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WRC Finlândia: Evans vence, Rovanperä abandona e voltamos a ter disputa pelo título PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 06 August 2023 18:44

Chegamos!

 

O fabuloso cenário dos mil lagos sempre será um objeto de desejo e fantasias há dezenas de anos. frequentemente chamado de “Grande Prêmio de Rallying” ou "Grande Prêmio em Cascular" por causa de suas estradas suaves e rápidas de cascalho.

 

Desde o seu início, é um dos eventos esportivos mais importantes na Finlândia. Nos últimos anos é chamado de Rally Automotivo do WRC Secto Finlândia

 

As estradas de cascalho suaves e deslocadas, enterradas entre florestas e lagos, são caracterizadas por saltos maciços de agitação no estômago. O comício mais rápido no campeonato e o que todo motorista deseja ganhar. Bravura e comprometimento são essenciais aqui mais do que em qualquer outro lugar.

 

 

História do evento

Remonta a 1951, quando foi lançado como um meio de decidir as entradas finlandesas do Rallye Monte-Carlo.

Ele assumiu o nome de 1000 lagos e foi incluído no calendário para o WRC em seu primeiro ano em 1973.

Foi dominado por pilotos finlandeses que venceram 55 das 70 edições. No topo do ‘Hall da Fama’ estão Hannu Mikkola e Marcus Grönholm com sete vitórias.

A edição de 2016 foi a manifestação mais rápida da história do WRC. Kris Meeke venceu a uma velocidade média de 126,62 km/h.

 

 

Desafio

Uma mistura de estradas difíceis e amplas com seções mais restritas mais técnicas.

Acelere do começo ao fim! Por carregar a marca de ter 9 entre 10 dos Rallies mais rápidos do WRC, carrega o título  de Grande Prêmio da Finlândia.

As notas de ritmo devem ser perfeitas. As cristas cegas geralmente escondem cantos e é vital posicionar o carro corretamente antes da decolagem para garantir a velocidade máxima através da curva.

As velocidades são tão altas que as diferenças de tempo são pequenas e há pouca oportunidade de recuperar segundos vitais após um erro.

Um dos comícios mais difíceis para os co-drivers, pois as altas velocidades exigem uma entrega constante e precisa das notas de ritmo.

Dominar os saltos. Se a velocidade estiver muito alta, a aerodinâmica do carro forçará as costas e a frente subirá. A tática é frear antes da decolagem e acelerar o acelerador a todo o salto.

A adaptação de uma manifestação tradicional de verão ao outono, quando as estradas suaves podem oferecer aderência excepcional ou clima úmido, pode trazer condições mais suaves e ásperas.

 

 

Especificação do carro

Suspensão de cascalho.

Os pneus ‘Scorpions’ de composto macio da Pirelli serão a opção de modelo, mas a borracha de composto dura também está disponível.

 

Parque de serviço

Com sede no centro de exposições Paviljonki da Central Jyväskylä. As equipes do WRC se alinharão na 'Main Street' perto do porto, com equipes de categoria de apoio dentro de casa. Paviljonki fica a apenas alguns minutos a pé das lojas, bares e restaurantes da cidade.

 

Shakedown

Kalle Rovanperä venceu o companheiro de equipe do Toyota Gazoo, Elfyn Evans, ser o mais rápido na preparação do Secto Rally Finlândia na quinta-feira pela manhã. Apenas oito décimos de segundo separou o principal par de pilotos da Toyota após várias passagens no estágio de aquecimento de 4,48 km de Rannankylä próximo da cidade de Jyväskylä. Voando Finn Rovanperä, oferecendo sua vitória no Maiden Secto Rally da Finlândia, postou o tempo de referência em sua quarta e última corrida.

 

 

O piloto de 22 anos esperava clima chuvoso na nona rodada desta semana. Se a chuva cair, tornará seu trabalho como abertura na sexta-feira um pouco mais fácil. Esapekka Lappi, que também vem da Finlândia, completou o trio líder em um Hyundai i20 N. Ele estava a 0.3s em Evans e apenas um único décimo mais rápido que o motorista do M-Sport Ford Ott Tänak.

 

 

Tänak estabeleceu o ritmo inicial, mas ficou para trás dos pioneiros após passes subsequentes. Ele relatou alguns problemas a bordo de seu Ford Puma, com o carro muito instável. Takamoto Katsuta e Thierry Neuville, que ficaram em quinto e sexto, respectivamente, foram seguidos por Pierre-Louis Loubet e Teemu Suninen. O diretor da equipe da Toyota, Jari-Matti Latvala, fazendo um retorno do WRC depois de três anos fora do banco do motorista, foi o nono.

 

Quinta-feira

Ott Tänak conquistou uma vantagem inicial no Secto Rally Finlândia depois de vencer o estágio super especial de Harju da noite de quinta -feira no centro da cidade anfitriã Jyväskylä. Dezenas de milhares de fãs apaixonados saíram do parque de serviços e entraram nas ruas para o estágio inicial da nona rodada do campeonato mundial da FIA World em andamento no centro da Finlândia.

 

 

Tänak, pilotando seu Ford Puma da equipe M-Sport, venceu o estágio de superfície mista por seis décimos de segundo do Hyundai i20n rival de Thierry Neuville. O estoniano tinha uma pontuação para liquidar após uma penalidade de cinco minutos na rodada anterior o impediu de tentar a vitória em casa. O estoniano venceu na Finlândia em três ocasiões e, se seus comentários no final do palco foram algo a se passar, ele não parará de fazer quatro.

 

Kalle Rovanperä garantiu uma distribuição uniforme de fabricantes entre os três primeiros, mas o local Jyväskylä teve sorte de não perder mais de 0.7s quando cortou um meio-fio com a roda traseira de seu Toyota Yaris. O atual campeão, que liderou a série por 55 pontos à frente deste comício, elogiou os fãs por seu apoio.

 

 

Esapekka Lappi, vencedor aqui em 2017, trouxe sua casa na Hyundai mais um segundo em quarto lugar geral, enquanto Elfyn Evans completou os cinco primeiros em outro Toyota. Ele perdeu Lappi por um único décimo e ultrapassou o sexto colocado Pierre-Louis Loubet por 2.2s. Takamoto Katsuta, Teemu Suninen e convidado Jari-Matti Latvala preencheram as três posições seguintes, enquanto o esperançoso WRC2 Jari Huttunen completou o top 10 em um Škoda Fabia RS Rally2.

 

 

O rally entra nas florestas na sexta -feira, enquanto as equipes enfrentam fases lendárias, incluindo Laukaa e Myhinpää. Nove estágios de velocidade somam 108,23 km, incluindo uma visita ao serviço durante o primeiro dia inteiro.

 

Sexta-feira

Elfyn Evans foi catapultado para a liderança da Secto Rally Finlândia quando a sequência de ouro de Kalle Rovanperä, companheiro de equipe de Toyota, parou abrupta durante a perna de abertura de sexta-feira. O herói doméstico Kalle Rovanperä, que começou a nona rodada do campeonato mundial da FIA World com uma vantagem de 55 pontos, recuperou tempo em 5 estágios consecutivos e superou o companheiro de equipe por 5.7s, aproximando-se do sétimo estágio do dia em Myhinpää.

 

 

Mas um erro raro 11,1 km após o início trouxe um final desastroso para o dia do campeão mundial, quando ele perdeu o controle de seu Yaris e rolou para fora da trilha. Rovanperä e o navegador Jonne Halttunen emergiram dos destroços ilesos, apesar da força do impacto ser forte o suficiente para rasgar uma roda traseira do carro.

 

 

Rovanperä, que superou a classificação do WRC antes desta nona rodada, liderou seu evento em casa antes de rolar o final do final do palco de sexta-feira. A Toyota Gazoo Racing Mechanics tentou reparar o carro durante a noite para permitir que Rovanperä se junte ao sábado, mas não teve sucesso ao fazê -lo. Evans, atualmente em segundo lugar nos pontos, herdou o primeiro lugar de seu companheiro de equipe encalhado e negociou os dois estágios restantes sem erros para liderar Thierry Neuville da Hyundai por meros 6.9s durante a noite.

 

 

Os erros foram punidos brutalmente nas estradas de cascalho super rápido da Finlândia e Rovanperä não foi o único candidato a vitória a se soltar. Seu compatriota que dirige a Hyundai, Esapekka Lappi, colidiu com uma árvore no SS4 enquanto estava em quarto lugar no geral. Ott Tänak, líder após o estágio super especial da noite de quinta-feira no centro da cidade de Jyväskylä, também teve problemas e abandonou a competição com seu Ford Puma no SS3 com falha do motor terminal e seu parceiro da M-Sport Ford Pierre-Louis Loubet caiu no mesmo teste. Tänak encontrou uma compressão pesada durante o estágio do Lankamaa, que causou danos ao guarda e motor do Puma Rally1. Ele mudou para o modo EV antes de sair do palco por meio de uma estrada de acesso.

 

 

O dia de Neuville também não ficou sem drama. O belga relatou uma falta de tração traseira no início do dia e lutou por visibilidade sob chuveiros de chuva dispersos em várias ocasiões. Ele chefiou Takamoto Katsuta, da Toyota, que venceu a fase de abertura, por 9.5s no final do jogo. No quarto lugar geral e a uma distância de atingir o pódio, estava Teemu Suninen.

 

O finlandês está contestando seu segundo comício a bordo de um i20n rally1 e perdeu Katsuta por 12.4s depois de construir sua velocidade durante o dia. O diretor da equipe da Toyota, Jari-Matti Latvala, completou os cinco primeiros em seu primeiro começo no WRC desde 2020. Atrás dele estava Jari Huttunen, que liderou o WRC2 em um Škoda Fabia Rs Rally2 após o salto Sami Pajari quando o jovem pneu sofreu danos nos pneus no estágio penultivo.

 

 

Nikolay Gryazin, Oliver Solberg e Adrien Fourmaux completam o top 10 no sábado, apresentador da perna mais longa do Rally com oito palcos especiais, totalizando 160,68 km.

 

Sábado

Sem a concorrência direta do virtual campeão da temporada, Elfyn Evans fez grandes progressos em direção ao seu segundo triunfo na Finlândia, com um ataque magistral pela penúltima perna de sábado. Ele foi mais rápido em sete dos oito etapas da estrada de cascalho nas florestas finlandesas de raios para transformar o que começou como um buffer de 6.9s em uma fortaleza comandante de 32.1s em seu Toyota Yaris, deixando o Hyundai i20n de Thierry Neuville pra trás.

 

 

As chuvas esperadas chegaram no início do dia a favor do galês e, enquanto Neuville agarrava com giro nas condições úmidas, Evans se destacou. Ele estava igualmente à vontade no laço repetido da tarde, onde as estradas de cascalho seco se tornaram cada vez mais rápidas.

 

Com o líder do campeonato Kalle Rovanperä já afastado pelo acidente na sexta-feira, a vitória nesta nona rodada do WRC é essencial para Evans – atualmente em segundo lugar nos pontos – para manter vivo suar remotas chances de título. Ele ficou encantado com seu desempenho em um dia exigente que continha mais da metade da distância competitiva do comício.

 

 

Embora Neuville tenha lutado para que a configuração do i20 tenha discado completamente com as condições mutáveis, o belga era consistentemente mais rápido que o restante do campo. Toyota Man Takamoto Katsuta, seu desafiante mais próximo, ficou atrasado quase um minuto para trás. Katsuta caiu atrás de Teemu Suninen, da Hyundai, depois de girar em Päijälä, mas recuperou o ponto final do pódio em SS15.

 

Ele rendeu a posição novamente no teste a seguir, mas voltou à frente, publicando um tempo de referência no final do Vekkula. O par foi dividido por 6.4s de fechamento do jogo. O diretor da equipe da Toyota, Jari-Matti Latvala, ficou em quinto, dois minutos mais atrás. O jogador de 38 anos, que está começando seu primeiro WRC desde fevereiro de 2020, superou um cruzamento no SS17, mas apreciou a chance de dirigir em suas estradas domésticas.

 

 

Oliver Solberg não está registrado para marcar pontos no WRC2 nesta semana, mas subiu para o sexto no geral em um Rally2 Fabia RS. Ele chefiou Sami Pajari, o líder da categoria, por 12.5s depois que Jari Huttunen aposentou seu Škoda semelhante com uma questão técnica à tarde.

 

Apenas quatro testes cobrindo 51,64 km compreendem o final de domingo. Os pilotos enfrentariam duas corridas, cada uma nas estradas clássicas de Moksi-Sahloinen e Himos-Jämsä. A segunda passagem deste estágio será o Wolf Power Stage, que paga pontos extras aos 5 primeiros.

 

Domingo

Sem a presença do demolidor Kalle Rovanperä, tendo ido dormir com 32.1s de vantagem sobre Thierry Neuville, Elfyn Evans saiu do hotel para os últimos quatro estágios do WRC Setco Rally da Finlândia sabendo muito bem o que fazer para conquistar uma vitória e manter alguma esperança em conquistar o título da temporada: manter o carro na estrada e ficar longe de problemas.

 

 

O acidente dramático para o companheiro de equipe e líder na tábua de pontos do WRC, Kalle Rovanperä, levou Elfyn Evans à liderança na tarde de sexta-feira e o galês conquistou uma impressionante série de sete vitórias consecutivas no sábado para deixar o desafiante mais próximo, Thierry Neuville, seguindo seu rastro de longe.

 

Mesmo com muita cautela, ele estendeu ainda mais a diferença para o piloto da Hyundai no domingo para triunfar por 39.1s em seu Toyota Yaris e como conquistou o máximo de pontos ao vencer o Feching Wolf Power Stage, Elfyn Evans reduziu a vantagem de pontos de Rovanperä de 55 a 25, com quatro rodadas restantes para o final do campeonato.

 

 

A equipe de Racing Toyota Gazoo de Evans está sediada perto da cidade anfitriã de Jyväskylä e a vitória estendeu a liderança do campeonato de seus fabricantes sobre o Hyundai Motorsport para 67 pontos. As condições mutáveis forneceram ações furiosas nas estradas mais rápidas da temporada com os primeiros desafiantes Ott Tänak e Esapekka Lappi se juntam a Rovanperä na lista de aposentadorias de sexta -feira. A falha do motor afastou o Ford Puma de Tänak, enquanto Lappi bateu seu Hyundai em uma árvore.

 

Neuville desfrutou de uma de suas performances mais fortes no terreno plano da Finlândia, mas finalmente não teve resposta ao ritmo rápido de Evans. Restante o terceiro no campeonato após a rodada das nove, o belga terminou com uma robustez de 57,6 segundos para o Toyota de Takamoto Katsuta atrás.

 

 

Katsuta duelou incansavelmente com o rival Hyundai Teemu Suninen. Este último entrou, corajosamente optando por economizar peso, não carregando uma roda sobressalente através do final de quatro estágios. Mas isso ainda não foi suficiente para relegar Katsuta, que comemorou seu quarto pódio de carreira, terminando com 4.3s de vantagem. O diretor da equipe da Toyota, Jari-Matti Latvala, fez um retorno popular à competição de nível superior depois de mais de três anos. O finlandês nunca esteve realmente no meio da batalha do pódio, mas a consistência o recompensou com o quinto lugar.

 

O alto desgaste nos carros da categoria principal, com acidentes e abandonos permitiram a Oliver Solberg, dirigindo um rally Škoda Fabia RS, a reivindicar o sexto geral antes do WRC2 Victor Sami Pajari. O oitavo lugar foi para o vice-campeão do WRC2 Adrien Fourmaux, enquanto Nikolay Gryazin e Andreas Mikkelsen completaram o top 10.

 

 

A ação continua em cascalho no próximo mês com o lendário Eko Acrópole Rally Grécia, com sede em Lamia de 7 a 10 de setembro.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Monday, 07 August 2023 19:44 )