Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Rafael Câmara vence na Áustria, Igor Fraga faz 3 pódios no Japão Porto e Franzoni correm nos EUA PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 10 September 2023 16:33

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos a volta das férias do Fórmula Regional Europeia que fará duas etapas em sequência. Neste retorno as corridas foram disputada no sempre veloz e desafiador Red Bull Ring.

 

Os pilotos brasileiros, aspirantes ao topo da carreira nas categorias mais importantes do automobilismo mundial, Rafael Câmara e Emerson Fittipaldi Jr. precisando fazer boas corridas e no caso do piloto da Prema, continuar tentando se manter no programa de jovens pilotos da Ferrari e vendo seu adversário de equipe sendo promovido diretamente para a FIA Fórmula 2.

 

Nos Estados Unidos, no final de semana de encerramento da temporada da Fórmula Indy, a preliminar, com a Indy NXT teve duas corridas e com as participações de Victor Franzoni, buscando uma nova chance de se firmar na categoria e retomar a trajetória rumo a categoria principal e Francisco ‘Kiko’ Porto, vice campeão da PRO 2000, buscando fazer seu nome para disputar a categoria em uma boa equipe em 2024.

 

Fórmula Regional Europeia

Treinos livres nesta volta das férias da Fórmula Regional Europeia no Red Bull Ring aconteceram na quinta-feira e sexta-feira, com uma sessão em cada um dos dias. Para este final de semana tivemos 32 pilotos inscritos, sendo a baixa o terceiro carro da equipe Sainteloc Racing, Lucas Medina. Com a pista seca e a temperatura amena, mesmo com 32 carros dividindo os pouco mais de 4300 metros, houve oportunidade para que Rafael Câmara conseguisse vier uma volta em 1m26,484s e ser o mais rápido da sessão. Emmo Fittipaldi Jr. foi apenas o P27, com sua melhor volta em 1m27,496s. 26 dos 32 carros ficaram dentro do mesmo segundo.

 

 

Na segunda sessão de treinos livres, as equipes orientaram bastante os pilotos com relação aos limites de pista, visto o enorme número de voltas deletadas por uso indevido do asfalto além das linhas brancas. Nesta segunda sessão, diferente do que normalmente acontece, os tempos de volta pioraram e foram 7 décimos acima dos tempos da manhã. Aparentemente andando com um acerto mais conservador, Rafael Câmara ficou numa discreta P14, com sua volta mais rápida em 1m27,655s, logo atrás de Emmo Fittipaldi Jr. que virou em 1m27,626s. 27 dos 32 pilotos viraram dentro do mesmo segundo do P1, Sami Meguetounif.

 

 

Na manhã do sábado tivemos o treino classificatório para a corrida que seria disputada na parte da tarde. Rafael Câmara, que foi o mais rápido em um dos treinos livres precisava repetir a performance no treino de classificação para conseguir uma posição de largada que desse a ele chances de vencer. Emmo Fittipaldi Jr. precisava buscar melhorar seu tempo de volta para conseguir chances de pontuar.

 

O grupo A foi o primeiro a ir para a pista e os dois brasileiros, Rafael Câmara e Emmo Fittipaldi Jr. estavam nele. A temperatura do ar estava amena, com 18°C e a pista estava seca, com pouco menos de 30°C, sem chances de chuva. Como de costume os pilotos foram aquecendo os pneus com tranquilidade nos primeiros minutos e primeiras voltas, lembrando que usar o vácuo para ter mais velocidade nas retas costumam dar uma boa vantagem, mas os pilotos precisavam ter muita atenção aos limites de pista.

 

 

Na segunda metade do treino os pilotos começaram a virar voltas efetivamente rápidas e seguindo Kimi Antonelli, o brasileiro da Prema marcou 1m26,806s, indo para a P1 provisória. Emmo Fittipaldi Jr. era o P12 provisório com 1m27,668s. Na segunda passagem Rafael Câmara melhorou seu tempo para 1m26,434s e Emmo Fittipaldi Jr. foi para 1m27,232s, mas caiu para a P13.

 

 

Em uma terceira volta o Brasileiro cegou a marcar 1m26,128s antes de todos fazerem uma volta para resfriarem os pneus e fazerem uma última tentativa nos segundos finais. Emmo Fittipaldi Jr. vinha numa volta para entrar na casa de 1m26s, mas escapou na curva 5 e colocou duas rodas na brita estragando a volta. Rafael Câmara tinha a P1, mas abriu uma volta a 15s do final, mas travou rodas e abortou a volta. Ainda assim, foi o mais rápido do Grupo A. Como ninguém o superou no Grupo B, ele ficou com a Pole Position. Emmo Fittipaldi Jr. conseguiu uma volta final de 1m26,921s, mas ficou com a P13 no Grupo A.

 

Na parte da tarde era chegada a hora da corrida e Rafael Câmara largava na pole position com a dura missão de largar bem e se manter a salvo dos ataques que o vácuo proporciona em três longas retas. Emmo Fittipaldi Jr. largava na P27 e precisaria operar um milagre para chegar entre os 10 primeiros e marcar algum ponto. O sol estava forte, mas a temperatura não estava alta. Não havia nenhuma chance de chuva durante a corrida.

 

 

Após a volta de apresentação os carros voltaram às suas posições no grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, Rafael Câmara largou muito bem, deixou Anessandro Giusti enrolado com Tim Tramnitz brigando pela P2 e conseguiu espaço para não ser atacado enquanto seus perseguidores brigavam entre si. Muita gente escapou nas curvas (as com asfalto e as com brita) no meio do pelotão. Emmo Fittipaldi Jr. ganhou duas posições na primeira volta subindo para a P25.

 

 

Enquanto Tramnitz e Giusti brigavam, Rafael Câmara abria vantagem e em duas voltas ela passava dos 2s. Da P2 para trás as disputas eram intensas e os carros estavam todos muito próximos. Correndo sem pressão, Rafael Câmara abriu 2,4s para Alessandro Giusti. Os demais estavam separados por menos de 1s, uns dos outros. Marcus Amand escapou da pista, sujou os pneus e Emmo Fittipaldi Jr. tomou a P24. Estava difícil ganhar posições com todos no mesmo ritmo.

 

 

Com um terço de prova (e milagrosamente sem bandeiras amarelas), Alessandro Giusti desgarrou de Tim Tramnitz, mas não conseguia se aproximar de Rafael Câmara. Na volta 8 Emmo Fittipaldi Jr. deu uma escapada de pista e perdeu muito tempo e posições, caindo para a P32 e 9s atrás de Giovanni Maschio. Com metade da corrida disputada, Rafael Câmara mantinha 2,6s de vantagem para Alessandro Giusti e a briga pela P3 estava muito distante.

 

 

No terço final de prova a diferença de Rafael Câmara para Alessandro Giusti começou a cair décimo a décimo. Emmo Fittipaldi ia buscando chegar novamente no pelotão, mas a aproximação era lenta. Ainda assim, o brasileiro começou a forçar o ritmo para tentar impedir um ataque nas voltas finais e voltou a colocar mais de 2s de vantagem. Emmo Fittipaldi Jr. tirou 8s da diferença para o pelotão, mostrando velocidade, mas isso não o tirou da P32. Rafael Câmara fez bonito e venceu de ponta a ponta, colocando a bandeira do Brasil no alto do Pódio.

 

 

Na manhã do domingo tivemos o treino classificatório da sétima etapa da Fórmula Regional Europeia e o Grupo B foi o primeiro a ir para a pista, sem os pilotos brasileiros. O mais rápido do grupo foi Alessandro Giusti, com 1m26,688s. Estava mais frio no domingo do que no sábado e se a temperatura do ar estava em 14°C, a da pista era de apenas 18°C, o que poderia dar uma vantagem para o Grupo A, que sairia a seguir.

 

Após um pequeno atraso, os pilotos da segunda parte do treino teve início com os 15 minutos para os pilotos buscarem suas melhores voltas e os dois carros da Sainteloc Racing estavam puxando a fila no processo de aquecimento dos pneus, mas não demorou para os outros competidores passarem por Emmo Fittipaldi Jr. Rafael Câmara, pole position e vencedor no sábado não se posicionou atrás de Kimi Antonelli desta vez.

 

 

Kimi Antonelli puxava a fila e todos queriam seu vácuo na segunda metade do treino onde foram buscar as voltas rápidas. Rafael Câmara estava mais no final da fila e a rodada e batida de Maya Weug interrompeu o treino com 6m41s para o final e isso impediu que qualquer piloto marcasse uma volta rápida, além de transformar os minutos restantes numa busca insana pela volta de classificação

 

Quando liberaram a saída dos boxes começou a corrida contra o tempo. Era preciso recondicionar os pneus, o que não seria simples, e tentar fazer pelo menos duas ou três voltas rápidas. Emmo Fittipaldi Jr. estava à frente de Rafael Câmara e isso podia atrapalha-lo em fazer o melhor. A primeira passagem do brasileiro da Prema foi em 1m27,921s. A segunda passagem foi em 1m27,075s, o que o deixava na P3. Emmo Fittipaldi Jr. tinha a P12 provisória com 1m27,735s.

 

 

Faltando 1 minuto e meio para o final do treino Rafael Câmara estava mal posicionado na pista para tentar uma volta rápida mais limpa. Ele continuava atrás de Emmo Fittipaldi Jr e depois de uma volta para recondicionar os pneus, com o cronômetro já zerado, Rafael Câmara tentou, mas não conseguiu melhorar e ficou com um enorme prejuízo, pois teria que largar da sexta fila. Emmo Fittipaldi Jr. melhorou seu tempo, indo para 1,27,530s, mas continuou na P12 do grupo.

 

No domingo tivemos a corrida 2 do final de semana, encerrando a temporada, e diferente do que nós, brasileiros esperaríamos antes da largada no dia anterior, as perspectivas eram de uma corrida muito difícil para nossos pilotos. A temperatura estava alta, no ar e no asfalto, o que exigiria mais de carros, pneus e pilotos. Rafael Câmara largando na P10, beneficiado por punições a Tom Lebbon e Maceo Capietto, precisaria fazer uma corrida e Emmo Fittipaldi Jr. que largava na P24 teria que fazer o quase impossível para chegar aos pontos.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos retornaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas para os 30 minutos +1 volta, dois pilotos ficaram parados em um primeiro momento no grid e Rafael Câmara pulou inicialmente para P8, foi espremido e tocado na curva 2, caindo para a P18. Largada ruim também para Emmo Fittipaldi Jr. que caiu para P29. Marcus Amand, parado com o carro avariado, provocou a entrada do safety car.

 

Os danos no carro de Rafael Câmara foram maiores do que inicialmente se mostraram e o brasileiro recolheu para os boxes. Na relargada, Emmo Fittipaldi recuperou duas posições e herdou a posição de Rafael Câmara, subindo para a P26. Assim como na corrida do sábado, o ritmo dos carros era muito similar. Jesse Carrasquedo superou Emmo Fittipaldi Jr. na volta 5 e o brasileiro caiu para a P27, mas na volta seguinte voltou à P26 com os problemas de Alexander Provost. Na volta seguinte, recuperou a posição de Jesse Carrasquedo e superou Niels Koolen, indo para a P24. Ainda ultrapassou William Karlsson e era o P23 na abertura da volta 8.

 

 

Na metade da corrida, na volta 9, passou Ivan Rlymenko e assumiu a P22. Na Volta 11 superou Giovanni Maschio e era o P21. A distância para o P20, Levente Revesz, era de 1,7s r com o rendimento dos carros muito próximos, era difícil buscar a diferença nos 10 minutos finais de corrida, Levente Revesz superou Matias Zagazeta e Emmo Fittipaldi Jr. também o superou, subindo para a P20 a 4 minutos do fim e se aproximou de Levente Revesz, mas não conseguiu superá-lo. A etapa terminou com Rafael Câmara na P4 no campeonato, com 122 pontos. Emmo Fittipaldi Jr. ainda sem pontos, era o P28. A etapa seguinte será em Monza, no próximo final de semana.

 

Indy NXT

No sábado tivemos a primeira das duas corridas da Indy NXT em Laguna Seca e com os brasileiros Victor Franzoni largando na P7 e Kiko Porto na P20. A categoria não tem transmissão ao vivo pelo youtube, apenas por canais pagos de streaming ou on demand. Já na primeira volta Kiko Porto veio escalando o pelotão e fechou a primeira volta na P16. Victor Franzoni, na Juncos Racing, era o P5.

 

 

Na altura da volta 15 Victor Franzoni era o P4, com 3s de desvantagem para Danial Frost enquanto Kiko Porto também avançava, com seu carro branco, sem patrocínios além do seu patrocinador local no Brasil, ocupando a P14. Na volta 18 Louis Foster bateu e provocou a entrada do safety car. Kiko Porto ganhava uma posição e o pelotão estava todo agrupado e na relargada Kiko Porto foi tocado e tirado da corrida após um toque de Francesco Pizzi.

 

 

Nova bandeira amarela e na relargada Victor Franzoni manteve a P4, mas não parecia ter ritmo para buscar Danial Frost. Não demorou muito para termos uma terceira entrada do safety car na pista e na terceira relargada o brasileiro foi surpreendido por Kyffin Simpson e ficando na farofa da curva de entrada da reta, caiu para P6, também superado por Matthew Brabham. A duas voltas do final, Jamie Chadwick e Nolan Siegel se tocaram provocando uma nova bandeira amarela e acabando com a disputa.

 

 

No domingo tivemos a segunda corrida da Indy NXT e Kiko Porto, mesmo largando no final do grid foi escalando o pelotão. Victor Franzoni também largou no final do grid e os dois brasileiros ocupavam a P16 e P17 respectivamente. Degrau a degrau eles foram subindo na volta 12 Kiko Porto era o P12 e Victor Franzoni o P13. Mas pouco depois o carro de Victor Franzoni perdeu rendimento depois de uma escapada de pista, ele foi superado por Jamie Chadwick.

 

 

Kiko Porto vinha no pelotão que brigava pela P7 enquanto Victor Franzoni tinha caído para a P15. Kiko Porto subiu para a P11 com a bandeira preta dada para Simpson, mesmo sem conseguir superar os adversários à sua frente, mostrou um bom ritmo de corrida por uma equipe modesta, mostrando que, se tiver em uma equipe com potencial, pode fazer uma boa temporada em 2024. Victor Franzoni é um talento nato e também corre atrás de patrocínio para ter uma equipe para correr em 2024.

 

Super Fórmula Jr.

No Japão, em mais uma etapa do campeonato local dos monopostos, Igor Fraga, um dos mais talentosos pilotos desta atual geração, mas que sempre sofreu com a falta de patrocínio voltou a subir ao pódio na rodada tripla disputada neste final de semana em Okayama. Foram três corridas que o brasileiro terminou na P2 e estava na P4 no campeonato, restando uma rodada tripla para o final da temporada.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Sunday, 10 September 2023 21:59 )