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Rafael Câmara pontua no sábado e Emmo Fittipaldi Jr. foi o melhor no domingo na FRMEC PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 21 January 2024 20:49

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos a segunda etapa dos campeonatos que estão sendo disputados no oriente médio, com a FIA Fórmula 4 dos Emirados Árabes e a Fórmula Regional Middle East, com a participação de Aurélia Nobels na primeira e o trio formado por Rafael Câmara, Pedro Clerot e Emerson Fittipaldi Jr.

 

Neste final de semana também teve início um dos mais tradicionais “campeonatos de inverno” (do hemisfério norte): o TSR – agora chamado de Fórmula Regional Oceania – disputado em 5 finais de semana consecutivos na Nova Zelândia, que já teve título brasileiro, e que este ano tem a participação de Lucas Fecury, preparando-se para a disputa do USF2000 nesta temporada.

 

Fórmula Regional Middle East

Na semana passada o canal da categoria transmitiu o treino classificatório para a rodada tripla de abertura. Nesta segunda semana não tivemos esta transmissão. O formato do classificatório foi o mesmo. Dois períodos de 15 minutos, com todos os 29 pilotos na pista. No primeiro, definição do grid da corrida 1. Que vai ser disputada no início da tarde do sábado. A Segunda corrida, com inversão dos 10 primeiros da corrida 1 seria no final da tarde do sábado. Os 15 minutos finais do treino definiriam o grid da corrida 3.

 

No treino 1 ficou claro que a equipe associada à Prema, a Mumbai Falcons, não estava com a vantagem habitual que tem na Europa e mesmo sendo o melhor dos 4 pilotos da equipe, Rafael Câmara não conseguiu ir além da P8. Emerson Fittipaldi Jr. mostrou uma considerável evolução dentro da equipe MP Motorsport e conseguiu a P15. Pedro Clerot ficou longe dos companheiros da Sainteloc, que ficaram no top10. O brasileiro foi apenas o P22.

 

 

Parada nos boxes, conversa com os engenheiros, novos pneus e todos de volta pra pista... mas pouca coisa mudou. Rafael Câmara melhorou seu tempo em relação a primeira parte do treino, mas não avançou na classificação, ficando na P8 e vendo dois companheiros de equipe ficarem à sua frente. Emerson Fittipaldi Jr. conseguiu uma ótima P13, sendo o 2° entre os pilotos da MP Motorsport. Pedro Clerot também conseguiu melhorar, mas não foi além da P19, sendo o mais lento da Sainteloc.

 

No início da tarde do sábado, cedo pela manhã aqui no Brasil, tivemos a primeira das três corridas da segunda rodada tripla. Com o sol alto e o calor “ameno” do inverno no deserto, mas quente o bastante para fazer da conservação dos pneus um desafio para todos os pilotos foram para o grid. Largando na P8, Rafael Câmara precisava evitar os problemas com os adversários e pontuar bem. Emerson Fittipaldi Jr. tinha 5 posições para avançar e conseguir marcar pelo menos 1 ponto (e isso o colocaria na P1 para a corrida 2), enquanto Pedro Clerot teria que fazer uma corrida soberba para chegar ao top10.

 

 

A transmissão falha ao não apresentar o grid na tela antes das corridas na volta de apresentação. Após esta, os pilotos voltaram às suas posições e apagadas as luzes vermelhas para os 28 minutos +1 volta programados, Rafael Câmara largou mal, e foi atacado pelos companheiros de equipe. A transmissão não mostrava a classificação dos pilotos, dificultando a vida do colunista até a volta 2. Emerson Fittipaldi Jr. teve a vantagem de um lugar vago no grid à sua frente. Quando apareceu a classificação, vimos Rafael Câmara na P7, beneficiado pela rodada de Taylor Barnard e à frente dos companheiros de equipe. Emmo Fittipaldi caiu para a P16 e Pedro Clerot era o P20.

 

Com a corrida sendo disputada no circuito completo, de 5,3 Km e com toda a reta principal para uso do vácuo, beneficiando as chances de ultrapassagens, deram a Rafael Câmara condição de atacar e superar Tas Inthra (abreviando o nome impronunciável) e ganhando a P6, mas vendo James Wharton vindo muito próximo. Pedro Clerot vinha sofrendo com o acerto do seu carro e tinha caído para P22. A batida forte de Alessander Abkhazava provocou a entrada do safety car na reta de largada da F1 deu a Emmo Fittipaldi Jr. e a Pedro Clerot uma posição.

 

 

O resgate (que era simples) demorou e a relargada veio com 11 minutos para o final. Rafael Câmara segurou sua P6 e foi pra cima de Matteo de Palo. Sendo empurrado para fora da pista na curva 1, o que complicou a vida do brasileiro, caindo para a P7. A briga pela ponta agrupou o pessoal da frente e a disputa estava aberta. Emmo Fittipaldi Jr. caiu para a P18, mas continuava na disputa e Pedro Clerot para a P22. Nos 5 minutos finais a briga pela P5 estava aberta, com Matteo de Palo segurando James Wharton e Rafael Câmara. A briga dos dois da frente beneficiou Rafael Câmara, que ganhou a P5. Emmo Fittipaldi Jr. parou na reta principal na última volta (Ficou na P26) e Pedro Clerot foi P21. Após a corrida Rafael Câmara ganhou uma posição com a punição à Taylor Barnard por limites de pista.

 

Passadas cinco horas os carros e pilotos voltaram à pista para a segunda corrida, a do grid invertido com uma nova situação: já era noite e seria a primeira corrida deles com esta condição no campeonato. Com a inversão do grid Rafael Câmara largava na P7. Pedro Clerot e Emmo Fittipaldi Jr. teriam corridas difíceis, largando respectivamente na P21 e P26. A expectativa era de uma corrida com menos desgaste de pneus, mas isso não diminuiria o desafio para os jovens pilotos.

 

 

Após a volta de apresentação todos retornaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 28 minutos +1 volta, Rafael Câmara manteve a P7 após a curva 1. Pedro Clerot largou bem e subiu para a P17 e Emmo Fittipaldi Jr. foi ainda melhor, subindo para a P22. Refael Câmara vinha forte e superou Mari Boya pela P6 na volta 2 e foi pra cima de James Wharton, mas o australiano vinha mantendo uma distância segura.

 

Chegamos na metade da corrida e depois de intensas disputas nas primeiras voltas, a corrida praticamente virou uma procissão. Com a briga pela P2 entre Tas Inthra (abreviando o nome impronunciável) e Ugo Ugochuckhu, James Wharton, já na P4 e Rafael Câmara, que subiu pra P5 se aproximaram da briga. Pedro Clerot continuava na P17 e Emmo Fittipaldi Jr. na P22. Assim como fez na primeira rodada tripla, James Wharton acertou um companheiro de equipe nas curvas após a reta principal. Desta vez a vítima foi Ugo Ugochuckhu e com isso Rafael Câmara se aproveitou e subiu para a P3.

 

 

O americano ficou parado em posição perigosa e o safety car foi para a pista. Pedro Clerot subiu para a P16, mas Emmo Fittipaldi Jr. havia perdido posições e era o P23 e aproveitou a o carro de segurança para ir aos boxes. O trabalho de remoção, novamente demorou muito e a relargada veio com 4 minutos para o final da prova. Rafael Câmara não largou bem e Mari Boya colou no brasileiro. Pedro Clerot manteve a P16 e Emmo Fittipaldi Jr abandonou a corrida.

 

Mari Boya veio com muita ação para cima do brasileiro que não conseguiu segurar a P3 e tinha Tukka Tapponen chegando rápido e os dois entrando numa dramática volta final e o brasileiro foi superado por Tukka Tapponen e Martinius Stenshorne, caindo para a P6, mas vinha tentando recuperar ao menos a posição do norueguês... mas acabou não conseguindo. Pedro Clerot terminou na P15.

 

 

No domingo a corrida de encerramento da segunda rodada tripla da Fórmula Regional do Oriente Médio também aconteceu na parte da noite. Rafael Câmara, que viu o pódio escapar entre os dedos no final da corrida do sábado à noite, largava na P8 e tinha uma nova chance de marcar bons pontos, mas teria que ganhar posições. Emmo Fittipaldi Jr. tinha sua melhor posição de largada com a P11 enquanto Pedro Clerot largava na P19 em um final de semana bem difícil.

 

Após a volta de apresentação os pilotos voltaram às suas posições e, apagadas as luzes vermelhas para os 28 minutos +1 volta, Rafael Câmara foi cauteloso e caiu pra P9. Emmo Fittipaldi Jr. foi arrojado, mas a briga onde ele estava era muito intensa e ele manteve a P11. Pedro Clerot manteve a P19. Na abertura da volta 2 Rafael Câmara perdeu duas posições, sendo superado por Emmo Fittipaldi Jr. que entrava no top10. Pedro Clerot subiu para a P18 enquanto Rafael Câmara recuperava a posição sobre Emmo Fittipaldi Jr.

 

 

Ninguém estava economizando nada na última corrida e Emmo Fittipaldi Jr. tomou novamente a P10 de Rafael Câmara pouco antes do safety car ir para a pista com o toque que tirou Pedro Clerot da corrida e com poucas câmeras na transmissão não vimos exatamente o que aconteceu entre as curvas 12 e 13. O resgate como sempre lento fez com que a relargada viesse quando faltavam menos de 11 minutos.

 

 

Os brasileiros inicialmente mantiveram suas posições, mas Emmo Fittipaldi Jr. deu uma escapada de pista e caiu para a P14, com Rafael Câmara voltando pra P10. Com uma nova batida nas curvas 12 e 13 o safety car voltou pra pista quando faltavam 5 minutos de corrida. Emmo Fittipaldi Jr. se beneficiou e subiu para a P12. Tivemos a bandeira verde para uma volta final insana e Rafael Câmara foi jogado pra fora da pista, perdendo posições e terminando na P13, logo atrás de Emmo Fittipaldi Jr., o P12. Rafael Câmara sai de Abu Dhabi para Dubai na P10, com 30 pontos. Emmo Fittipaldi Jr. é o P20 e Pedro Clerot o P22, ambos sem pontos.

 

FIA Fórmula 4 UAE / FR Oceania

Dentro do programa em Yas Marina tivemos também a FIA Fórmula 4 onde Aurélia Nobels estava no grid dos 35 pilotos inscritos para a disputa. A brasileira, novamente, não conseguiu marcar pontos nessa etapa. Na primeira corrida ela terminou na P19. Na segunda corrida, não completou a corrida e na corrida de encerramento terminou na 26ª posição. No campeonato, ela está na P29 entre os 35 pilotos.

 

 

Na Oceania tivemos a abertura da Fórmula Regional Oceania, antigo TRS. Com 17 pilotos inscritos e entre eles o brasileiro Lucas Fecury, a primeira das 5 rodadas triplas foi disputada em Taupo. A pontuação não obedece ao padrão das categorias similares e há pontos para praticamente todos. Lucas Fecury terminou a primeira corrida na P9, mas na corrida 2 acabou por não completar a prova. Na corrida de encerramento, ficou apenas na P16 e, no campeonato, está na P14 com 19 pontos.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Sunday, 21 January 2024 23:01 )