Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Vinícius Tessaro é campeão na Fórmula 4 Brasil PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 17 December 2023 15:59

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana não tivemos corridas de nenhuma das categorias que eu cubro em minha coluna, mas como sou um irmão gente boa, estou por aqui para dar um arrego pro Brother Denilson, que na semana passada fez uma coluna da hora sobre o kartismo no Rio de Janeiro e em São Paulo.

 

Neste final de semana tivemos a última rodada tripla da FIA Fórmula 4 Brasil, que no decorrer deste ano assinou um contrato de parceria com a Alpine e neste contrato há uma previsão de um suporte para que o campeão da categoria vá correr na Fórmula Regional Europeia em 2024.

 

FIA Fórmula 4 Brasil

A última rodada tripla da temporada 2023 da FIA Fórmula 4 Brasil voltou à Interlagos depois de ter feito a preliminar da Fórmula 1 em novembro. Com 197 pontos, Vinícius Tessaro tem como maior ameaça à conquista do título Matheus Comparatto, com 173. Álvaro Cho, com 167 pontos ainda tem boas chances. Com 145 pontos, Luan Lopes precisa de combinações improváveis para conseguir superar os pilotos à sua frente.

 

 

Na corrida 1, disputada na manhã do sábado, o pole position foi conquistada com a segunda melhor volta no treino da sexta-feira e Luan Lopes conseguiu a posição para manter viva sua chance de conquista do título. Ao seu lado estava Matheus Comparatto, este sim, o maior adversário de Vinícius Tessaro que largava na P3. Após a volta de apresentação os 12 pilotos realinharam no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 25 minutos +1 volta, Matheus Comparatto Alexandre Machado ficaram parados, mas conseguiram sair depois. João Tesser ficou parado e precisou de ajuda do resgate. Luan Lopes segurou a ponta, seguido de perto por Vinícius Tessaro. Fernando Barrichello largou bem e ganhou a P3.

 

Álvaro Cho reagiu nas primeiras voltas e a sumiu a P4 na volta 2. Ele precisava ganhar posições. Abrindo a volta 3 Vinícius Tessaro foi pra cima, atacando Luan Lopes em todos os pontos possíveis e vinha permitindo a aproximação de Fernando Barrichello, Álvaro Cho e Nelson Neto. Na abertura da volta 5 Vinícius Tessaro fez uma ultrapassagem sensacional, ganhando a primeira posição depois de contornar o S do Senna lado a lado com Luan Lopes. Isso obrigava Álvaro Cho, o P4, a atacar Fernando Barrichello e tentar buscar o líder, que ia abrindo vantagem.

 

 

Lá trás, Matheus Comparatto vinha correndo atrás do prejuízo e na volta 9 ele era o P7 – o que iria beneficiá-lo na inversão do grid pra corrida 2 – mas como essa corrida vale menos pontos. Na volta 11 ele tomou a P6 de Rafaela Ferreira, mas estava 3s atrás de Nelson Neto. Álvaro Cho tentava, mas não conseguia atacar Fernando Barrichello e Vinícius Tessaro sumiu na frente e deu um grande passo para a conquista do campeonato com a vitória. Luan Lopes e Fernando Barrichello completaram o Pódio.

 

Ainda na tarde do sábado, depois das corridas da Stock Series e Copa HB20, os pilotos da FIA Fórmula 4 Brasil. Se pela manhã estava um sol duro e muito calor, o céu estava nublado, mas o asfalto estava quente e Matheus Comparatto era o único piloto que ainda tinha condições de tirar o título de Matheus Tessaro. Para isso ele teria que vencer as duas corridas e fazer a melhor volta e torcer para as coisas darem muito erradas para o líder do campeonato.

 

 

Com o grid invertido, a pole position era de Lucca Zucchini. Matheus Comparatto largava na P3 e Vinícius Tessaro na P8. Após a volta de apresentação os pilotos realinharam no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 18 minutos +1 volta, com todos largando sem problemas e Luca Zucchini largou bem, mantendo a ponta. Todos passaram ilesos pelo S do Senna e Álvaro Cho, que largou muito bem, subiu rápido para a P2 já na curva do sol, jogando Rafaela Ferreira para a P3, que ela perdeu para Matheus Comparato, que largou mal, ainda na reta oposta.

 

Vinícius Tessaro foi tocado por Cecília Rabelo e depois atingiu Nelson Neto no S, provocando a entrada do safety car. Com a suspensão quebrada, o líder do campeonato abandonou e alimentou as chances de Matheus Comparatto. Cecília Rabelo tomou bandeira preta. Na relargada, Álvaro Cho relargou forte e fez o S do Senna lado a lado com Lucca Zucchini. Rafaela Ferreira tomou a P3 de Matheus Comparatto no Pinheirinho, que não vinha com um bom ritmo de prova e perdeu contato com os 3 primeiros.

 

 

Álvaro Cho perseguiu e atacou Lucca Zucchini a corrida inteira, com direito a fritada de pneus na freada do S do Senna. Rafaela Ferreira veio sólida na P3, segura em relação a Matheus Comparatto que precisava vencer, mas não teve desempenho desde a largada, mas ninguém tirou a vitória de Lucca Zucchini, sua primeira na categoria, com Álvaro Cho na P2 e Rafaela Ferreira conquistando a P3 e o primeiro pódio feminino na categoria. Com Matheus Comparatto chegando na P4, o campeonato foi definido em favor de Vinícius Tessaro.

 

Na manhã do domingo tivemos a última corrida da temporada, mesmo com o título já decidido, eles voltaram pra pista com Matheus Comparatto largando na pole position num domingo ensolarado em um belo domingo para corridas. Após a volta de apresentação os pilotos seguiam para realinhar no grid para a prova de 25 minutos +1 volta quando Rafaela Ferreira rodou no próprio eixo em plena reta dos boxes. Ela não deixou o motor morrer e retomou sua posição.

 

 

Apagadas as luzes vermelhas, todos largaram e o pole position manteve a liderança, seguido por Luan Lopes e Fernando Barrichello. O pelotão com os 4 primeiros estava compacto na volta 2, com Álvaro Cho colado nos 3 primeiros. Vinícius Tessaro era o P5 num “passeio de domingo”. Na volta 4 Álvaro Cho começou a ficar para trás enquanto Fernando Barrichello atacava Luan Lopes, que ao se defender ia perdendo terreno para Matheus Comparatto. Na volta 7 Fernando Barrichello finalmente conseguiu tomar a P2 na freada do S do Senna.

 

 

Com espaço e mais ritmo, o filho mais novo de Rubens Barrichello começou a tirar a diferença para Matheus Comparatto e ainda restavam 11 minutos de corrida. Sob pressão, o líder da corrida ia se mantendo na frente com 5 minutos para o final, mas a melhor briga da corrida era a pela P6 entre Nelson Neto e João Tesser, e que iam permitindo a aproximação de Alexandre Machado e Lucca Zucchini. Matheus Comparatto resistiu a aproximação de Fernando Barrichello e venceu de ponta a ponta. Luan Lopes completou o pódio.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.