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WRC Europa Central: Neuville vence e Rovenperä é bicampeão PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 29 October 2023 15:08

Chegamos! 

 

Um formato inusitado de uma etapa do campeonato mundial de rallies da FIA teve lugar neste final de semana. Na verdade, lugares! Com especiais cronometradas e deslocamentos acontecendo em três países diferentes (Alemanha, República Tcheca e Áustria), esta foi, ao lado do retorno do Chile, a grande novidade para 2023. Desde as rotas cênicas e técnicas do interior da Áustria até as rápidas e fluidas pistas tchecas e os exigentes trechos alemães, o Rally da Europa Central mostra o melhor da herança do automobilismo dessas três nações.

 

O percurso de asfalto é praticamente novo para as estrelas do WRC que lideram o pelotão. As notas de ritmo, que as equipes fizeram esta semana durante os reconhecimentos, devem ser ultraprecisas e repletas de emoção, especialmente na República Tcheca, onde os fãs são famosos pelo seu entusiasmo nas etapas do campeonato europeu, agora fazendo a sua estreia no calendário mundial.

 

 

Kalle Rovanperä está prestes a conquistar o seu segundo título consecutivo do WRC com Elfyn Evans, mais de 10 anos mais velho, o único piloto que permanece no seu caminho. Se o precoce finlandês de 23 anos conseguir igualar ou melhorar a pontuação do galês nesta 12ª e penúltima rodada da temporada, o segundo título está garantido.

 

Elfyn Evans, correndo com o mesmo equipamento – um Toyota Yaris – lutando para conquistar uma vitória, e assim garantir que a batalha pelo título chegue à última etapa, o FORUM8 Rally Japan, no próximo mês, chegou para essa etapa consciente de que precisa fazer tudo o que puder para ter dois ralis fortes para terminar a temporada tentando colocar o pressão sobre Kalle Rovanperä. A reforçar a posição da Toyota está o oito vezes campeão mundial Sébastien Ogier, bem como Takamoto Katsuta, que completa a formação de quatro fortes do Toyota Gazoo Racing.

 

 

Embora fora da disputa pelo título, Thierry Neuville tem credenciais excepcionais quando se trata de competir em condições de asfalto misto. O belga, ex-vencedor do Rallye Monte-Carlo e do FORUM8 Rally Japan, coloca seu Hyundai i20 N Rally1 ao lado de Esapekka Lappi e Teemu Suninen.

 

Tendo confirmado o seu regresso à Hyundai em 2024, o vencedor do Rally Chile Bio Bío, Ott Tänak, terá como objetivo terminar os seus últimos compromissos com a M-Sport Ford em alta. A equipa britânica também terá um Puma Rally1 para Pierre-Louis Loubet com o novo navegador, Benjamin Veillas, ao seu lado.

 

 

O rally faria sua etapa inicial na capital checa, Praga, na tarde de quinta-feira. Seguindo-se dezoito etapas, totalizando 310 km contra o relógio, antes da chegada de domingo em Passau, na Alemanha, onde fica o parque de serviços.

 

Shakedown

Thierry Neuville conseguiu o melhor tempo no shakedown da tarde de quarta-feira na edição inaugural do Rally da Europa Central ao volante de seu Hyundai i20 N Rally1. O belga estava animado depois de ultrapassar o líder do Campeonato do Mundo de Rallies da FIA, Kalle Rovanperä, por 1.4s no aquecimento em asfalto seco perto do parque de assistência de Passau, no canto sudeste da Alemanha.

 

 

O belga registrou o tempo de referência na sua primeira corrida no teste de 3,62 km e, embora já não esteja na disputa pela conquista do título de pilotos deste ano, continua focado em apresentar um forte desempenho nesta penúltima ronda da temporada. Manter o companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, abaixo dele na tabela de tempos é o principal objetivo de Rovanperä, de 23 anos. O finlandês pode comemorar títulos mundiais consecutivos no domingo, caso consiga manter a vantagem de 31 pontos que atualmente detém sobre seu companheiro de equipe galês.

 

A estrela do M-Sport, Ott Tänak, ao volante de seu Ford Puma, foi apenas um décimo de segundo mais lento que Rovanperä, em terceiro, com Evans ficando sete décimos atrás. Mais 0.6s atrás estava Esapekka Lappi no seu Hyundai, seguido de perto pela dupla de pilotos da Toyota, Sébastien Ogier e Takamoto Katsuta.

 

 

Teemu Suninen ficou em oitavo lugar geral, enquanto a dupla da Puma Pierre-Louis Loubet e Grégoire Munster completou o top 10. Loubet, que está iniciando seu primeiro rali com o novo co-piloto Benjamin Veillas, foi inicialmente atrasado por um problema no motor.

 

Quinta-feira

O favorito dos fãs, Thierry Neuville, conquistou uma pequena vantagem durante a noite, com o início da primeira edição do Rally da Europa Central, na quinta-feira. Milhares de espectadores desceram hoje à capital checa, Praga, para testemunhar os carros e estrelas do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA sinalizados pelo presidente checo, Petr Pavel. Seguiram-se dois testes superespeciais rápidos enquanto o rali viajava de volta ao sudeste da Alemanha, onde está localizado o parque de serviços de Passau.

 

 

Neuville, ao volante de seu Hyundai i20 N, foi o terceiro mais rápido na etapa de abertura na arena de corridas de cavalos de Cluchle, mas um tempo de referência para o Circuito de Klatovy viu o piloto belga da M-Sport Ford Puma, Ott Tänak, liderar por 1.2s durante a noite. O oito vezes campeão mundial Sébastien Ogier relatou que “não teve uma boa sensação” a bordo do seu Toyota GR Yaris, mas fez o suficiente para garantir o último lugar no pódio. Ele estava atrás de Tänak por 4.6s com seu companheiro de equipe Kalle Rovanperä, o líder do campeonato, um décimo atrás.

 

Rovanperä pode conquistar o seu segundo título consecutivo do WRC esta semana, dependendo de como se sair contra o seu colega Elfyn Evans. Uma ultrapassagem para Evans deixou o galês 4.8s atrás do finlandês, em oitavo lugar geral. Teemu Suninen, Takamoto Katsuta e Pierre-Louis Loubet foram superados por 2.1s em quinto, sexto e sétimo no geral, com Esapekka Lappi e Grégoire Munster completando o top 10.

 

 

Esapekka Lappi teria sido terceiro se não fosse a penalidade de 10 segundos que recebeu por uma largada na ES1, enquanto Munster foi retardado por falha no freio de mão de seu Puma. Depois de começar cedo na sexta-feira, regressa à República Checa para seis testes complicados, totalizando exaustivos 121,80 km contra o relógio, sem oportunidade de serviço.

 

Sexta-feira

Iniciada a “disputa real”, com o primeiro dia de especiais, de forma magistral, Kalle Rovanperä não parecia se incomodar com as condições traiçoeiras do Central European Rally WRC. Ele parecia estar alheio às condições adversas de sexta-feira no Rally da Europa Central, ao conquistar uma vantagem impressionante de 36.4s sobre Thierry Neuville. A chuva forte e lama perigosa saudaram as equipes do Campeonato Mundial de Rally da FIA enquanto enfrentavam o primeiro dia completo do rali, que contou com seis etapas de asfalto na República Tcheca.

 

 

Abrindo a estrada, o líder Rovanperä aproveitou ao máximo a superfície menos poluída oferecida pela sua posição inicial. Ele alcançou a zona de montagem de pneus no meio da perna 29.2s antes de vencer todos os três testes de velocidade superescorregadios da manhã. O desempenho matinal do prodígio da Toyota Gazoo Racing também não foi por acaso. O seu domínio continuou nos repetidos estágios da tarde quando, em condições mais consistentes para os demais pilotos, ele aumentou ainda mais a diferença.

 

Tal como está, Kalle Rovanperä está pronto para conquistar o seu segundo título consecutivo do WRC nesta penúltima ronda da temporada, a menos que o companheiro de equipa Elfyn Evans – que definha 47.2s atrás dele, em terceiro da geral – consiga uma recuperação notável.

 

 

As esperanças de Sébastien Ogier de vencer o seu rally “caseiro” desintegraram-se no início do dia, quando o francês baseado em Munique mancou na etapa de abertura com danos nos pneus causados por uma roda partida. Ele lutou para reivindicar o sexto lugar, apenas 3.2s à frente de Teemu Suninen.

 

Além de Neuville, Suninen foi o único outro piloto da Hyundai restante depois que seu compatriota Esapekka Lappi caiu fortemente desde o terceiro lugar geral na ES5. O finlandês, que iniciou o seu primeiro rally de asfalto no carro, ficou em sétimo lugar à frente do jovem da Puma, Grégoire Munster. Quem também teve a sua paciência testada foi Pierre-Louis Loubet, que perdeu mais de cinco minutos na ES8 quando saiu da estrada e sofreu danos nas rodas.

 

 

O sábado começaria com duas etapas na Áustria antes de um rápido salto através da fronteira para a explosão de Knaus Tabbert Bayerischer Wald, na Alemanha. Após o serviço em Passau, o ciclo de especiais é repetido mais uma vez.

 

Sábado

Drama! O sábado no Central European Rally WRC da FIA foi capital para não apenas sua definição, mas também para a disputa co campeonato. Kalle Rovanperä deu um grande passo para conquistar seu segundo título do Campeonato Mundial de Rally da FIA depois que seu companheiro de equipe Elfyn Evans acidentou-se e abandonou a competição na ronda da manhã.

 

 

Embora o líder do campeonato Rovanperä tenha estado praticamente intocável na quinta-feira, começaram a aparecer fissuras na sua armadura à medida que o rally avançava para a Áustria e Alemanha esta manhã. Na PE10, o finlandês viu a sua vantagem sobre Thierry Neuville ser reduzida para mais de metade devido a uma rodada em uma das espeiais.

 

Mas o erro cometido por Rovanperä revelou-se altamente insignificante em comparação com a saída dramática do seu colega de equipe, Elfyn Evans, que caiu do terceiro lugar da geral no estágio seguinte em Muhltal. O galês era o único outro piloto ainda na disputa pelo título do campeonato de pilotos deste ano, mas calculou mal uma curva escorregadia para a direita e bateu na porta de um celeiro.

 

 

Incapaz de continuar, seu abandono significava praticamente a garantia do título a Rovanperä no domingo. Como resultado, o jovem de 23 anos reduziu a velocidade, o que abriu a porta para Thierry Neuville, homem do Hyundai ao volante de seu i20 N, reivindicar uma vantagem de 11.1s ao entrar em serviço. Ott Tänak subiu para terceiro como resultado do abandono de Elfyn Evans, atrás de Rovanperä por pouco mais de um minuto num M-Sport Ford Puma.

 

A uma distância semelhante atrás dele estava o oito vezes campeão do WRC Sébastien Ogier, que ultrapassou o parceiro da Toyota, Takamoto Katsuta, para conquistar o quarto lugar, enquanto o piloto japonês lutava para encontrar confiança. No retorno na parte da tarde, a uma distância semelhante atrás dele estava o oito vezes campeão do WRC Sébastien Ogier, que ultrapassou o parceiro da Toyota, Takamoto Katsuta, para conquistar o quarto lugar, enquanto o piloto japonês lutava para encontrar confiança.

 

 

Sacrificando as suas hipóteses de vitória definitiva no rally para se concentrar nas perspectivas de campeonato, Rovanperä reduziu a velocidade. Como resultado, Neuville teve que construir uma vantagem de 26,2 segundos durante a noite em seu Hyundai i20 N. Ott Tänak garantiu que os três construtores de topo terminassem o dia no pódio, levando o seu Ford Puma ao final num solitário terceiro lugar da geral. Um freio de mão avariado causou algumas frustrações ao homem da M-Sport na ES14, e ele ficou atrás de Rovanperä por mais de um minuto, com Sébastien Ogier 31.1s atrás.

 

A batalha pelo quinto lugar foi travada entre Takamoto Katsuta, da Toyota, e Teemu Suninen, da Hyundai. Katsuta lutou para se sentir confiante nas estradas de asfalto gordurosas pela manhã, mas aumentou o ritmo à tarde para reivindicar a posição em 10.9s. O piloto privado M-Sport, Grégoire Munster, ficou em sétimo lugar na geral, à frente de Pierre-Louis Loubet. Adrien Fourmaux e Emil Lindholm, líder da categoria WRC2 num Hyundai i20 N Rally2, completaram a tabela de classificação.

 

 

A final de domingo conta com duas etapas, cada uma percorrida duas vezes, em dois países. Böhmerwald, na Áustria, é o primeiro, antes de Passauer Land, na Alemanha, cuja segunda passagem forma o Wolf Power Stage, que paga pontos de bônus.

 

Domingo 

 

Se normalmente os líderes no WRC chegam ao último dia de competição com a possibilidade de poder administrar a vantagem para garantir a vitória da etapa, desta vez Kalle Rovanperä teria que fugir das suas características, totalmente opostas a esta prática como vimos em etapas anteriores? Muitos dos entusiastas que acompanham o WRC não apostariam um mísero Euro nisso.

 

 

Após um início de temporada estável, Rovanperä e o navegador Jonne Halttunen começaram a mudar a cara da temporada em cheio em maio ao vencerem o Vodafone Rally de Portugal. A partir desse momento, a dupla só ficou fora do pódio duas vezes. Ao volante de seu Hyundai i20 N, Neuville assumiu o controle na manhã do domingo e encerrou o Central European Rally WRC com uma vantagem de 57.6s, conquistando sua 19ª vitória da carreira nas estradas de asfalto escorregadio da Alemanha, Áustria e República Checa.

 

A conquista da vitória absoluta por parte de Neuville no rally pode ter sido ofuscada pelas celebrações dos campeões, mas o esforço do belga foi digno de grandes elogios. Ott Tänak superou uma falha hidráulica no penúltimo dia para terminar em terceiro, quase dois minutos atrás do vencedor com seu Ford Puma da M-Sport. Sébastien Ogier recuperou dos danos nas rodas na sexta-feira e garantiu o quarto lugar, à frente do seu colega piloto da Toyota, Takamoto Katsuta. Teemu Suninen, Grégoire Munster e Adrien Fourmaux completaram o top 8 à frente de Nicolas Ciamin e Pierre-Louis Loubet,

 

 

Kalle Rovenperä, vendo seu companheiro de equipe, Elfyn Evans, que era seu rival mais próximo naquele momento, fora da competição ainda no período da tarde do sábado tirou o pé do acelerador. Tendo perdido o segundo lugar para Neuville no final do dia, Evans, precisando vencer e muito pressionado, no sábado havia sido superado por Thierry Neuville para tentar voltar à frente e, mais importante, manter vivas as suas esperanças de título. Ele venceu o estágio de abertura do dia, Neuville venceu o seguinte e então veio o ES11 quando Evans abandonou. Avisado do abandono, Rovanperä deixou cair 22s sua vantagem para Thierry Neuville e no domingo o belga assumiu uma liderança da qual não desistiria enquanto buscava sua segunda vitória no rally de 2023.

 

Com o domingo composto por quatro etapas, não foi impossível para Rovanperä buscar a vitória. Mas ele não precisava. O atraso de cada etapa do dia adicionou um pouco de tensão, mas fora isso tudo era bastante previsível em condições secas. Ogier venceu a PE15 por 1,8s sobre Evans, que havia retornado ao rally, depois as posições foram reservadas na PE16, já que Evans foi o mais rápido por 4,6s. Foi Ogier quem liderou novamente na ES17, desta vez com 3,3s e com Takamoto Katsuta assumindo o posto de segundo Toyota mais rápido.

 

 

A vantagem de 43,9s de Neuville significava que ele estava quase garantido para vencer o rally enquanto se dirigia para o palco de potência, com o vice-campeonato de Rovanperä e a coroação como campeão mundial também quase garantidos. Um resultado 1-2-3 para a Toyota no powerstage foi negado por Neuville, que foi o último carro do Rally1 e foi o segundo mais rápido, atrás de Evans, enquanto o oitavo tempo mais rápido selou o acordo para o segundo título WRC de Rovanperä.

 

Tänak terminou o rali em terceiro, apenas 15,8s à frente de Ogier no final, apesar deste último ter perdido dois minutos e muita motivação na sexta-feira, com Katsuta em quinto, Teemu Suninen da Hyundai em sexto e Gregoire Munster a fazer um bom trabalho no seu segundo Rally1 saindo com a M-Sport para terminar em sétimo.

 

 

Andreas Mikkelsen conquistou o título WRC2 de 2023, apesar de terminar fora do top 10, ao vencer o powerstage com Gus Greensmith girando e não conseguindo acumular nenhum ponto de bônus. Nicolas Ciamin venceu a categoria de Erik Cais e Kajetan Kajetanowicz. Greensmith ficou em quarto lugar. Adrien Fourmaux, no entanto, terminou como o primeiro carro do Rally2, em oitavo lugar geral.

 

O campeonato chega ao fim na Ásia no próximo mês, cumprindo o calendário, no FORUM8 Rally Japan. O evento de asfalto tem sede em Aichi e acontece de 16 a 19 de novembro.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 

Last Updated ( Sunday, 29 October 2023 17:32 )