Chegamos! Não podemos dizer “cá estamos” uma vez que nenhum de nós mora na Sardegna, mas tomamos o ferryboat empolgados com a forma como o campeonato vem se desenrolando, com grande equilíbrio na disputa pelo título, apesar de termos visto uma pequena disparada de Kalle Rovanperä depois da combinação de resultados ao final do Vodafone Rally de Portugal, mas nada garante que o atual campeão vá conseguir ampliar esta vantagem. Com sede na cidade de Olbia, na costa leste, o Rally Italia Sardegna, as trilhas de cascalho acidentadas e ensolaradas no norte da ilha mediterrânea de cartão-postal garantem um dos desafios mais severos da temporada. Etapas rápidas e estreitas não deixam margem para erros, enquanto o calor intenso se combina com estradas abrasivas para testar os pneus até o limite. Sobre o rally Uma das rodadas fundadoras desde o início do campeonato em 1973, o WRC da Itália era anteriormente um evento de superfície mista com sede em Sanremo antes de se mudar para a ilha mediterrânea da Sardenha em 2004. Etapas rápidas, mas estreitas, alinhadas com arbustos, árvores ou pedras na borda não deixam espaço para erros, enquanto as estradas de base dura são cobertas por uma superfície arenosa que é varrida durante a primeira passagem para deixar condições mais acidentadas e esburacadas para a segunda corrida. Somando-se ao desafio estão as temperaturas, que podem ultrapassar os 30°C. Será desconfortável nos carros com estresse acima do normal em motores e transmissões. Sébastiens Loeb e Ogier lideram a lista de honra e venceram o evento quatro vezes em seu formato atual (desde que se mudou para a Sardenha em 2004). 3 principais destaques A etapa Monte Lerno, que acontece duas vezes na sexta-feira. Este ano, ele foi estendido para impressionantes 49,92 quilômetros de comprimento! Micky's Jump - um dos locais icônicos do WRC - também faz parte do teste de Monte Lerno. Os carros voam alto e longo enquanto a estrada literalmente desce abaixo deles. A cerimônia do pódio em Olbia na tarde de domingo. Terminados os troféus e hinos, é tradição que a equipe vencedora mergulhe em massa no porto para se refrescar. Servicepark O hub se move da costa oeste de volta para a pitoresca orla marítima de Molo Brin, Olbia, no leste. Histórico de Eventos O contador WRC da Itália era anteriormente um evento de superfície mista com sede em Sanremo e conhecido como Rally das Flores quando foi realizado pela primeira vez em 1928. Fez parte do WRC desde o início do campeonato em 1973. Michèle Mouton se tornou a primeira e única mulher a vencer uma etapa do WRC quando triunfou em 1981. O rally mudou-se para a ilha mediterrânea da Sardenha em 2004. Shakedown Esapekka Lappi registrou o tempo de referência durante o shakedown do Rally Italia Sardegna na manhã de quinta-feira, superando o colega da Hyundai Motorsport, Thierry Neuville, no processo. Apenas seis décimos de segundo dividiram a dupla de pilotos do i20 N após três voltas no teste de aquecimento de Loiri Porto San Paolo perto de Olbia, com Finn Lappi marcando o ritmo em sua corrida final na etapa de 2,87 km. Lappi está em busca de seu terceiro pódio consecutivo esta semana em um rali que sua equipe venceu em quatro das últimas cinco ocasiões. Seus olhos estão voltados para o céu, já que a perspectiva de tempo úmido, que já atingiu o reconhecimento pré-evento, representa um obstáculo em potencial durante o confronto de quatro dias. Dani Sordo, também pilotando um Hyundai, foi o mais rápido na saída, mas viu seu tempo ser eclipsado pelo quatro vezes vencedor da Itália, Sébastien Ogier, na volta seguinte. Incapaz de ir mais rápido novamente, Ogier, da Toyota, terminou a sessão seis décimos atrás de Neuville em terceiro. Igualando o ritmo de Ogier estava seu compatriota francês Pierre-Louis Loubet em um M-Sport Ford Puma, enquanto Sordo e Kalle Rovanperä ficaram em quinto e sexto, respectivamente. Takamoto Katsuta, Ott Tänak, Elfyn Evans e a estrela do WRC2 Adrien Fourmaux completaram a tabela de classificação. Quinta-feira A noite da quinta-feira volta a fazer a etapa de abertura em uma especial curta diante de grande e entusiasmado público. No centro das atenções de milhares de torcedores na cidade costeira, Lappi rapidamente encontrou seu ritmo para superar Ott Tänak, homem da M-Sport Ford, por 0.2 segundo na abertura da cortina de 3,20 km, que apresentava uma mistura emocionante de estradas de asfalto suave combinadas com off-road. pistas de estrada e saltos. No centro das atenções de milhares de torcedores na cidade costeira, Lappi rapidamente encontrou seu ritmo para superar Ott Tänak, homem da M-Sport Ford na abertura da cortina de 3,20 km, que apresentava uma mistura emocionante de estradas de asfalto suave combinadas com off-road, tendo pistas de estrada e saltos. Ele aproveitou a oportunidade de “brincar” com seu Hyundai i20 N antes de a pressão aumentar na sexta-feira, o primeiro de três dias de competição. O companheiro de equipe de Lappi, Thierry Neuville, ficou apenas meio segundo atrás, ficando em terceiro na geral por apenas 0.4 segundo da estrela da Toyota, Takamoto Katsuta. O líder do campeonato Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier - ambos pilotando carros GR Yaris - completaram os seis primeiros. Apenas oito décimos de segundo cobriram Dani Sordo, Elfyn Evans e Pierre-Louis Loubet, enquanto o líder do WRC2, Oliver Solberg, completou o top 10. A “diversão” acabava ali. A sexta-feira seria um dia assustador com três estágios – cada um executado duas vezes em cada lado de um serviço – à espreita. Tantariles (10,71 km) é o primeiro, seguido por uma curta explosão através de Terranova (8,41 km). O estágio final, no entanto, seria o retorno de Monte Lerno - Sa Conchedda em seu formato de 49,90 km. O estágio do monstro completa os dois loops e incorpora o Micky's Jump, favorito dos fãs, onde os carros voam alto no ar. Sexta-feira O primeiro dia de “verdadeira competição” foi além dos prognósticos e fez o público arrepiar nas encostas e trechos com saltos ante o duelo travado por Esapekka Lappi e Sébastien Ogier. Quando Esapekka Lappi rebaixou Sébastien Ogier em uma conclusão emocionante para a primeira etapa de sexta-feira, conquistando a menor das lideranças durante a noite o público estava completamente inflamado. Depois de um dos dias mais assustadores até agora no Campeonato Mundial de Rally da FIA deste ano, onde as equipes enfrentaram mais de 140 km de cascalho em condições climáticas instáveis, a dupla de duelos se viu separada por apenas um décimo de segundo. Ogier, disputando seu quarto rally este ano no comando de seu Toyota Yaris, largou na frente e liderou por aparentemente confortáveis 16.3s até metade do dia, depois de ultrapassar seu rival finlandês na primeira passagem de Monte Lerno, impressionantes 49,90 km em comprimento. Mas a vantagem do francês começou a diminuir quando os mesmos três testes de velocidade foram repetidos após o almoço e Lappi, exigindo tudo que podia em seu Hyundai i20 N, deu a resposta perfeita e tirou a liderança do oito vezes campeão do mundo na segunda passagem pelo “estágio gigante” de Monte Lerno 2, conquistando a liderança no final do dia. Apesar de lutar com um freio de mão que funcionava intermitentemente, Thierry Neuville lutou para subir na tabela de classificação para colocar dois Hyundais entre os três primeiros. O belga estava atrás de Ogier por 18.5s no final do jogo, com o líder do campeonato Kalle Rovanperä a mais 27.5s. Kalle Rovanperä entrou na etapa final em sétimo lugar geral, mas as condições de chuva favoreceram o piloto da Toyota Gazoo Racing – e sua posição inicial. Ele postou o tempo de referência, subindo três posições no processo. Apenas 1.3s atrás estava Takamoto Katsuta, que levou um susto na volta da manhã ao bater em uma pedra depois de correr ao lado em uma curva para a esquerda. O acidente custou cerca de 20 segundos e manteve seus mecânicos Toyota ocupados durante o serviço na hora do almoço. Um furo no pneu dianteiro direito no final de Monte Lerno deixou Elfyn Evans 18.2s atrás de seu companheiro de equipe em sexto geral. Ele terminou à frente de Ott Tänak, da M-Sport Ford, que superou uma falha na bomba d'água, por 4.2s. Os corredores do WRC2 Sami Pajari, Adrien Fourmaux e Emil Lindholm completaram o top 10, enquanto Dani Sordo ficou em 12º geral. O espanhol rolou com seu Hyundai na SS4, perdendo mais de três minutos no processo. Pierre-Louis Loubet foi a única vítima de sexta-feira. Inicialmente correndo em terceiro lugar geral, o francês incorreu em uma penalidade de três minutos quando não conseguiu engatar nenhuma marcha antes do início da SS5. Embora o problema tenha sido resolvido rapidamente, Loubet enfrentou mais frustrações no final do dia, quando encalhou seu Ford Puma em uma vala de Monte Lerno. A etapa de sábado apresenta corridas duplas de Coiluna - Loelle (16,28 km), Su Filigosu (19,57 km), Erula - Tula (21,92 km) e Tempio Pausania (9,04 km). As oito provas somam 133,62km. Sábado Caótico! Essa é a melhor definição para o que foi o sábado no Rally Itália Sardegna. Thierry Neuville estava atrás de Ogier e Esapekka Lappi em terceiro lugar desde o início desta sexta rodada da temporada - mas uma forte chuva no penúltimo teste de Erula - Tula causou caos total e virou o rally de cabeça para baixo. Ogier, em busca de uma quinta vitória italiana em seu Toyota Yaris, entrou no referido estágio agarrado a uma pequena liderança geral. No entanto, em uma reviravolta impressionante do destino, o piloto francês mergulhou barranco abaixo apenas 1,4 km após o início. Esapekka Lappi reduziu seu ataque ao ver o carro atingido de Ogier, inadvertidamente perdendo mais de meio minuto para o companheiro de equipe do Hyundai i20 N. O belgae, que não sabia do drama que se desenrolava atrás dele na estrada acelerava forte e subiu do terceiro para o primeiro lugar geral como resultado de sua carga e fechou o dia liderando a dobradinha da Hyundai por 36.4s, aproximando-se da parte final da competição, com quatro etapas de domingo. O líder do campeonato, Kalle Rovanperä, foi elevado para o terceiro lugar às custas do infortúnio de seu companheiro de equipe, embora seja improvável que o finlandês seja capaz de incomodar a dupla da frente em ritmo absoluto (Ele terminou o dia atrás de Lappi por 1m14.3s), depois de ser prejudicado pelo desgaste excessivo dos pneus à tarde. A perseverança valeu a pena para Elfyn Evans, cujo dia foi cheio de contratempos. O Toyota do galês sofreu danos no radiador em uma passagem de água na SS10 e ele vazou quase três minutos mancando de volta ao serviço. A história ameaçou se repetir no final do dia, quando o carro de Evans perdeu momentaneamente a potência ao negociar outro respingo de água. A falha de foi eliminada logo depois, mas ele chegou ao final quase quatro minutos atrás de Rovanperä em quarto lugar geral. Ott Tänak e Takamoto Katsuta não tiveram tanta sorte e ambos tiveram abandonos induzidos pela água. Um sensor elétrico defeituoso foi o culpado pela saída de Tänak, homem forte da M-Sport Ford, enquanto Katsuta desistiu devido a danos no radiador. Seus respectivos percalços permitiram que Dani Sordo, se recuperando de uma rolagem na manhã de sexta-feira, subisse para o quinto lugar geral. Ele liderou o líder do WRC2, Adrien Fourmaux, enquanto Andreas Mikkelsen, Teemu Suninen, Emil Lindholm e Kajetan Kajetanowicz – todos disputando o WRC2 – completaram a tabela de classificação. Domingo O amanhecer do domingo, entre brioches e cafés antes dos pilotos da Hyundai iram para o último dia de competição no Rally Itália Sardegna deve ter sido uma grande confraternização e, no final, uma recomendação para que Thierry Neuville e Esapekka Lappi não tomassem riscos, tampouco tentassem entrar numa disputa direta, tamanha a diferença entre eles e tamanha a diferença para Kalle Rovanperä. Seguindo o script sem se desviarem do texto, o principal nome da equipe, Thierry Neuville liderou o parceiro de equipe, Esapekka Lappi e concluiu a disputa com uma vantagem de 33.0s em um final de sonho, consolidando a dobradinha para a Hyundai na sexta rodada de 13 deste campeonato, marcando seu 18º sucesso na carreira ao lado do navegador Martijn Wydaeghe. O resultado serviu como um triunfo inaugural em 2023 para Neuville e sua equipe, ajudando a marca coreana a ficar a 23 pontos do fabricante líder do campeonato Toyota Gazoo Racing. A liderança mudou de mãos nove vezes durante o jogo veloz e furioso na ilha do Mediterrâneo, até que Neuville tomou a iniciativa quando o rival do GR Yaris, Sébastien Ogier, saiu da estrada no penúltimo teste de sábado, atingido pela chuva. Thierry Neuville ultrapassou Esapekka Lappi, que comemorou seu terceiro final de rally consecutivo entre os três primeiros, na mesma etapa e conseguiu uma vantagem confortável nas quatro etapas finais de domingo. Kalle Rovanperä completou o pódio em terceiro na geral, seu melhor resultado em cinco tentativas no Rally Italia Sardegna, mas se ficou a uma distância enorme em relação aos dois primeiros, continuava líder do campeonato. Embora ele estivesse atrás do compatriota finlandês, Esapekka Lappi, por 1m22.3s no final, a alta taxa de problemas que os outros competidores sofreu o levou a terminar com uma vantagem considerável de 3m25.2s sobre o companheiro de equipe Toyota Elfyn Evans, quarto colocado. Evans lutou para entrar no ritmo em seu GR Yaris e caiu cerca de três minutos no sábado, quando o radiador do carro sofreu danos em uma passagem de água. Dani Sordo quase conseguiu três Hyundais entre os cinco primeiros, mas desistiu após a segunda etapa do dia devido a uma falha no escapamento. Isso trouxe um fim antecipado para o que foi um fim de semana turbulento para o espanhol, depois de rodar seu i20 N na manhã de sexta-feira. Seu abandono abriu caminho para Andreas Mikkelsen conquistar o quinto lugar geral, além de uma vitória surpresa no WRC2. Ele estava atrás de Adrien Fourmaux por mais de meio minuto antes do Wolf Power Stage, mas o francês saiu da estrada 1,4 km após o início. A temporada do WRC entra em sua segunda metade com Kalle Rovanperä liderando o campeonato com 118 pontos, 25 a mais que o novo vice-líder, Thierry Neuville. Ott Tänak (85), Elfyn Evans (83) e Sebastien Ogier (70) fecham os 5 primeiros. A próxima etapa é a visita muito aguardada à África no final deste mês. O lendário Safari Rally Kenya, baseado em Naivasha, e acontece de 22 a 25 de junho. Arivederci, Redação do Rally.it Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |