Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Final da Copa São Paulo Light, o kartismo ficando mais forte no Rio e o Título Mundial Rotax PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 12 December 2023 19:37

 

Salve Nobres Leitores,

 

Encerrado o calendário oficial de eventos nacionais, sob a gestão da CBA e da Comissão Nacional de Kart, voltamos a acompanhar o campeonato que melhor traduz o que seria um campeonato brasileiro, com a presença de grande parte dos melhores kartistas do país.

 

A 10ª e última etapa do ano da Copa São Paul Light de Kart voltou ao seu habitual local de disputa – o Kartódromo Internacional Ayrton Senna – reunindo mais de 160 pilotos inscritos para a disputa de três baterias (repetindo o formato da 5ª etapa). Sendo o final do ano e com alguns pilotos sem ter mais chances (e grana) para bancar mais um final de semana de competição, já pensando no orçamento e no planejamento de 2024. Sem mais enrolação, vamos aos campeões da etapa.

 

A categoria Mirim reuniu 24 kartistas no grid, sendo 9 deles na classe Rookie. O título da etapa ficou com Kauan Bernardes, que somou 29 pontos. O vice foi Pedro campos com 25 e o terceiro Pietro Belizario com 24. Na classe Rookie o campeção foi Leo Pereira (sexto colocado na geral, onde marcou 12 pontos, mas entre os Rookies ficou com 31). Na sequência tivemos a categoria Cadete, que reuniu no grid 20 competidores, sendo 5 na classe dos Rookies. O campeão foi Lourenço Varela, somando 31 pontos, seguido de Felipe Sanches com 26 e Rafael Busato com 24. Entre os Rokies o título ficou com Thiago Baroni, que mesmo ficando sem pontos na classificação geral, entre os Rookies ficou com 29 pontos.

 

 

Em seguida tivemos a categoria Junior Menor, que teve apenas 10 kartistas no grid. O campeão foi Nicolas Guth, com 30 pontos. O vice-campeão foi Raphael Gebara com 27 e o terceiro colocado, nos critérios de desempate, foi Vinícius Ferro, com 20 pontos. Na sequência tivemos a categoria Junior, com um grid de 16 competidores. O título ficou com Nicollas Loretti, com 28 pontos, seguido por Artur Hoff com 27 e Pietro Torneri com 21.

 

A velocidade máxima veio na sequência, com a categoria Sprinter, onde João Pedro Souza foi absoluto sobre os outros 12 competidores, vencendo as três baterias para sagrar-se campeão com 33 pontos. O vice-campeão foi Fernando Khoury com 26 e o terceiro foi Christian Helou. Em seguida tivemos o grid reunido com as categorias Graduados e Graduados B, reunindo 11 kartistas, sendo 9 da categoria Graduados e 2 da Graduados B. Na categoria Graduados o título ficou com Allan Croce, com 28 pontos e festa em família com o vice campeonato de Rafael Croce, que nos critérios de desempate superou Alejandro Samaniego, ambos com 24 pontos e tirando da foto o supercampeão Olin Galli. Na categoria Graduados B, o título ficou com Gabriel Moura (5° na classificação geral com 18 pontos), somando 31 pontos.

 

 

A galera que mostra na pista que velocidade não tem idade formaram um grid com 18 competidores, reunidos nas categorias Super Sênior (10 kartistas), Super Sênior Master (2 kartistas) e Senior 60+ (6 kartistas). Na categoria Super Sênior, o título ficou com Fernando Oizumi com 31 pontos, seguido de Leo Marcelli 21 e Diogo Zucarelli com 20. Na categoria Super Sênior Master o campeão foi Welson Jacometti (4° colocado na classificação geral com 18 pontos). Na categoria Sênior 60+, Munir Aboissa (8° colocado na classificação geral com 11 pontos), ficou com o título de forma dominante, sendo o P1 entre seus adversários nas 3 baterias.

 

 

A categoria F4 Junior reuniu 18 kartistas no grid e Gabriel Fernandes passou por cima dos adversários, sagrando-se campeão com três vitórias e marcando 33 pontos, seguido de Nicolas Amaral com 23 e Murilo Diniz com 21. Na categoria F4 Graduados a disputa foi mais equilibrada, com o título sendo conquistado por Giulliano Forcolin, com 27 pontos, Andre Castro ficando com o vice, somando 25 pontos e o terceiro colocado sendo Murilo Fiore, com 23. As categorias F4 Sênior e F4 Super Sênior correram juntas, formando um grid de 21 competidores, sendo 15 da categoria F2 Sênior e 6 da categoria F4 Super Sênior. Na F4 Sênior o campeão foi Felipe Maester, com 26 pontos, seguido de Diego Veras com 23 e Vinicios Corbo com 20. Na categoria F4 Super Sênior, o campeão foi Rodrigo Anzanello (8° na classificação geral com 8 pontos), mas com 29 pontos na sua categoria, seguido de Paulo Farias e Rodolfo Signoretti.

 

Campeonato Carioca de Kart reúne 140 inscritos em Guapimirim

O devastado automobilismo do meu estado, que sobrevive de um pequeno autódromo em Campos dos Goytacazes e dos kartódromos de Volta Redonda e Guapimirim, mostra que a força daqueles apaixonados pelo esporte a motor são capazes de superar a incompetência e o amadorismo dos dirigentes de entidades e não só vem sobrevivendo, mas também vem se fortalecendo, ao manos no kartismo.

 

No último final de semana a sétima e última etapa do campeonato carioca de kart, sendo esta a etapa única do campeonato estadual (Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é Fluminense, independente do tique que torce) reuniu 140 inscritos – superando a média de 90 inscritos das etapas anteriores do campeonato carioca – com presença de pilotos do Espirito Santo e de São Paulo, além dos pilotos locais.

 

 

Além do número total, o Estadual atingiu momentos importantes em termos de presença de pilotos. A Mirim e Cadete, as primeiras categorias do kartismo nacional, reuniram 15 inscritos, enquanto a F4 Sênior teve 12 competidores na pista, estabelecendo parâmetros até então inéditos. O evento, disputado em duas baterias para cada categoria, e estes foram os campeões.

 

Na categoria Mirim, o campeão foi Victor Loose, seguido de Ayrton Monteiro e Eduardo Mota. Na categoria Cadete o título foi para Murilo Parreira, seguido de Miguel turra e Guilherme Carriço. A categoria Junior teve como campeão Gabriel Fernandes, seguido de Bernardo Gusmão e Arthur Stellet. A categoria Sprinter teve o título para Enzo Guimarães, seguido de Pietro Nalesso e Matheus Bastos. Na categoria Sênior o campeão foi Guilherme Rocha, seguido de Otto Vannier e Romárcio Viola.

 

A categoria F4 Junior teve o José Cabanas como campeão, seguido de Thomaz Costinha e Miguel Silva. Na categoria F4 Novatos o título ficou com Adilson Mozer, seguido de Pedro Borba e José Lucena. Na categoria F4 Graduados o campeão foi Ricardo Moraes, seguido de Gabriel Fernandes e Marcos Adriano. A Categoria F4 Sênior teve como vencedor Vinícios Corbo, seguido de Marcos Adriano e Fernando Costa. A categoria V4 PRO teve Paulo Coelho como campeão, seguido de Guilherme Rocha e Fábio Perez. A categoria V4 AM teve o título para Frederico Júnior, seguido de Beto Frota e Christian Domecg. Na categoria Rental Leve, o campeão foi Ricardo Moraes, seguido de Frederico Corrêa e Fábio Barros. Na categoria Rental Médio o campeão foi Ricardo Moraes, seguido de Fábio Barros e Frederico Corrêa. E a categoria Rental Pesado teve como campeão Thiago Emmerick, seguido de Frederico Corrêa e Jean Marins.

 

Brasileiro é Campeão no Mundial Rotax

O brasileiro João Gonçalves levou o País ao inédito título mundial de kart elétrico com motores Rotax. O piloto foi campeão no Circuito Internacional do Sakhir, no Bahrein, após dominar praticamente todas as atividades da competição. Gonçalves comemorou muito a conquista em sua primeira participação no Rotax RMC Grand Finals. O Mundial de Rotax contou com a participação de quase 400 pilotos divididos em várias categorias e oito brasileiros representaram o País, entre eles Rubens Barrichello na Rotax Max DD2 Masters. Gonçalves, que já havia sido campeão mundial fora dos karts elétricos, detalhou a caminhada para o título no Bahrein.

 

 

Nosso campeão do mundo teve uma performance sensacional. Liderou praticamente todos os treinos. Fez a pole position, ganhou as duas baterias, a pré-final e a final, que foi mais apertada. Depois de cair para terceiro na largada, conseguiu se recuperar, ganhando as duas posições de uma vez só aproveitando uma disputa dos dois líderes. Depois de tomar a liderança, abriu uma vantagem confortável e, na última volta, usou o “push to pass” para se defender nas últimas curvas, quando um adversário chegou mais perto, mas sem ação de tentar a ultrapassagem.

 

Abraços a todos,

 

Denilson Santos

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Tuesday, 12 December 2023 19:57 )