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McLaren Volta a ser Competitiva e Outras Surpresas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 10 July 2023 23:10

Quando terminaram os dois primeiros treinos livres para o GP do Reino Unido, na sexta-feira, em Silverstone, causou espanto a pequena diferença entre os carros. No treino 1 Max Verstappen se destacou dos demais, sem explorar todo o potencial do Red Bull RB 19, desde o início. Virou 1m28s600 e Nico Hulkenberg, o 20º, 1m30s591, portanto diferença de quase 2 segundos entre 20 carros. No treino 2 Verstappen registrou 1m28s078, quase 1s5 de Nick de Vries, o último a marca tempo.  Os carros ficaram próximos demais! Tanto em um como em outro treino Alexander Albon levou seu Williams ao 3º melhor tempo.

 

Na qualificação Verstappen virou em 1m26s720, à frente de Lando Norris (McLaren) em 1m26s961, Oscar Piastri (McLaren) em 1m27s092, Charles Leclerc (Ferrari) em 1m27s136, Carlos Sainz (Ferrari) em 1m27s148, George Russell (Mercedes) em 1m27s155, Lewis Hamilton (Mercedes) em 1m27s211, Alexander Albon (Williams) em 1m27s530, Fernando Alonso (Aston Martin) em 1m27s659 e Pierre Gasly (Alpine) em 1m27s689, completando os 10 primeiros. Um pouco menos de 1 segundo entre eles. Bom para o espetáculo.

 

Quanto a Verstappen, concluímos que estamos diante de um dos melhores pilotos da história do automobilismo mundial, capaz de ser rápido como Senna e preciso como Prost, capaz de administrar consumo de pneus como nenhum outro, mesmo assim não perdendo velocidade, é eficiente em qualquer condição de pista. Se preciso for baixa o tempo de volta em 3 décimos de segundo ou aumenta 2 décimos de segundo e mantém a média estabelecida. Deve ser acrescentado o fato de não cometer quase nenhum erro. Somadas todas essas qualidades e chegamos a um piloto excepcional. Em vez de lamentarmos a monotonia das vitórias seguidas do holandês, deveríamos curtir o fato de sermos testemunhas oculares dessa história.

 

Na corrida domínio total de Verstappen. Então nos restou acompanhar, o que não é pouco, as disputas pelas demais posições. Os pilotos da McLaren largaram, com Norris liderando as 5 primeiras voltas, sendo superado pelo holandês, que foi até o final na frente. Norris e o bom novato Piastri seguiram Max, que tinha o controle da situação, de perto. Os carros da Ferrari foram superados pelos Mercedes e perderiam também para Red Bull (Perez, o 6º), Aston Martin (Alonso, o 7º) e até Williams (Albon, o 8º), cruzando a linha de chegada em melancólicos 9º (Leclerc) e 10º (Sainz) lugares. Os italianos não estão conseguindo se acertar. Verstappen venceu pela 8ª vez no ano, em 10 corridas. Norris levou seu McLaren ao 2º lugar. O Mercedes de Hamilton superou o McLaren de Piastri e terminou no 3º posto. Piastri foi honroso 4º colocado, seguido pelo Mercedes de Russell.

 

Todas as equipes evoluem de uma corrida para outra, pelo menos é o que verificamos na presente temporada. A equipe que conseguiu maior nível de evolução foi a Williams, que da última colocação passou a figurar entre as sete melhores. A Aston Martim perdeu um pouco de terreno, superada por McLaren e Mercedes. Como afirmamos anteriormente, os tempos estão mais próximos entre todos os carros. Outras situações surpreendentes acontecerão. Mais um dado se soma aos já citados: Em Silverstone os 17 carros que concluíram a corrida completaram as 52 voltas programadas.

 

Situação do Campeonato de Pilotos: 1º) Max Verstappen – 255 pontos, 2º) Sergio Perez – 156, 3º) Fernando Alonso – 137,  4º) Lewis Hamilton – 121 e 5º) Carlos Sainz – 83.

 

Situação do Campeonato de Construtores: 1º) Red Bull – 411 pontos, 2º) Mercedes – 203, 3º) Aston Martim – 181,   4º) Ferrari – 157 e 5º McLaren - 59.

 

Próximo encontro: GP da Hungria, dia 23 de julho.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.