Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Na coluna do final de semana do dia dos pais, vamos falar do futuro da Stock Car PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 14 August 2023 23:26

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana do dia dos pais deu uma mordomia toda especial para o Ogro do Cerrado. Meu moleque cuidou da churrasqueira, minha moleca fez uma sobremesa nota 10 e D. Patroa nunca deixava o balde de gelo com as garrafas de litrões puro malte ficar vazio.

 

As corrida nos Estados Unidos são assunto para o meu camarada e grande colunista aqui do site, Alexandre Gargamel, que todas as segundas-feiras dá seu show de competência, mesmo quando as corridas são uma porcaria (o advérbio não era bem esse...) Mas, claro, teve corrida em diversos regionais pelo Brasil, só que não dá pra cobrir tudo, ainda mais, de graça!

 

O que não vai sair de graça, muito pelo contrário, vai ser esse novo carro da Stock Car que será usado a partir de 2025. Depois do investimento em deixar o carro com o monobloco dos carros de rua e termos mais lataria e menos fibra, abandonando os chassi tubulares produzidos pela família Giaffone, eis que voltaremos ao carro com este tipo de arranjo e sendo “coberto por uma bolha”, que deve ficar parecido com um carro de rua. Aí entra o primeiro problema: as montadores envolvidas – Chevrolet e Toyota – usam os modelos Cruze e Corolla (carros da mesma faixa de público de mercado), só que a Chevrolet tirou o Cruze de linha – no mundo – em 2021 e aqui no Brasil ele para de ser lançado este ano, com o fechamento da linha de montagem na Argentina. Se forem usar outro sedã, vai ter que ser o Ônix, mas isso vai forçar a Toyota a usar o Yaris em lugar do Corolla para continuarem com modelos dentro da mesma faixa de preço e público? Ninguém respondeu até agora!

 

 

Estão pegando pesado no campo da tecnologia, com D. Corleone reunindo diversas empresas especializadas no setor automobilístico, em grande parte brasileiras, e noticiando um investimento de 85 milhões de reais para tirar o projeto do papel (adivinha quem vai pagar a conta?). A coisa da tecnologia é de primeira, com um sistema de conectividade produzido pela Qualcomm Snapdragon, com 5G de velocidade, que oferece a sensorização de diversos sistemas do veículo. O chassi Tubular está sendo desenvolvido pela ArcelorMittal, o câmbio continua sendo o importado Xtrac, mas o problema vem no motor.

 

“Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...), vão trocar os V-Oitão!!! No lugar eles vão colocar um motorzinho de 2,1 litros, turbo, 4 cilindros que mesmo gerando 500 cv, vai acabar soando como um silvo de gaita! Aí vão tentar criar algum meio artificial para “criar um ronco de motor” e não espantar ainda mais o público, que mesmo em Interlagos, exceção feita as arquibancadas cobertas (que são das “torcidas organizadas”, “parceiros comerciais” e “ações promocionais”), a parte da arquibancada cimento duro e puro mal ocupa 100 metros lineares. Para a próxima corrida em goiânia estão fazendo “combo de ingresso” Se 4 amigos comprarem um combo para ficar ali no matão baixo, mesmo em frente ao ponto de largada, os ambos vão pagar apenas 140 reais (35 reais por pessoa). Enquanto isso, a Fórmula Truck (a de verdade, não a Usurpadora) continua crescendo e aumentando seu público etapa após etapa, com corridas muito raiz.

 

 

D. Corleone diz que quer colocar 4 montadoras no campeonato para deixar a disputa mais interessante. Resta saber quem vai topar entrar nessa de colocar a cara a tapa (mesmo não sendo seu carro, mas uma bolha) e preparar um motor como a Chevrolet e a Toyota estão montando, com seus Audace Tech Chevrolet ou Audace Tech Toyota que vão gerar 500 cv para um carro que vai ficar quase 300 Kg mais leve e com os pilotos sem juízo que temos, tomara que a gaiola seja mesmo forte. Minha preocupação com o silvo de gaita tem fundamento. Desde que colocaram esses motores turbos na Fórmula 1, o ronco virou assovio e andaram tentando uns recursos alternativos para aumentar o som produzido pelos carros.

 

Como a gente não manda em nada e só pode esperar pra ver, vamos esperar pra ver se aparecem as tais outras duas montadoras, para ver se os motores vão berrar ou deixar a gente berrando de raiva na arquibancada. Este ano temos 31 carros no grid. Vamos ver quantos serão em 2025, mas o mais importante será ver como os pilotos vão lidar com a relação peso x potência que esses carros terão. Não morrendo ninguém, ficaremos no lucro.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- O Mestre dos Magos estava inspirado nos comentários da Fórmula indy que assisti nos Canais do Pateta, junto com o Barbicha e o Tigrinho.

- Já no domingo, bendito link para assistir as corridas com imagem e som dos EUA e não ter que aturar o dublê de comentarista Pária que a Band mantém na folha de pagamento.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.