Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
WRC Acrópolis: Rovanperä faz uma corrida dos Deuses e vence de forma avassaladora PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 10 September 2023 06:15

Chegamos!

 

O campeonato que parecia encaminhar-se para uma definição precoce como foi em 2023, depois do abandono do campeão e líder do campeonato, Kalle Rovanperä, e dos 30 pontos conquistados por Elfyn Evans, encurtando a diferença entre os dois pilotos da Toyota Gazoo Racing, o campeonato está em aberto antes de iniciar a 10ª etapa das 13 do campeonato.

 

Famoso pelas suas exigentes pistas rochosas situadas nas montanhas a norte de Atenas e pelas suas condições tradicionalmente escaldantes de meados do verão, o “Rally dos Deuses” mantém o seu estimado estatuto de clássico do WRC desde a sua criação em 1973. No entanto, chuvas sem precedentes ao longo desta semana cobriram as etapas com uma espessa camada de lama, apresentando um desafio extraordinário para todos os envolvidos. No entanto, todos os esforços concebíveis estão sendo feitos para garantir que o evento prossiga conforme planejado e na íntegra.

 

História

O Rally da Acrópole foi realizado pela primeira vez em 1953 e foi membro fundador do Campeonato Mundial de Rally da FIA em 1973. Na década de 1970, compreendia regularmente mais de 50 etapas e 850 quilômetros competitivos.

Exceto 1974, quando foi cancelado devido à crise do petróleo, e 1995, quando era apenas uma rodada da Copa FIA de Dois Litros, permaneceu na série até 2010. Retornou em 2011, mas foi retirado do WRC no final de 2013, após o qual se tornou uma rodada do Campeonato Europeu. 

Em 2005, a Acrópole foi eleita o Rally do Ano após uma etapa superespecial de enorme sucesso num Estádio Olímpico lotado em Atenas.

Colin McRae é o mestre da Acrópole com cinco vitórias entre 1996 e 2002. Ele venceu duas vezes em um Subaru Impreza antes de um hat-trick de vitórias em 2000 em um Ford Focus.

Outros vencedores incluem os ex-campeões mundiais Walter Röhrl, Björn Waldegård, Ari Vatanen, Miki Biasion, Juha Kankkunen, Carlos Sainz e Sébastien Loeb.

A Ford lidera a lista de honra dos fabricantes com 13 vitórias.

 

 

Desafio

Estradas duras e altas temperaturas exigem um gerenciamento cuidadoso de pneus e carros.

As condições são especialmente complicadas em etapas repetidas, quando as rochas e o leito rochoso desenterrados durante a primeira passagem podem ser especialmente prejudiciais.

Evite problemas mecânicos. Uma primeira etapa sem serviço e longas sessões de manhã e tarde no sábado significam que problemas técnicos serão severamente punidos.

 

 

Especificações do carro

Suspensão de cascalho.

Proteção adicional pode ser instalada para proteger os carros das estradas difíceis.

Os motoristas podem aumentar a altura do percurso para se protegerem contra estradas repletas de pedras durante a segunda passagem das etapas.

Os pneus Scorpion de composto duro da Pirelli serão a escolha do modelo, mas borracha de composto macio também está disponível. Cada equipe do Rally1 terá no máximo 28 pneus para a prova, incluindo shakedown.

 

 

Parque de serviços

Localizado na Feira Nacional de Lamia, no centro da Grécia, 220 km ao norte de Atenas.

 

Shakedown cancelado

A Grécia foi submetida a inundações repentinas esta semana, depois de receber chuvas recordes, cortesia da tempestade Daniel. No domingo passado, as equipes do WRC receberam um alerta de mau tempo sobre a aproximação da tempestade. A tempestade atingiu Lamia, cidade anfitriã do Rally da Acrópole, o que resultou na inundação de várias estradas ao redor do parque de serviços. O diretor do evento de rally, Pavlos Athanassoulas, disse ao Motorsport.com que durante as últimas 48 horas a tempestade resultou na “maior queda de água na história da Grécia”.

 

As equipes do WRC conseguiram reconhecer as etapas apesar das condições, embora com um calendário truncado e interrompido. O reconhecimento das etapas 7 a 10 (Pavliani), no entanto, foi encerrado prematuramente para algumas equipes na noite de quarta-feira devido ao enfraquecimento da luz e à chuva que impôs restrições ao tráfego na cidade.

 

 

A interrupção no cronograma de reconhecimentos resultou na redução do shakedown para um mínimo de uma corrida para as equipes do Rally1, com shakedown opcional para outros competidores, antes de um pedido ser feito na noite de quarta-feira para abandonar completamente o shakedown de quinta-feira (Lamia 3,2 km).

 

A programação do domingo que termina com o Power Stage (Etapa 15, Grammeni, 19,77 km) também foi encurtada em 10 quilômetros devido aos efeitos da tempestade. As previsões meteorológicas atuais prevêem uma grande chance de chuva na quarta, quinta e sexta-feira, antes que as condições quentes e secas mais tradicionais do Rally da Acrópole assumam o controle a partir de sábado.

 

 

Os responsáveis do rally continuaram a monitorizar o tempo para garantir a segurança dos pilotos, equipas, organizadores e espectadores, mas Athanassoulas estava confiante de que o rally iria prosseguir.

 

Quinta-feira

Após o cancelamento do Shakedown na parte da manhã da quinta-feira, pilotos e equipes foram para a etapa festiva de abertura com um circuito pequeno e um espetáculo na região de Acrópole, em Atenas. Kalle Rovanperä liderou o EKO Acropolis Rally Grécia na noite de quinta-feira, depois de vencer a super especial lotada de fãs na capital Grega.

 

 

Ao volante de seu Toyota Yaris, o finlandês superou o rival da Hyundai, Esapekka Lappi, por apenas um décimo de segundo no EKO Super Special Stage, em asfalto, disputado pela primeira vez nesta edição do 70º aniversário do Acropolis Rally Grécia. A pilotagem agressiva de Kalle Rovanperä nessa abertura mostrou que o líder da classificação do campeonato com 25 pontos antes do início desta etapa demonstrava que ele estava determinado a se recuperar da queda dramática que o excluiu da etapa em seu país.

 

Apesar do shakedown desta quinta-feira de ter sido cancelado devido ao mau tempo que afetou a Grécia esta semana, as condições meteorológicas estão melhorando, mas os níveis de aderência nos estágios de estrada de terra da sexta-feira continuarão a ser extremamente desafiantes.

 

 

Menos de um segundo separou as cinco equipes líderes, mas foi Thierry Neuville, conduzindo um i20 N idêntico ao de Lappi, quem ocupou o último lugar do pódio provisório. O companheiro de equipe Dani Sordo ficou 0.1s atrás, enquanto Ott Tänak, da M-Sport Ford, completou os cinco primeiros.

 

Sexta-feira

Um dos maiores desafios desta edição do WRC EKO Acropolis Rally – as pesadas chuvas que assoaram a Grécia nos últimos dias – deu uma trégua para equipes, pilotos e navegadores, proporcionando um nível de disputa mais elevado. Isso permitiu uma juta neste primeiro dia de competição pura entre dois antigos opositores: Thierry Neuville e Sébastien Ogier nesta sexta-feira na Grécia.

 

 

Thierry Neuville manteve Sébastien Ogier afastado para liderar o EKO Acropolis Rally Grécia na noite de sexta-feira - superando um drama técnico tardio no processo. Apenas 2.8s separaram os dois competidores após o primeiro dia completo de competição na 70ª edição da lendária Acrópole. Apesar de vencer apenas um dos cinco exaustivos estágios em estradas de cascalho, Neuville liderou do início ao fim.

 

O piloto belga, em seu Hyundai i20 N, ultrapassou o líder da etapa de abertura na noite anterior, Kalle Rovanperä, ao ser o mais rápido na abertura de Loutraki e conseguiu uma vantagem de 7.4s sobre o rival da Toyota, Ogier, na fase final em Elatia. Mas o seu trabalho árduo foi quase em vão, pois um problema mecânico, suspeito de estar relacionado com a transmissão, atrapalhou-o durante a explosão de 28,32 km.

 

Sébastien Ogier, de volta à ação pela primeira vez desde junho, estava pronto para roubar a liderança no estágio final, mas só conseguiu recuperar 5.0s depois que galhos baixos de árvores cortaram a asa traseira de seu Toyota Yaris. Ele acreditava que a estratégia de pneus seria fundamental na difícil etapa de sábado, que conta com mais de 140 km de competição.

 

 

Kalle Rovanperä conquistou uma vitória na etapa enquanto o rally avançava pelo país após o início espetacular de quinta-feira em Atenas. Abrindo a estrada, ele foi prejudicado por ter que “limpar as estradas” e fazer um trilho entre as pedras soltas na superfície seca e a consequência desta tarefa inglória o fez ficar atrás do colega da Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier, por 25.5s no final do dia.

 

Apenas 5.5s atrás dele estava Elfyn Evans, que lutou para causar impacto, apesar desta etapa do campeonato ser crucial na sua tentativa de alcançar o líder da tabela de pontos, Kalle Rovanperä. Um furo lento na especial 2 causou ao galês uma pequena perda de tempo e ele, tal como o companheiro de equipe Ogier, também perdeu uma asa traseira na final.

 

Evans ultrapassou Esapekka Lappi em Elatia para reivindicar o quarto lugar geral por 1.1s, este último forçado a errar por excesso de cautela depois de cuidar de um vazamento de água em seu Hyundai durante grande parte da tarde. Uma parada na etapa final fez com que Dani Sordo, pilotando um Hyundai i20 N, caísse do quinto para o sétimo, mas as frustrações do espanhol não foram nada comparadas com as de Ott Tänak, que ficou em nono atrás de Nikolay Gryazin em um Ford Puma M-Sport.

 

 

Ott Tänak saiu da zona de montagem de pneus do meio da perna 22 minutos atrasado após reparar uma falha técnica, incorrendo em uma penalidade de 3 minutos e 40 segundos. Ele relatou que o problema é semelhante ao que descartou seu colega Pierre-Louis Loubet, que se aposentou antes da primeira etapa do dia alegando “problemas de temperatura”. No entanto, houve pelo menos alguns aspectos positivos que o estónio poderia tirar daquele dia, já que venceu duas especiais.

 

Yohan Rossel liderou a tabela de classificação do WRC2 e completou o top 10 num Citroën C3 Rally2. O francês herdou a posição no final do dia, após Adrien Fourmaux, antigo líder da categoria, parar para trocar um volante. A meteorologia não previa chuva para o sábado e a competição deveria continuar em alto nível

 

Sábado

O sábado foi simplesmente dramático no WRC EKO Acropolis Rally. Poupados das chuvas torrenciais que criaram um verdadeiro colapso no território grego, o sol brilhou, secou as trilhas e permitiu que os pilotos e navegadores tirassem o máximo dos carros. Uma luta furiosa pela manhã tornou-se uma questão de sobrevivência esta tarde, já que o calor e as estradas repletas de pedras causaram um grande impacto nesta 10ª etapa da temporada do Campeonato do Mundo de Rallyes da FIA.

 

 

Thierry Neuville estava com 10.9s de vantagem quando atingiu um buraco marginal à trilha e quebrou a suspensão dianteira direita de seu Hyundai i20 N na primeira etapa do circuito da tarde. Ele estava atrás do líder do campeonato Rovanperä por 36 pontos na abertura desta 10ª rodada de 13. Seu abandono deixou Ogier no controle, mas o francês, que entrou na etapa final de Eleftherohori 12.4s à frente do companheiro de equipa Rovanperä, bateu numa pedra que destruiu a suspensão traseira esquerda do seu Toyota Yaris. Ele abandonou no trecho final da estrada, enquanto Rovanperä subia ao topo.

 

 

E houve drama para mais competidores quando o adversário mais próximo de Rovanperä no campeonato, Elfyn Evans, mancou até o final da ES9 no modo EV quando seu Toyota começou a superaquecer. Tendo caído para quinto, o galês subiu de novo na ordem, apenas para ser rebaixado para terceiro por Daniel Sordo no estágio final. O piloto espanhol da Hyundai terminou a etapa de abertura de sexta-feira em sétimo, mas subiu na ordem quando aqueles ao seu redor tiveram problemas, e 4.1s dividiram a dupla no pódio no final do dia, mas ele tinha mais de 2 minutos de desvantagem para o líder.

 

Apesar de ter 3 minutos e 40 segundos de penalidade por ter saído atrasado da zona de montagem de pneus de sexta-feira, o piloto da M-Sport Ford Puma, Tänak, fez uma corrida limpa em comparação com seus rivais e subiu do nono para o quarto lugar, ultrapassando o quinto e sexto colocados Esapekka Lappi e Takamoto Katsuta no processo.

 

 

Uma falha na transmissão deixou o Hyundai de Esapekka Lappi com apenas tração traseira, enquanto uma corrida difícil pelo Karoutes 2 viu Takamoto Katsuta parar duas vezes para realizar trocas de rodas em seu GR Yaris. Com tudo o que aconteceu neste dramático sábado, Kalle Rovanperä está a caminho de uma vitória notável no EKO Acropolis Rally Grécia, depois que a penúltima etapa brutal de sábado forçou os colegas desafiantes Thierry Neuville e Sébastien Ogier a abandonarem.

 

O jovem finlandês de 22 anos iniciará a etapa final com uma vantagem de mais de dois minutos sobre Sordo, da Hyundai Motorsport Dani. A vitória no domingo o deixaria mais perto de conquistar títulos mundiais consecutivos. Os corredores do WRC2 compunham o restante da tabela de classificação, e foi o norueguês Andreas Mikkelsen quem liderou a categoria de apoio após uma impressionante recuperação em um Škoda Fabia RS Rally2. Gus Greensmith foi oitavo na geral, enquanto Yohan Rossel e Grégoire Munster completaram o top 10.

 

 

A final de domingo totaliza 42,37 km a noroeste de Lamia e começa com o clássico teste de Tarzan. Corridas duplas de Grammeni completam o evento, a última das quais forma o Wolf Power Stage, onde pontos de bônus estão disponíveis.

 

Domingo 

Com uma vantagem gigantesca sobre o segundo colocado, Kalle Rovanpera saiu do hotel mais despreocupado do que nunca com a situação nesta que era a 10ª etapa do campeonato de 2023. O jovem de 22 anos parecia pronto para subir ao pódio nesta 10ª jornada, mas viu-se no topo da classificação por mais de dois minutos após a penúltima etapa de sábado, quando os antigos líderes Thierry Neuville e Sébastien Ogier se retiraram.

 

 

Ambos foram marginalizados pelas implacáveis estradas montanhosas rochosas do centro da Grécia, com o Hyundai i20 N de Neuville sofrendo danos na suspensão dianteira antes de Ogier, dirigindo um Toyota GR Yaris semelhante ao de Rovanperä, parar após a ES12 com falha na suspensão traseira após bater em uma pedra.

 

Rovanperä pôde relaxar durante a final de três etapas de domingo e selou um fim de semana quase perfeito com o máximo de cinco pontos de bônus por vencer o Wolf Power Stage. Ele superou o companheiro de equipe Elfyn Evans, seu adversário mais próximo no campeonato, por 1min 31.7s no final e ampliou seus pontos sobre o galês para 33 com três rodadas restantes.

 

 

Elfyn Evans perdeu mais de um minuto no sábado como resultado do superaquecimento de seu Toyota, mas lutou para terminar em segundo lugar depois de lutar com Dani Sordo, da Hyundai, até a última etapa. O Espanhol manteve a vantagem durante a noite, mas uma passagem lenta por Tarzan custou-lhe a posição. O espanhol, que disputou o seu primeiro rally desde o Quénia, em Junho, perdeu por apenas 4.2s após quatro dias de competição.

 

Ott Tänak sofreu 3min e 40seg em penalidades de tempo quando uma falha na bomba de água o fez chegar atrasado à zona de montagem de pneus na sexta-feira. Mas o piloto do M-Sport Ford desfrutou de uma corrida relativamente limpa a partir de então e subiu para um impressionante quarto lugar, embora a mais de quatro minutos da liderança.

 

 

Esapekka Lappi foi quinto em um Hyundai, à frente do sexto colocado Takamoto Katsuta, enquanto Andreas Mikkelsen ultrapassou Gus Greensmith na penúltima etapa para vencer a categoria WRC2. Ao fazer isso, o norueguês ficou 16 pontos à frente do rival do campeonato Yohan Rossel, que terminou em nono lugar geral, enquanto Ogier completou a tabela de classificação.

 

 

O campeonato segue para a América do Sul no final deste mês para a 11ª rodada. O Rally Chile Bio Bío retorna ao calendário do WRC de 28 de setembro a 1º de outubro. O encontro em estrada de cascalho acontece em Concepción.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

 

 

Last Updated ( Sunday, 10 September 2023 17:50 )