Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Barcelona: O GP das Atualizações PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 05 June 2023 22:15

O que deveria ter acontecido no GP de Emília Romanha (Ímola) foi adiado para o GP da Espanha. O circuito da Catalunha (Barcelona) tem sido o local da pré-temporada da Fórmula 1, pista fundamental para se estabelecer parâmetros sobre a evolução de cada equipe/carro do início do ano até agora. A maior parte das equipes pretendia antecipar para Ímola suas atualizações devido a incrível superioridade da Red Bull. A corrida foi cancelada por causa das catastróficas enchentes que se abateram na região. Foi o primeiro GP cancelado por desastre natural da história.

 

Atualizações todas as equipes apresentam, inclusive a Red Bull. O resultado de tais providências ficaria bem claro na qualificação para o GP espanhol. Verstappen virou 0s462, ou seja, quase meio segundo abaixo do que virou o Ferrari de Sainz, o segundo no grid. A equipe austríaca simplesmente humilhou a concorrência. Entre os dez primeiros ficaram Norris (McLaren), Hamilton (Mercedes), Stroll (Aston Martin), Ocon (Alpine), Hulkenberg (Haas), Alonso (Aston Martin), Piastri  (McLaren) e Gasly (Alpine).

 

Gasly registrou o quarto tempo, mas perdeu seis posições por ter atrapalhado voltas rápidas de Sainz e Verstappen. O piloto francês, ao andar devagar no traçado rápido da pista, colocou em risco a segurança dos demais pilotos. E fez isso duas vezes! Erros grosseiros demais para um piloto de Fórmula 1 já experiente. Gasly já vinha sendo observado, sujeito a punições por atitudes pouco esportivas. Perez conseguiu a façanha de cometer erros duas vezes seguidos em qualificações (Mônaco e Espanha). Resultado: não pontuou no principado e foi quarto na Catalunha. Não deixou nenhuma dúvida sobre quem é o segundo piloto.

 

Na corrida Max Verstappen dominou de tal forma que atingiu a condição de Grand Slan, quando o piloto faz a pole position, a melhor volta, vence e lidera todas as voltas da corrida. Genial! Resolvido o caso do holandês, falemos dos demais. Já que o esporte não se resume no vencedor, existem muitos pontos a se tratar. A Mercedes parece ter encontrado seu caminho. As atualizações fizeram bem para os alemães, já que colocaram seus dois carros no pódio, com Hamiltos em segundo e Russell em terceiro. A Ferrari foi melancólica nessa corrida. Na qualificação Leclerc registrou o 19º tempo, ficando somente à frente de Logan Sargeant. Sainz foi bem ao ficar em segundo no grid. A Ferrari não explicou o que aconteceu com o carro do monegasco e também o erro estratégico que fez o espanhol cair para a quinta colocação. Leclerc lutou o tempo todo para chegar em 11º. Dessa vez Alonso não teve nas mãos um carro para continuar frequentando o pódio, chegando em sétimo lugar, atrás do parceiro de Aston Martin, Lance Stroll. Os carros da Alpine pontuaram de novo, com Ocon em oitavo e Gasly em décimo. Guanyu Zhou levou a Alfa Romeo ao nono lugar. O piloto chinês vem demonstrando que é mesmo do ramo, somando os mesmos quatro pontos de Valtteri Bottas, seu experiente companheiro de equipe.

 

Situação do Campeonato de Pilotos: 1º) Max Verstappen – 170 pontos, 2º) Sergio Perez – 117, 3º) Fernando Alonso – 99, 4º) Lewis Hamilton – 87 e 5º) George Russell – 65.

 

Situação do Campeonato de Construtores: 1º) Red Bull – 287 pontos, 2º) Mercedes – 152, 3º) Aston Martin – 134, 4º) Ferrari – 100 e 5º) Alpine – 40.

 

Próxima encontro: Grande Prêmio do Canadá, dia 18 de junho.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.