo título como construtor de F1, nos tempos da Brabham, foi com um motor turbo, de 4 cilindros e 1.5 litros! 

 

Dentro da mesma linha de “coerência financeira”, o empresário Bernie atacou o esportista Bernie de alguns anos atrás. Quem não se lembra dos projetos de ter uma Fórmula 1 mais forte, com mais equipes, mais pilotos e – claro – mais dinheiro indo para seu bolso? O sonho virou pesadelo antes mesmo da primeira corrida, com a “eleita” equipe americana – a USF1 – que não saiu do papel e com as “nanicas” que surgiram, fazendo os fãs terem saudades da Minardi, Coloni, ATS, Copersucar...  

 

Pior que o mico promocional, com o surgimento de uma “subcategoria” dentro da categoria, foi dano financeiro no próprio bolso... ele vai morrer jurando que não, mas teve que colocar dinheiro do próprio bolso para ajudar, ao menos, a Hispania. A mais nanica das nanicas, isso sem falar na ira por conta do pouco investimento por parte Richard Branson, ex dono da Virgin, agora Marussia. 

 

 

A Campos de Adrian virou Hispania, de Carabante... e tem tudo para virar pó, assim como a USF1, que nunca foi além deste.  

 

No melhor estilo dos políticos brasileiros, o discurso mudou! Agora o bom é ter um grid mais enxuto, com 10 equipes. Ou seja, a Hispania está com os dias contados e, se Marussia ou Lotus não atingirem um platamar aceitável de investimento e desempenho, pelo menos uma cairá pelo caminho. 

 

Como se nada disso fosse suficiente, as folclóricas idéias sobre como melhorar as corridas e/ou campeonato continuam. Descobri que o Bernie segue o site dos Nobres do Grid!!! É pessoal, a gente é famoso... afinal, fomos nós que propusemos a criação da chuva artificial na seção NdG – Hyperlink no ano passado diante do plano de serem criados “atalhos” nos circuitos. E o pior de tudo é que tem gente que leva a sério estes factóides plantados pelo velhinho... dureza mesmo é que, em pelo menos uma das esquisitices ele vem insistindo: a tal história das medalhas! 

 

E de realidades e excentricidades, vamos todos vivendo no maravilhoso mundo de Bernie... 

 

Abraços, 

 

Mauricio Paiva

 

 

Last Updated ( Monday, 21 March 2011 13:53 )