Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Uma semana animada na Silly Season com Fittipaldi Bros, Grosjean e os e-sports PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 09 November 2023 16:33

Olá amigos leitores,

 

Esta semana foi bem divertida nessa “silly season”. Com tão poucas vagas restantes para os pilotos entrarem no grid da IndyCar Series, a Dale Coyne Racing se tornou o destino mais popular para aqueles que ainda buscam uma casa na próxima temporada e, fiel à sua forma, Dale Coyne não tem pressa em preencher essas vagas.

 

A equipe que teve David Malukas e Sting Ray Robb no ano passado, e com Malukas assinando para dirigir pela Arrow McLaren em 2024, Robb está entre pelo menos meia dúzia de pilotos que estão competindo para assinar com a equipe sediada em Illinois. Devlin DeFrancesco é um dos candidatos à vaga e tem um orçamento (patrocínio) a oferecer, assim como Enzo Fittipaldi, irmão de Pietro Fittipaldi, que assinou para a próxima temporada com a Rahal Letterman Lanigan. Alem deles, Danial Frost, que venceu a corrida de abertura do Indy NXT em 2023, mas desapareceu depois, está no quadro junto com o ex-piloto da RLL Jack Harvey e o candidato ao campeonato NXT Hunter McElrea. Depois, há o mais novo agente livre da IndyCar, Callum Ilott, e muito mais.

 

Com a falta de assentos na Fórmula 1 e o valor necessário para se conseguir entrar na categoria mundial de monopostos (30 milhões de dólares por temporada para uma equipe média e praticamente sem chances de andar entre os 5 primeiros), o interesse da Europa é maior do que nunca. O líder do campeonato de Fórmula 2, Theo Pourchaire, que recentemente anunciou seu desejo de correr na IndyCar, está entre um número cada vez maior de pilotos que se encontram excluídos da Fórmula 1 e precisam encontrar uma categoria de monopostos diferente para lançar suas carreiras profissionais.

 

 

Como escrevi na semana passada, 50 anos depois podemos vir a ter em uma categoria de monopostos de rodas abertas dois irmãos Fittipaldi na pista. Pietro e Enzo Fittipaldi estiveram em Sebring para uma sessão de testes. Para Pietro, a atividade representa o início da preparação visando a temporada de 2024 da mais importante categoria de monopostos dos Estados Unidos. O piloto, que encerrou a participação no WEC no último final de semana conquistando mais um pódio para a equipe Jota, testa pela primeira vez o carro da Rahal Letterman Lanigan, equipe onde correrá no próximo ano.

 

Já Enzo Fittipaldi, que nos bastidores da Fórmula 1 em São Paulo falou diversas vezes que o foco ainda é mais uma temporada na Fórmula 2 e que o sonho da Fórmula 1 continua vivo, pilotou um carro da Dale Coyne Racing, sendo seu primeiro contato com um monoposto da IndyCar Series.

 

 

Sendo um teste privado e sem a cronometragem oficial da categoria, os dois pilotos completaram perto de 150 voltas ao longo do dia de testes no circuito localizado no estado americano da Flórida. Apesar da não divulgação dos tempos oficiais, pelos meus contatos que lá estavam presentes, todos se surpreenderam com Enzo Fittipaldi andando na casa do mesmo centésimo do irmão – que já conhece os carros da categoria – Pietro quando andaram na mesma configuração de pneus e horário de pista.

 

Fora do “evento familiar”, a novidade na Juncos Hollinger Racing na IndyCar contará com Romain Grosjean, que se junta ao time argentino da categoria como o novo piloto do carro #77. O francês nascido na Suíça fará parceria com o retorno de Agustin Canapino no carro #78. Juntos, eles têm a tarefa de transformar JHR em um time mais maduro, depois que o antecessor de Grosjean, Callum Ilott, estabeleceu novas expectativas para a equipe em 2023.

 

Para Grosjean, a mudança para Juncos Hollinger Racing consolida sua terceira temporada na NTT IndyCar Series desde 2021. Após uma carreira na Fórmula 1 que foi de 2009 a 2020, Grosjean mudou-se para a série americana de rodas abertas com a Dale Coyne Racing, e depois de causar impacto com um primeiro ano bem interessante, a Andretti Global adquiriu seus serviços por duas temporadas que não foram muito felizes para nenhuma das partes e que agora transita nas cortes.

 

 

Grosjean, que também tem um contrato assinado com a Lamborghini como piloto de fábrica para seu novo programa IMSA GTP, estará bastante ocupado em 2024, combinando funções na IndyCar com Juncos Hollinger Racing, testes de resistência e atividades de corrida com a marca italiana além de trabalhar como comentarista na temporada da Fórmula 1. Na pista, Grosjean pode desempenhar um papel significativo ajudando no melhor desenvolvimento tanto dos carros da equipe como na evolução do piloto argentino.

 

Fora das pistas, a NTT IndyCar Series e a relação com os e-sports.

O CEO da Penske Entertainment, Mark Miles, diz que a NTT IndyCar Series que ele supervisiona continua monitorando o progresso e os desenvolvimentos que ocorrem com o produtor de videogame escolhido, a Motorsport Games. A atualização da Penske Entertainment segue as últimas notícias da TOCA, proprietária da popular série British Touring Car Championship, que anunciou a dissolução de seu relacionamento de licenciamento com a Motorsport Games na última segunda-feira.

 

 

A fim de proteger a reputação e a propriedade intelectual do BTCC, incluindo a dos seus participantes e parceiros, a TOCA não teve outra opção senão rescindir o acordo e retirar imediatamente todos os direitos licenciados do BTCC que foram fornecidos à Motorsport Games ao abrigo desse acordo. A TOCA está ciente de que esta notícia será uma grande decepção para nossas centenas de milhares de fãs, muitos dos quais aguardavam ansiosamente o lançamento de um novo jogo BTCC… e compartilhamos essa frustração, devido ao fato de a Motorsport Games não ter conseguido cumprir seus compromissos contratuais.

 

A notícia do BTCC segue o anúncio da NASCAR em outubro, que confirmou que ela deixaria a Motorsport Games e faria parceria com a iRacing para lançar um novo jogo a partir de 2025. Isso deixa a IndyCar como um dos últimos resistentes, tendo assinado com a Motorsport Games no verão de 2021. Apesar de suportar vários atrasos na entrega do jogo que estava inicialmente agendado para 2023, Miles diz que a Penske Entertainment deveria ter uma decisão sobre onde a IndyCar está. dirigiu-se a um fornecedor de jogos antes da chegada de 2024.

 

Será que veremos a nossa categoria também no meio virtual como outras já estão? Este assunto ainda vai render boas linhas por aqui.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Friday, 10 November 2023 06:50 )