Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Spa: Do Temor ao Alívio em Três Dias PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 31 July 2023 20:50

O circo da Fórmula 1 ainda estava sendo montado no circuito de Spa-Francorchamps, quando a maioria dos envolvidos com a categoria começou a discutir questões de segurança na pista belga. Apesar de todos os melhoramentos introduzidos, que foram muitos e caros, mais um acidente fatal foi registrado, justamente na curva Eau Rouge, considerada uma das mais desafiantes e perigosas do mundo. A famosa curva foi o principal alvo das reformas amplas. Ocorreu que o piloto holandês Dilano Van’t Hoff, de apenas 18 anos, sob chuva, rodou, bateu e ficou parado no meio da pista, sendo atingido por outro carro. Hoff disputava uma prova do Europeu de Fórmula Alpine. Logo vieram as lembranças da morte do francês Antoine Hubert, aos 22 anos, na mesma Eau Rouge em 2019. As batidas em “T”, como foram esses casos, são consideradas as mais perigosas, pois um carro fica atravessado na pista e é atingido no meio (local onde fica o habitáculo) por outro carro em alta velocidade, resultando fatal na maior parte dos casos.

 

Chuva de média a intensa durante o final de semana, com períodos secos. Pareceu ser consenso que pilotos e chefes de equipe não largariam em caso de chuva intensa. Spa não é para amadores, não se deve arriscar. Organizadores e pilotos discutem se existe mais alguma coisa que possa ser feito para melhorar a segurança, principalmente na Eau Rouge.

 

A qualificação aconteceu com chuva forte no início, que foi diminuindo gradativamente até quase secar no final da prática. O melhor tempo de Verstappen não foi novidade nenhuma, ao registrar 1m46s168, 0s820 mais rápido que Charles Leclerc (Ferrari), que marcou 1m46s988. Na sequência: Sergio Perez (Red Bull) com 1m47s045, Lewis Hamilton (Mercedes) com 1m47s087, Carlos Sainz (Ferrari) com 1m47s152, Oscar Piastri (McLaren) com 1m47s365, Lando Norrris (McLaren) com 1m47s669, George Russell (Mercedes) com 1m47s805, Fernando Alonso (Aston Martin) com 1m47s843 e Lance Stroll (Aston Martin) com 1m48s841. Cindo equipes dominaram os primeiros 10 lugares no grid. Os tempos entre pilotos estão mais distantes devido a melhoras do estado da pista no final da prática. Verstappen perdeu cinco posições no grid e largou em sexto.

 

Na corrida o que se viu foi um domínio total da Red Bull. Perez logo assumiu a liderança, enquanto Verstappen calmamente superou os carros que estavam à sua frente, deixou o mexicano em segundo lugar e liderou até terminar. Essa foi uma corrida. A outra corrida foi muito bem disputada do início ao fim. Dessa vez a Ferrari fez tudo certo e Leclerc levou o carro italiano ao terceiro lugar. Hamilton e seu Mercedes chegaram na quarta colocação, com o britânico reclamando do carro. Alonso guiou tudo o que sabe e mais um pouco para levar seu Aston Martin ao quinto lugar. Russell guiou como um campeão, dentro de um limite extremo e prudente. Norris (McLaren), Ocon (Alpine), Stroll (Aston Martin) e Tsunoda (Alpha Tauri) completaram os dez primeiros. Oito equipes conseguiram colocar pelo menos um carro entre os dez primeiros. O tempo todo aconteciam pegas sensacionais. As equipes estão trabalhando muito e alcançar a Red Bull é uma questão de tempo. De pouco tempo, esperamos.

 

No GP da Bélgica de 2023 aconteceu um fato histórico muito interessante: 18 carros, 90% dos que alinharam para a largada, chegaram ao final da corrida, todos completando as mesmas 44 voltas do vencedor. Vamos pesquisar cuidadosamente, mas acreditamos que 90% dos carros na mesma volta será um novo recorde. Informaremos aos nossos leitores.

 

Em tempo: Lembramos das importantes vitórias conseguidas em Spa-Francorchamps pelos brasileiros Enzo Fittipaldi na Fórmula 2 e Caio Collet na Fórmula 3. Gabriel Bortoleto lidera o campeonato de Fórmula 3 e poderá ser declarado campeão na última etapa, em Monza.

 

Situação do Campeonato Mundial de Pilotos: 1º) Max Verstappen – 314 pontos, 2º) Sergio Perez – 189, 3º) Fernando Alonso – 149,  4º) Lewis Hamilton – 148 e 5º) Charles Leclerc e George Russell – 99.

 

Situação do Campeonato Mundial de Construtores: 1º) Red Bull – 503 pontos, 2º) Mercedes – 247, 3º) Aston Martin – 196, 4º) Ferrari – 191 e 5º) McLaren – 103.

 

Próximo encontro: GP da Holanda – 27 de agosto.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.