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Roberval Andrade faz o show em Cascavel na Copa Truck e Bia Figueiredo brilha PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 03 July 2023 21:09

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana foi em um dos meus autódromos favoritos. Ainda faço uma viagem com a família pra Cascavel pra conhecer o autódromo e convidarei pra jantar o Sinestro e o Filho do Deus do Egito.

 

Qualquer corrida de qualquer categoria é sempre uma festa em Cascavel, a capital paranaense do automobilismo e quando a corrida é de caminhões, foi em Cascavel que as corridas dos brutos começaram a se consolidar no Brasil com o eterno Aurélio Batista Felix como promotor. Corrida de caminhão e em Cascavel é garantia de autódromo cheio e para quem estava ligado na TV, como eu, ligado na Band com o melhor narrador de automobilismo do Brasil, meu camarada, o Sinestro, obrigado neste final de semana a carregar a mala sem alça do Proscócimo, o genro protegido do Matuzaleme.

 

Sol, pista seca e na frente, uma primeira fila inusitada, com o Karabicheviski na pole position e o Abbatido ao seu lado para puxar o grid, dois novatos que deixaram os figurões da categoria pra trás. No “grid B”, com os pilotos da Classe Super, MamaBia (que nos poupara de sua presença na transmissão da F. Indy) faz as honras tendo o campeão dessa classe em 2022, o Tozzado, ao seu lado. No total, 29 brutos largando para a corrida 1.

 

 

Feito o “desfile de aquecimento de pneus e motores”, quando o Safety Truck saiu e o amigo do Adoniran (o Ernesto, diretor de provas) apagou as luzes no PSDP, o fumacê subiu e Karabicheviski manteve a ponta, mas o Corintiano Fake tomou a P2. No “gird B”, o Tozzado tomou uma panca do Quasímodo, escapou no Bacião, levantou o poeirão e quebrou seu caminhão. Por conta do enrosco na Classe Super o Amigo do Adoniran (o Ernesto, o diretor de provas) botou pra fora o Safety Truck. MamaBia era a líder da Classe Super, seguida do filho do Caipira Quebrado. Na Classe PRO, os três primeiros eram o Karabicheviski, o Corintiano Fake e o Abatido. Na relargada, o Corintiano Fake veio na pressão pra cima do Karabicheviski... que teve o caminhão abrindo o bico e perdeu tudo. O Corintiano Fake assumiu a liderança, seguido do Abbatido e o Coach Cabeleira... além dos outros. Choveu advertências por fumacê e os caminhões do Véio da Kombi não estavam bem, tomando pau dos Mercedões e até do Iveco, ao contrário de MamaBia, que liderava na Classe Super. O Marvado ficou lento e o Sucateiro estourou o limite do radar... e MamaBia foi punida por fumacê. Como já estavam no final da prova, os dois tomaram 20s de acréscimo no tempo de prova. Na disputa interna na equipe do Véio da Kombi, o Cabra e o Campeão Retornado estouraram o limite do radar na penúltima volta enquanto brigavam pela P4 e tomaram 20s também. Assim, o Corintiano Fake ganhou com sobras, seguido do Abbatido e do Coach Cabeleira. MabaBia ganhou, mas não levou pela punição. A vitória ficou com Felipe Gama, que tomou deu panca no caminhão de PP Prato Feito e ficou com o caminhão todo desbeiçado, jogando liquido de refrigeração pra todo lado.

 

 

No balé do bebum perneta, onde trocam OITO (não são 10, Sinestro... que derrapada. Mandei um “Meu Jesus Cristo” – a expressão com três palavras não era bem essa... – quando ele falou isso e outro quando tentou consertar e o remendo foi horrível). Beato Salu ficou com a pole pra corrida 2 e LP Paizão era o P2. Na Classe Super o piloto “plim-plim” puxava o grid. Foram só duas voltas para o Safety Truck vir pra pista com três incidentes na pista. O Dr. Smith e o Azinabrado se enroscaram na largada e trocaram tintas no Bacião (o Coach Cabeleira perdeu rendimento e tomou na traseira do Campeão Retornado e o vencedor da corrida 1 na Super furou um pneu, ficando parado na área de escape do Bacião.) O Azinabrado tomou a culpa do enrosco com Dr. Smith e levou 5s de punição. Demorou pra arrumar e só teve bandeira verde para 5 minutos de corrida. Beato Salu vinha segurando a ponta com muita reza e MamaBia não demorou pra tomar a liderança da Classe Super do piloto “Plim-Plim”. O Corintiano Fake estava possuído e saiu da P4 pra tomar a ponta, passando o Abbatido, LP Paizão e o Beato Salu. O Caipira Quebrado estourou o limite do radar e foi punido (Todo castigo pra ele, pro sucateiro e pra Muié do Véio da Kombi é pouco). O Corintiano Fake sumiu na frente e a briga ficou pela P2 com o Beato Salu segurando todo mundo até o final, e garantindo a posição. O P3 foi LP Paizão. Na Classe Super, MamaBia venceu sua primeira corrida de caminhões.

 

O Ogro Tá na Pista.

Dentro do programa de corridas em Cascavel tivemos mais uma etapa da Nascar Tapuia (o sempre obrigado ao meu camarada Alexandre Gargamel) e no circuito mais veloz do país, nada melhor que uma corrida com muitas disputas, gente forçando os limites e tentando ocupara o mesmo espaço do coleguinha no mesmo instante de tempo. Vitor Genz, Júlio Campos e Rafael Dias brigaram pela ponta do começo ao fim. Nas duas primeiras paralisações por conta do Safety Car, Genz levou a melhor, mas numa briga direta entre ele e Julio Campos os dois se enroscaram. Rafael Dias foi mais esperto e agradeceu a chance, superando os dois e assumindo a ponta. Na penúltima volta uma batida forte acabou provocando mais uma paralisação e o final da corrida. Rafael Dias foi o vencedor na Classe PRO, Leonardo Reis venceu na Classe PROAM e MC Gui venceu na Classe AM.

 

 

Na segunda corrida, disputada depois da corrida da Usurpadora, Rafael Dias dobrou a meta e tivemos tempo integral de corrida, sem entradas do Safety Car. Depois de uma largada bem disputada, Leonardo Torres conseguiu superá-lo, mas Rafael Dias deu o troco pra reassumir a liderança e levar o troféu de vencedor com mais uma grande atuação. Corridaça também de Rodrigo Sperafico, que largando na P20 engoliu todo mundo pra chegar na P2. Na Classe PROAM, tudo em família uma vez que Rafael Reis não decepcionou seu irmão Leonardo manteve o carro da família na frente (o pai foi esperto e antes que os moleques se matassem – e chegaram perto disso algumas vezes – colocou os dois no mesmo carro). Na Classe AM, Leo Yoshii botou ordem na casa e ficou com a vitória.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- Nada nunca será tão ruim que não possa piorar nessa vida e alguém deve ter trocado as bolinhas que o Caprichoso toma... foi – provavelmente – sua pior atuação como narrador em um final de semana, independente da categoria ou esporte. Ele começou falando sobre a “contagem de voltas deletadas”. Não há registro de “contagem anterior”... não chuta o que não sabe, Caprichoso!

- Também no sábado, assistindo um VT da F2, Ivan, o terrível, narrador de basquete meia boca, mostrou que além de continuar sem saber o que é “por dentro e por fora” em corridas de carro, criou o método de alfabetização no automobilismo, com o piloto “tracejando” na curva... “Meu Jesus Cristo” (a expressão com três palavras não era bem essa...) só falta agora ligar os pontos e desenhar a letra!

- Na corrida Sprint, o Matuzaleme, em toda a sua senilidade, falou que o Cara de Lua, piloto da McLaren, anda bem na chuva... e a mehor chance que ele teve de ganhar uma corrida foi na chuva... e ele perdeu! #aposenta

- Ainda na corrida Sprint, o gagá fala que “não tem como passar por fora com a pista molhada e, segundos depois, o Speed Gonzalez faz um passadão por fora pra ele passar vergonha. Ele ficou calado por minutos como fazia o seu ex-colega, o Gato Mestre, que tem um canal na internet.

- Voltando ao Caprichoso, é uma vergonha um cara ser remunerado e não saber o que fala. Ele insistem em chamar a Fórmula Regional de “F4 Europeia”. Vai ler pra parar de falar bobagem (o advérbio não era bem esse...) e aprender alguma coisa. A Fórmula Regional são as categorias continentais com o antigo regulamento da F3 que não podem mais usar este nome. Tem Fórmula Regional Américas, Ásia e Europa.

- No domingo a transmissão da F1 para a rede começou aqui em Palmas com uma patética ação publicitária de um site de apostas com o Caprichoso e o Matuzaleme dando “dicas de aposta”... como diria o caquético Silvio Santos, vale tudo por dinheiro!

- Mostrando que os medicamentos estavam mesmo trocados, o Caprichoso, na parte ao vivo antes da largada (imaginam quantas vezes gravaram a publicidade do site de apostas?), quis elogiar os pilotos que correram nas F2 e F3, mas chamou o líder da F3 de “Guilherme Bortoleto” (o nome do moleque é Gabriel). O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com três palavras não era bem essa...) foi ouvido em todo Tocantins e acordou os vizinhos que ainda dormiam.

- Não satisfeito, ele disse que tinha um “erro de caracteres”... erro de caracteres comete o jornalismo da Band que ainda escala você ao invés do Sinestro pra narrar a F1. Demorou mas você se revelou: é um narrador de futebol de 2ª divisão do cariocão.

- Se ao invés de ficar lendo Twitter ele prestasse atenção na tela não ficaria arranjando desculpas para – por exemplo – falar que haviam pilotos largando com pneus macios (não havia nenhum) durante o início da corrida.

- Não fomos poupados nem depois da corrida: no pódio, ele chamou o Chanceler austríaco de “Chanceler russo”. O “Meu Jesus Cristo” (a expressão com três palavras não era bem essa foi ouvido em toda Palmas...).

- Pra não ficar atrás, o senil do Matuzaleme falou que, “antes da Red Bull ninguém conhecia o hino da Áustria”. Será que ele já ouviu falar em Niki Lauda? Na época do Jochen Rindt não tinha pódio com hino, mas com o Lauda e o Berger tinha. #aposenta #taquararachadanabandja

- Felizmente a Band deve ter dado alguma orientação para os palhaços mais sem graça da TV – Arrelia Jr. e Chapolim Colorada – não falarem de F1 antes da transmissão da Usurpadora.

- Confesso que estou preocupado com o meu camarada, o Sinestro. Acho que essa coisa de “paralisia cerebral” que atinge tanta gente nas transmissões de automobilismo pode ser virótica e contagiosa. Na narração das corridas da Usurpadora em Cascavel, o melhor narrador de automobilismo do país deu uma “derrapada feia” ao falar que a inversão do grid entre as corridas 1 e 2 era dos 10 primeiros (são 8. 10 é na Stock Car). Mandei mensagem pra ele na hora e ele agradeceu aqui ao Ogro, citando meu nome e fez a correção. #tamojunto

- Ainda sobre a “paralisia cerebral”, o Prosdócimo, que estava na cabine de transmissão chamou algumas vezes os caminhões de “carro”. Vai comentar a Porsche que é tua zona de conforto e que ainda assim fala bobagem (o advérbio não era bem esse...). Cuidado Sinestro... se for vírus, você pode se contaminar. Fica longe desse pessoal!

- Depois de assistir a Usurpadora, fui ver quem estava na transmissão da F. Indy. Uma vez que o Mestre dos Magos não estava na transmissão dos Canais do Pateta, fui prestigiar a TV Cultura com os ótimos Alexi Lalas e Ladrão de Oxigênio.

- A Nascar Tapuia (agradecimentos ao Alexandre Gargamel) é melhor que original. La nos EUA eles não conseguem correr na chuva nem em um circuito de rua... quando correram, quem ganhou foi um convidado que pilota carros de turismo na Austrália.

- Na próxima semana, teremos F1 e Stock Car. Não custa nada pedir a Deus que ilumine os responsáveis pela escala de pessoal da Band pra colocar o Dr. Smith na Stock Car e manter o Goleiro de Pebolim na F1 para termos tradução dos rádios.

- Alguém devia explicar ao dublê de comentarista Pária na Nascar e no Brasileiro de Endurance que além dele ser uma piada como dublê de comentarista, estando na mídia vai estar sujeito a críticas e, falando as bobagens (o advérbio não era bem esse...) que fala, não faltam e não faltarão críticas.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Monday, 03 July 2023 21:17 )