Amigos, a melhor publicação do mundo (na minha opinião) sobre Fórmula 1, a revista italiana “AUTOSPRINT”, afirmou em sua edição da semana passada, que a Red Bull fez as suas melhores voltas em Barcelona com o tanque de combustível cheio. Vale lembrar que o motor Renault é um dos que “bebem” menos, fato mostrado e comprovado na temporada passada. É realmente uma informação digna de nota. Como venho afirmando aqui no DL e no site dos NdG, é sempre difícil para qualquer um, até mesmo para os repórteres que estão no autódromo, afirmar as configurações de cada carro a cada volta. Na corrida a coisa fica um pouco mais clara, com as táticas aparecendo nos treinos. É claro que se conhece a distância da prova e, algumas vezes, algo sobre trocas de pneus. Mas nos testes de pré temporada fica tudo mais nebuloso. Caso a RBR tenha mesmo feito voltas ótimas com uma quantidade maior de combustível do que as demais equipes, será uma grande vantagem para a equipe austríaca. No caso dos pneus, parece que o desgaste dos compostos no carro da RBR foi menor que o esperado. Esse é outro ponto importante, reforçado inclusive pelo consultor da RBR, o ex-piloto Helmut Marko. O dirigente declarou que os problemas com os pneus Pirelli aconteceram, mas segundo ele foram em menor número que nas demais equipes. São informações que começam a aparecer com mais clareza nesta fase de final de testes. Em Barcelona a partir do dia 8 de março, não existe dúvida de que mais detalhes antes confidenciais, serão confirmados pelos tempos na pista. No caso da Ferrari, Alonso abriu o jogo, dizendo que as provas este ano podem ter de três a quatro pit stops. Segundo o asturiano o desgaste dos pneus é acentuado. Na McLaren, Jenson Button reclamou do carro, o MP4 -26, dizendo que tem pouca pressão aerodinâmica, e diferente comportamento dos pneus. A Pirelli emitiu um comunicado oficial dizendo que a degradação crescente dos pneus, é uma característica especificamente solicitada pelas equipes e pelos organizadores para melhorar o espetáculo. Estranho. E a segurança tão falada e requisitada por todos? Produzir pneus que deixem o espetáculo mais emocionante não é solução para a F1 atual. Por tudo isso e mais alguma coisa, é que acho que a RBR, que “chiou” menos até agora, e é a atual campeã, parece ter o carro a ser batido em 2011. Um abraço e oremos sempre.
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
|