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Verstappen é campeão no Qatar na bagunça dos pneus, a NASCAR que ninguém viu e Stock Hermana PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 09 October 2023 12:25

Olá leitores!

 

Como estão? Espero que todos bem. Torço para que todos que estejam em lugares onde está chovendo muito aqui no Brasil estejam convenientemente abrigados, pois o volume de água está fora do normal. Mesmo morando no topo do morro, o volume de água quase foi demais para o grande ralo de escoamento do jardim de inverno de casa (coisas de casa construída na década de 1940) e por muito pouco não alagou minha sala. Passou perto.

 

Mas vamos ao que interessa, corridas. A Stock Car foi até a Argentina correr no maravilhoso autódromo de Buenos Aires, em uma etapa em conjunto com a TC2000 e a prova de 200 km de Buenos Aires, com a Stock usando uma das opções mais “técnicas” de traçado, para os brasileiros não se assustarem com as altas velocidades propiciadas por algumas opções da pista. Vou dar apenas uma pincelada, já que como de costume a cobertura completa e detalhada virá na coluna Papo Reto. Na primeira corrida Gabriel Casagrande (Cruze) usou de estratégia para conseguir passar o pole Felipe Fraga (Cruze) na parada dos boxes e ganhar a corrida, com Fraga em 2º e Gianluca Petecof (Corolla) em 3º. Na segunda corrida o piloto do safety car teve trabalho, precisou entrar 3 vezes na pista numa corrida de apenas 30 minutos mais uma volta. E essas interrupções facilitaram para os pilotos que largaram na frente com o grid invertido em relação à chegada da primeira corrida manterem suas posições. Assim, Matias Rossi (Corolla), pole position, ganhou a prova em frente aos seus conterrâneos, com Rubens Barrichello (Corolla) em 2º e Rafael Suzuki (Cruze) em 3º. Aliás, falando em Stock, eles conseguiram uma data pra encerrar a temporada no parque de eventos aleatórios da capital paulista, já que mais uma vez o ano terminará e as obras do autódromo de Brasília não terminarão... calma, que ainda nesse século a pista fica pronta, tenham fé.

 

A Fórmula Um foi até o Qatar para uma etapa que parecia um roteiro da National Lampoon ou da MAD, pois as providências tomadas por conta das zebras reformadas da pista (aliás, a Dona FIA faz tanta e tanta inspeção nas pistas... não perceberam que aquelas zebras pontudas não dariam certo???) que destroçaram os pneus nos treinos após 20 voltas, somadas às punições por atacado feitas pelos comissários transformaram a corrida num circo de baixa qualidade. O título de Verstappen já foi garantido na corrida sprint do sábado, quando a não pontuação de Pérez (bateu) garantiu que o segundo lugar do holandês fosse suficiente para garantir matematicamente o título. Por sinal, foi segundo por causa do Oscar Piastri, que conseguiu sua primeira vitória (ainda que não contabilizando para as estatísticas) na categoria pilotando de forma magistral. O sorriso amarelo do pódio ficou por conta de Lando Norris, 3º lugar, que mais uma vez viu um companheiro de equipe vencer e ele ainda não... mesmo sendo quem mais pontua na equipe. E a boa prova sprint do sábado criou uma expectativa da corrida principal no domingo ser boa também... pois é, expectativa frustrada. Única parte interessante foi na primeira curva o Hamilton achando que o Russell fosse aquele “carro fantasma” que mostra o melhor tempo no videogame e veio pra dentro como se ele não estivesse ali. Estava, se tocaram, e Hamilton quebrou a roda traseira, o pneu pediu pra sair, e ele abandonou na caixa de brita. Russell ainda conseguiu se recuperar e terminou a corrida em 4º, atrás do vencedor Verstappen, do 2º colocado Piastri e do 3º colocado Norris. A sorte dos pocotós de Maranello é que o Pérez largou do fundo e terminou em 10º e que o Hamilton abandonou. Tivessem corrido de maneira normal, o 5º lugar do Leclerc se transformaria num 7º, evidenciando a vice campeã do ano passado como a 4ª força do campeonato. 4ª por conta do declínio da Aston Martin, pois em contrário já seria a 5ª força. Patético.

 

E a NASCAR foi se despedir do interessantíssimo traçado misto criado no oval de Charlotte, já que pelo jeito a pista sai do calendário em 2024 e acho pouco provável que volte posteriormente. Foi uma etapa tensa, afinal era a eliminação para a próxima fase dos playoffs. O bicampeão Kyle Busch precisava de uma vitória para conseguir passar para a próxima fase. Liderou 6 das 109 voltas da corrida, e chegou perto: terminou em 3º lugar, atrás do 2º colocado William Byron e do vencedor A. J. Allmendinger, que conquistou sua primeira vitória no ano, na pista, e sua 3ª da carreira na categoria principal. Ty Gibbs chegou em 4º, e Logano fechou o Top-5. O 1º segmento ficou com Tyler Reddick e o 2º com Chase Elliott. Esses passaram para a próxima fase dos playoffs, junto com Truex Jr., Hamlin, Kyle Larson, Buescher (excelente desempenho dele nesse ano), Bell e Blaney.

 

Até a próxima!

 

Alexandre Bianchini

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.