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Uma boa estreia de Kiko Porto na Indy NXT e Nicolas Giaffone com o título da Jr. na mão PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 13 August 2023 18:36

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse período de “férias de verão” do automobilismo pela Europa, achei que iria ficar algumas semanas sem escrever para vocês, mas além de algumas novidades, confesso que bateu uma saudade dos finais de semana quase sem dormir preparando meus textões.

 

Mas além de ação nas pistas, com Kiko Porto estreando na Indy NXT, antiga Indy Lights – que também tem de volta o ótimo Victor Franzoni, que já correu na categoria e tem talento suficiente para estar na categoria principal – resolvi quebrar as férias da Europa no meio para “ir aos Estados Unidos e contar o que esteve rolando nas pistas da terra do Tio Sam, onde além da Indy NXT no circuito misto de Indianápolis, Nicolas Giaffone foi disputar uma rodada tripla da USF2000Jr com chances de terminar o final de semana com o título antecipado da categoria.

 

Indy NXT

O circuito misto de Indianápolis foi o palco da estreia de Kiko Porto na Indy NXT. Uma corrida que, penso eu, assim com será a etapa de Laguna Seca, a próxima corrida do piloto natural de Recife-PE, é um primeiro contato e uma chance para o piloto brasileiro conseguir um lugar na categoria de acesso imediato à Fórmula Indy, que a partir de 2024, assim como a Fórmula 1, não terá mais pilotos titulares disputando o campeonato.

 

 

Correndo por uma equipe pequena, evidentemente como piloto pagante, com um carro que carregava apenas o patrocínio de seu apoiador no Brasil, o piloto brasileiro tinha que mostrar serviço logo de cara e foi o que ele fez! Com o carro da equipe Cape Motorsports, conseguiu uma surpreendente sétima posição no único treino livre no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway e no treino classificatório (de apenas 8 minutos) o vice-líder da USF Pro 2000 conseguiu um lugar na sétima fila, com a P13.

 

 

Na corrida, disputada na tarde da sexta-feira, Kiko Porto largou bem e ganhou uma posição logo no início. Ele manteve um ritmo consistente e andava próximo aos carros da frente. Depois de ganhar mais uma posição, nas voltas finais ele fez uma ultrapassagem dupla aproveitando-se do enrosco dos competidores à sua frente e subiu para a P9. Estando a 3s do P8, Josh Pierson, não havia mais tempo para alcança-lo até a bandeirada final na volta 25. Um grande resultado para sua estreia e, infelizmente, em contraste com o acidente que tirou Victor Franzoni a corrida ainda na volta 9.

 

USF2000Jr

Nicolas Giaffone , depois de oscilar bastante nas sessões de treinos livres entre boas e más posições finalizou o treino de classificação que definiu o grid para as corridas da quinta etapa da temporada 2023 da USF Juniors com a P4, vendo seu adversário diteto na disputa do título, Quinn Armstrong fazer a pole position. Lucas Fecuri também oscilou em performance nos treinos e ficou com a P10, com uma corrida a ser disputada no sábado e duas no domingo na rodada tripla.

 

 

O atual líder do campeonato teve uma classificação agitada, com bandeira vermelha e apesar da grande extensão do circuito, no treino decisivo não conseguiu fazer uma volta realmente limpa para conseguir um tempo melhor. Uma vez que o circuito oferece muitas possibilidades de ultrapassagens, a segunda fila não era de todo um mal resultado, assim como a quinta fila para Lucas Fecury, desde que em corrida o desempenho fosse melhor.

 

Na primeira corrida, realizada no sábado, Nicolas Giaffone largou da quarta posição, sofreu um toque logo na primeira volta e com isso caiu da quarta para a 15ª posição na primeira volta. Entretanto, mesmo com uma condição adversa, o piloto da DEForce Racing mostrou ritmo muito forte e conseguiu fazer uma corrida de recuperação, terminando a primeira corrida da rodada tripla com a sexta posição, somando pontos importantes para a sequência do campeonato. Lucas Fecury também teve problemas e também foi vítima de um toque que acabou tirando-o da prova.

 

 

Na manhã do domingo tivemos a corrida 2 da rodada tripla e largou na quinta posição e com um carro bem equilibrado, um ótimo ritmo de corrida e valendo-se dos muitos pontos de ultrapassagem que Road América oferece, conseguiu ir ganhando posições. Na primeira volta, houve uma confusão, e Nic perdeu algumas posições, mas pouco a pouco foi recuperando e conseguiu finalizar a prova no pódio, com uma ótima P2. Melhor ainda, seu adversário direto pelo título foi apenas o 5° colocado. Lucas Fecury, largando da P12, voltou a se envolver em algumas situações complicadas no meio do pelotão e terminou apenas na P14.

 

Na corrida 3, na tarde do domingo, por ter feito a melhor volta na corrida 2, estava largando na pole e logo tomou a ponta na largada, seguido de Max Taylor. Os dois abriram uma pequena vantagem sobre um pelotão compacto que vinha atrás, do 3° ao 12° colocado, onde estava brigando Lucas Fecury, que havia largado na P12. A disputa insana entre eles, com várias trocas de posições, dava tranqüilidade para os dois primeiros, mas não para Nicolas Giaffone, que tinha Max Taylor no seu retrovisor todo o tempo.

 

 

Na última curva, pouco antes de abrirem a penúltima volta, Nicolas Giaffone, que já vinha sob ataques mais fortes na volta anterior, foi surpreendido e perdeu a liderança. Na penúltima volta o brasileiro foi pra cima, buscando a vitória, mas uma bandeira amarela pouco antes de abrirem a volta final, justamente quando o brasileiro colocou o carro de lado com o líder da prova na reta principal, determinou o fim da disputa e Nicolas Giaffone teve que se contentar com outra P2.

 

Mesmo com uma posição que esteve longe do seu potencial, Lucas Fecury, no “perde-ganha” do pelotão da confusão, mesmo tendo feito uma das voltas mais rápidas da prova, terminou na P12. Nesse pelotão que também se deu mal foi o concorrente direto pelo título, Quinn Armstrong, que chegou a estar na P3 no pelotão da insanidade, terminou apenas na P8. Com isso, Nicolas Giaffone vai para a última etapa no COTA, em Austin, com 72 pontos de vantagem sobre Quinn Armistrong e Jack Jeffers. Lucas Fecury é o P8 no campeonato, com 173 pontos.

 

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.