Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Pilotos Brasileiros Mais Próximos da Fórmula 1 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 07 August 2023 23:48

Desde o distante ano de 1968, quando Luiz Pereira Bueno, Ricardo Achcar e Emerson Fittipaldi abriram caminho para os pilotos brasileiros se destacarem em disputas nos campeonatos ingleses das Fórmulas Ford e 3, até hoje não cessaram as tentativas de chegar à Fórmula 1 usando essa receita.

 

A concorrência vem sendo cada vez maior pelo reduzido espaço disponível, onde não é raro chegarmos à proporção de 10 pilotos que atingem o nível da Superlicença para cada vaga disponível. Analisamos a seguir a situação individual de cada um dos pilotos brasileiros que estão mais próximos da Fórmula 1

 

Pietro Fittipaldi, atual piloto reserva da Haas, nasceu em Miami, no dia 25 de junho de 1996, preferiu defender o Brasil e é neto de Emerson Fittipaldi, nosso grande campeão. Depois de conquistar o título de uma das categorias de acesso à Nascar, aos 15 anos de idade, além de se destacar em outras competições, decidiu seguir carreira em monopostos na Europa. Em 2014 foi campeão da Fórmula Renault, ao vencer 10 das 15 etapas do campeonato. Pietro teve passagens destacadas em corridas da Fórmula Indy e Esporte Protótipos e é piloto reserva da Haas desde 2021. Aos 27 anos de idade, podemos afirmar que é um piloto preparado para ser titular da Fórmula 1.

 

Felipe Drugovich nasceu em Maringá, em 23 de maio de 2000. Começou a correr de kart aos 8 anos de idade, competiu nessa modalidade até 2015, inclusive competindo em campeonatos europeus. Em 2016 começou nos monopostos da Fórmula 4 alemã e no ano seguinte foi o terceiro colocado, com 7 vitórias conquistadas. Em 2018 foi campeão da MFR Chalenge com 10 vitórias na temporada. Depois de um ano difícil em 2019 na Fórmula 3, passou para a Fórmula 2 em 2020. Conquistou três vitórias na temporada. Continuou se destacando em 2021 e chegou ao auge em 2022, quando se tornou o campeão absoluto na Fórmula 2, sendo contratado como piloto reserva da Aston Martin para 2023. Aos 22 anos já está pronto para enfrentar desafios maiores.

 

Enzo Fittipaldi nasceu em Miami no dia 18 de julho de 2001. Irmão de Pietro, começou sua carreira no kart nos Estados Unidos, atuando com destaque. Depois de uma experiência bem sucedida nas competições de turismo, passou aos monopostos da Fórmula 4 italiana. Foi tão bem em sua temporada de estreia que gerou u convite para integrar a Academia de pilotos da Ferrari a partir de 2016. No ano de 2018 veio o primeiro título de campeão, na Fórmual 4 italiana, vencendo cinco corridas e outras cinco posições no pódio. Em 2019 foi vice-campeão da Fórmula Regional Europeia. Em novembro de 2021 Enzo estreou na Fórmula 2, mas ficou afastado por causa de um acidente, em que quebrou o tornozelo. Foi oitavo colocado no ano de 2022 e fechou com a Red Bull um contrato visando a Fórmula 2 em 2023. No presente ano já venceu sua primeira corrida na Fórmula 2, em Spa, e deverá fechar sua preparação para a Fórmula 1 no final de 2024.

 

Gabriel Bortoleto nasceu em 14 de outubro de 2004 em São Paulo. Começou a correr de kart aos 7 anos de idade, conquistando os títulos de campeão e vice-campeão brasileiro e campeão paulista. Passou a residir na Europa para dar continuidade à carreira. Ainda no kart, em 2018 foi terceiro colocado no mundial e europeu. Foi campeão sueco de kart. Em 2020 começou a competir com os monopostos da Fórmula 4 italiana. Na primeira temporada já conquistou uma vitória e outros quatro pódios. Em 2021 assinou com a FA Racing, equipe de Fernando Alonso na Fórmula Regional Européia (FRECA). Com resultados satisfatórios, a relação com Alonso se estreitou, a ponto do espanhol passar a gerencia a carreira de Gabriel. O ano de 2023 tem sido o melhor da carreira de Gabriel Bortoleto, O brasileiro está liderando com folga o campeonato Fórmula 3 FIA e tem grandes chances de se tornar campeão na última prova do ano. Tem um futuro muito promissor.

 

Caio Collet nasceu em São Paulo, no dia 2 de abril de 2002. Foi hexacampeão paulista e tetracampeão brasileiro de kart, participando também de campeonatos nos Estados Unidos e Europa. Passou a pilotar monopostos em 2018, na Fórmula 4. No campeonato francês foi campeão com sete vitórias e outros seis lugares no pódio. Em 2019 foi para a Fórmula Renault, onde passou a integrar a Renault Sport Academy. Foi o melhor entre os 17 estreantes da categoria. Em 2020, participando da Toyota Racing Series, venceu quinze vezes e foi o sétimo no campeonato. Em 2021 Collet passou a integrara a MP Motorsport para a disputa da Fórmula 3 FIA. Foi um ano de aprendizado, onde desenvolveu a consistência nas disputas, pontuando na maioria das corridas e indo ao pódio duas vezes. Mudou para a equipe Van Amersfoort Racing para a temporada de 2023. Venceu a etapa de Spa, na Bélgica. É uma das principais promessas do Brasil na Fórmula 1.

 

Apresentamos ao leitor as principais promessas entre os brasileiros como futuros integrantes da Fórmula 1. Basta verificar o histórico esportivo dos pilotos para compreender que é preciso estar entre os melhores para, aí sim, lutar por pelo menos uma vaga. Eles ainda competem com grandes pilotos das outras nacionalidades. A nós só resta torcer.

 

Próximo encontro: Grande Prêmio da Holanda, no dia 27 de agosto.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.