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WRC Estônia: Rovanperä demolidor parte em direção ao título PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 23 July 2023 14:58

Chegamos!

 

A “etapa de casa” para Ott Tänak precisaria ser para o piloto da M-Sport buscar uma recuperação no campeonato e como o campeonato voltou para a Europa fomos com a equipe completa para uma das pérolas do Báltico acompanhar de perto esta etapa do Campeonato Mundial de  Rally da FIA.

 

O WRC Rally Estónia é uma das etapas mais recentes do WRC. O ritmo é implacável, pois as estradas de cascalho com muitas cristas e saltos são combinadas com seções mais técnicas em estradas florestais largas e estreitas. Eles também são lisos como uma mesa de bilhar. É o maior evento de automobilismo nos países bálticos.

 

História

O rally nasceu quando o ex-co-piloto Silver Kütt, o piloto Urmo Aava e o mentor de marketing Tarmo Hõbe tiveram a ideia do Rali da Estônia.

Realizado pela primeira vez em 2010, quando o herói da casa Markko Märtin venceu, sediou o Campeonato Europeu por três anos, entre 2014 e 2016.

Tornou-se popular entre as equipes de fabricantes que se preparavam para o Rally da Finlândia em estradas semelhantes antes de fazer sua estreia no WRC em 2020.

O favorito da Estônia, Ott Tänak, lidera a lista de honra com quatro vitórias em 11 edições.

Em 2021, Kalle Rovanperä se tornou o mais jovem vencedor de rally do WRC, com 20 anos e 289 dias.

 

 

Desafio

Estradas super rápidas, suaves e, em alguns lugares, de cascalho técnico, com numerosos saltos e cristas, exigem precisão de nota de ritmo pontual. Nessa velocidade, não há espaço para erros.

Se um piloto comete um erro, o ritmo é tão alto que é extremamente difícil recuperar os segundos vitais perdidos.

 

 

Especificação do carro

Suspensão de cascalho.

Estradas de cascalho cheias significam que os pneus Scorpion de compostos macios da Pirelli serão a escolha do modelo, mas a versão de compostos duros também estará disponível.

 

Servicepark

Com sede no Museu Nacional da Estônia no aeródromo Raadi de Tartu. O museu acompanha a história, a vida e as tradições dos habitantes do país.

 

 

Shakedown

Tänak está atualmente em quarto lugar na classificação do Campeonato Mundial de Rally da FIA e tinha como alvo sua rodada em casa esta semana – um rally que ele triunfou em quatro vezes – como a oportunidade perfeita para retornar às vitórias. 

 

O piloto de 35 anos marcou o tempo de referência na passagem inicial da etapa de preparação da manhã de quinta-feira, mas seu carro sofreu problemas no motor no final da corrida. Após uma investigação mais aprofundada de volta ao serviço, a M-Sport Ford confirmou que um motor de substituição precisará ser instalado antes do início do evento ainda hoje (quinta-feira).

 

 

Os regulamentos da FIA estabelecem que, em caso de falha do motor entre as verificações técnicas e o primeiro controle, é permitida a substituição do motor. No entanto, uma penalidade de cinco minutos será aplicada pelo Diretor de Prova.

 

A evitar o drama esteve Kalle Rovanperä, que mostrou não ter intenção de abdicar da sua coroa no Rally da Estónia ao vencer o warm-up de 4,08 km.  O atual campeão começa esta oitava com um alvo nas costas. Ele não apenas lidera a série com 41 pontos de vantagem sobre o segundo colocado na classificação.

 

 

Vencedor das duas últimas edições do Rally da Estônia. Pilotando seu Toyota Yaris, Rovanperä superou o rival Hyundai i20 N de Thierry Neuville por 1.2s, enquanto Esapekka Lappi, também pilotando um Hyundai, foi o terceiro mais rápido.

 

Quinta-feira

Ott Tänak estabeleceu o ritmo no teste de velocidade de abertura da noite de quinta-feira no Rally da Estônia – mas o herói local foi para a cama com muito pouco para sorrir. O piloto da casa e da M-Sport Ford ultrapassou Elfyn Evans e Esapekka Lappi por seis décimos de segundo no sinuoso teste Tartu Vald de 3,35 km nas estradas do parque de Raadi Manor.

 

 

Isso foi pouco consolo para Tänak, no entanto, que começa o rally com uma penalidade de cinco minutos. Problemas técnicos no shakedown não deixaram a equipe britânica outra escolha a não ser substituir o motor no Puma de Tänak, uma infração punível quando realizada entre as verificações e o primeiro controle.

 

Não havia nada para separar o Toyota Yaris de Evans e o Hyundai i20 N de Lappi. Os dois postaram tempos idênticos e compartilham uma liderança conjunta durante a noite. O atual campeão Kalle Rovanperä estava com um único décimo de atraso em seu Toyota. O homem da Hyundai, Thierry Neuville, ocupa o quarto lugar geral, 1,6s à frente de Takamoto Katsuta. Atrás do japonês estava o jovem Puma Pierre-Louis Loubet, que perdeu 4,4s após uma corrida irregular, enquanto os corredores do WRC2 Miko Marczyk, Georg Linnamäe e Andreas Mikkelsen completaram a tabela de classificação inicial.

 

 

As coisas ficam mais difíceis na sexta-feira, já que a etapa mais longa do rali traz 133,38 km de ação em voltas idênticas de manhã e à tarde ao norte e ao sul da cidade. O ritmo será quente desde o início com o Peipsääre de 24,35 km, o teste mais longo do rally, começando às 09h08, horário local.

 

Sexta-feira

Após a abertura festiva na quinta-feira, era hora de enfrentar os estágios mais desafiadores da competição e depois de um dia frenético, apenas 3,0 segundos separaram Kale Rovanperä de Thierry Neuville após 133,38 km de emocionante competição em estradas de cascalho ultrarrápidas ao redor da segunda cidade da Estônia, Tartu, anfitriã da oitava rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA deste ano.

 

 

A estrela do Hyundai i20 N, Neuville, foi a mais rápida na largada e ultrapassou seu rival finlandês nas três etapas da manhã para construir uma vantagem de 6.8s no ponto médio. Mas a situação mudou a favor de Rovanperä no loop repetido no final do dia. A sensação do Toyota Gazoo Racing registrou dois tempos de referência para atrair Neuville, conquistando o primeiro lugar no Mustvee 2. O belga perdeu um décimo no estágio seguinte, mas acabou não sendo páreo para Rovanperä no final de Neeruti, atravessado apenas uma vez.

 

O Hyundai de Esapekka Lappi foi colocado em desvantagem de potência quando ele “saltou longe demais” na SS2, fazendo com que a unidade híbrida do carro parasse de funcionar. Reparos foram feitos em serviço e o finlandês ressurgente lutou para reivindicar o terceiro lugar geral, ultrapassando Elfyn Evans na penúltima etapa. Ele superou o galês e seu Toyota Yaris por 2.7s no final da disputa.

 

 

Teemu Suninen estava todo sorridente depois de completar com sucesso seu primeiro dia ao volante de um Hyundai com especificação Rally1. Embora às vezes ficasse sem palavras com a velocidade bruta do carro, o piloto de 29 anos estabeleceu um ritmo respeitável e ficou atrás de Evans por 16.9s em quinto. Pierre-Louis Loubet foi o sexto em um Ford Puma, um dos três primeiros em Raanitsa 2 sendo o destaque de seu dia.

 

Seu companheiro de equipe e favorito da casa, Ott Tänak, estaria liderando o rally em ritmo absoluto. No entanto, o estoniano recebeu uma penalidade de cinco minutos antes da largada porque sua equipe M-Sport Ford trocou o motor depois que o carro apresentou um problema durante o shakedown de quinta-feira. Uma tragédia para os locais. Como consequência, Takamoto Katsuta não tinha confiança em seu Toyota e ficou 16,7 segundos atrás de Loubet em sétimo da geral. Atrás dele estava o líder do WRC2, Andreas Mikkelsen, que liderou os outros pilotos do Rally2 Gus Greensmith e Sami Pajari durante a noite.

 

 

O sábado é centrado na estação de esqui de Otepää. Corridas duplas de Mäeküla (10,27 km) e Otepää (11,15 km) são seguidas por uma parada de serviço antes da ação recomeçar com Elva (11,73 km) e Kanepi (16,48 km), ambas percorridas duas vezes. Um encore do palco Vald Tartu completa o dia.

 

Sábado

Se a sexta-feira foi um dia de grande equilíbrio na disputa pela etapa, no sábado foi dia de fazer o adversário ficar na poeira. Kalle Rovanperä deu um grande passo em direção à sua terceira vitória consecutiva no Rally da Estônia com uma performance suprema no jogo do Báltico no sábado. O piloto de 22 anos, que se tornou o mais jovem vencedor de um evento do WRC na história nas estradas de cascalho super rápidas do país há dois anos, desfiou nove tempos consecutivos de referência para desmoralizar o rival da Hyundai e antigo líder Thierry Neuville.

 

 

O atual campeão Rovanperä rebaixou Neuville no início da tarde de sexta-feira e começou esta penúltima mão com uma vantagem de 3.0s. Inspirado pela linha mais limpa oferecida por sua posição inicial posterior, ele foi simplesmente intocável. O finlandês superou Neuville em todas as etapas para aumentar sua vantagem para 34.9 s, seu domínio no sábado se fortaleceu ainda mais quando o piloto do Hyundai i20 N sofreu um furo lento de pneu em Otepää 2. Ele deve estender sua liderança no Campeonato Mundial de Rally da FIA nesta oitava rodada, exceto ocorram grandes dramas até o final de domingo.

 

Neuville admitiu que estava muito hesitante nas duas primeiras etapas da manhã, mas ainda conseguiu o segundo melhor tempo em cinco ocasiões. Ele admitiu que tentar rivalizar-se com Rovanperä nos últimos quatro estágios de velocidade seria um tiro no escuro. Esapekka Lappi completou o pódio provisório, 10.5s atrás do companheiro de equipe Neuville, após uma emocionante batalha de um dia com Elfyn Evans. Evans, que pilotando um Toyota Yaris, reduziu a vantagem de Lappi para apenas sete décimos de segundo no meio do dia, o finlandês da Hyundai reagiu e elevou a diferença para 7.3s atrás do finlandês ao longo da tarde.

 

 

Teemu Suninen continuou sua estreia sem problemas no i20 N Rally1 para manter um distante quinto lugar geral, 48.8s atrás do galês Evans. Atrás dele, Pierre-Louis Loubet, da M-Sport Ford, atrasou mais 44.0s e recebeu uma penalidade de cinco segundos por violar as regras da estratégia híbrida na sexta-feira. O sétimo colocado Takamoto Katsuta ficou a 7.0s de Loubet, apesar de ter levado um susto quando seu Toyota se recusou a reiniciar na linha de chegada de Kanepi 1. O penalizado Ott Tänak, por sua vez, subiu para o oitavo lugar geral em casa.

 

 

Andreas Mikkelsen está a caminho de conquistar seu segundo triunfo no WRC2 da temporada e ocupou o nono lugar geral em um Škoda Fabia RS Rally2, enquanto Sami Pajari completou o top 10 em seu carro similar. A etapa final de domingo é a mais curta, mas ainda apresenta saudáveis 61,08 km de ação. Dois loops idênticos de dois estágios aguardam antes da cerimônia do pódio em Tartu. O teste Kambja de encerramento do rally forma o Wolf Power Stage, com pontos de bônus disponíveis para pilotos e equipes mais rápidas.

 

Domingo

Quando se chega no domingo com uma grande vantagem sobre seus adversários, fazer uma corrida segura, garantir a vantagem e evitar problemas costuma ser o comportamento dos líderes de uma etapa do WRC Rally da FIA... exceto quando estamos falando de Kale Rovanperä. Há dois anos, o jovem finlandês tornou-se o mais jovem vencedor de de uma etapa do WRC nas especiais ultrarrápidas da Estônia.

 

 

Rovanperä conquistou a terceira vitória consecutiva no país de um dos seus potenciais rivais – Ott Tänak – e deixa a Estônia com 55 pontos de vantagem no topo da classificação do campeonato, depois que o sucesso dominante de hoje o colocou mais perto de conquistar títulos mundiais consecutivos. O piloto da Toyota Gazoo Racing, de 22 anos, terminou o confronto de quatro dias nas estradas de cascalho 52.7s à frente do adversário do Hyundai i20 N, Thierry Neuville, que inicialmente liderou após a primeira volta de sexta-feira. Ele conquistou o primeiro lugar mais tarde naquele dia, antes de registrar nove tempos consecutivos mais rápidos no sábado para exercer sua supremacia.

 

A chuva prevista não se concretizou na etapa final de domingo, onde Rovanperä novamente permaneceu intocável, vencendo todos os quatro estágios de velocidade em seu Toyota GR Yaris e ganhando o máximo de pontos de bônus Wolf Power Stage no processo. Tal era o seu domínio que ele venceu 15 das 21 especiais do rally.

 

 

Neuville praticamente sofreu a derrota no sábado à noite, mas estava animado depois de desfrutar de uma das mais rápidas performances de rally de cascalho de sua carreira. Ele não teve condições de cruzar o domingo, porém, com o companheiro de equipe Esapekka Lappi completando o pódio apenas 6.8s atrás, após mais de 300 km de competição.

 

 

O resultado de Lappi marcou seu quarto lugar entre os três primeiros para a Hyundai Motorsport, que agora está atrás da Toyota Gazoo Racing por 57 pontos na corrida pelo título de fabricantes. Ele e o galês Elfyn Evans, piloto da Toyota, foram muito próximos, com apenas 7.3s separando-os no controle final. Teemu Suninen colocou três Hyundais entre os cinco primeiros, terminando a mais de um minuto de Evans após uma condução sem falhas em sua estreia no i20 N Rally1. Atrás dele estava Pierre-Louis Loubet, que superou Takamoto Katsuta no Wolf Power Stage para reivindicar o sexto lugar geral.

 

O companheiro de equipe de Loubet na M-Sport Ford, Ott Tänak, era o favorito antes do evento, mas suas esperanças de uma vitória em casa foram esmagadas antes mesmo do rali começar. Problemas no shakedown de quinta-feira forçaram uma troca de motor no último minuto e lhe renderam uma penalidade de cinco minutos antes da etapa de abertura. Ele agora está atrás de Rovanperä por 66 pontos com cinco rodadas restantes.

 

 

Andreas Mikkelsen manteve a liderança na categoria WRC2 e terminou em nono na classificação geral. Sami Pajari, fazendo campanha com um Škoda Fabia RS Rally2 semelhante ao de Mikkelsen, completou o top 10.

 

 

O WRC permanece no norte da Europa para mais uma corrida rápida em estrada de cascalho no Secto Rally da Finlândia no próximo mês. A nona rodada da temporada será em Jyväskylä, de 3 a 6 de agosto.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

 

 

Last Updated ( Sunday, 23 July 2023 15:32 )