Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
GP de Mônaco é Disputado Desde 1929 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 22 May 2023 20:38

O Principado de Mônaco é a cidade-estado soberana Monte Carlo, um microestado localizado no sul da França, na costa do mar Mediterrâneo. Fundado em 1297 pela Casa Grimaldi, família que até hoje reina como Monarquia Constitucional. Está localizada a 20 quilômetros de Nice no sentido leste. É o segundo menor estado do mundo, apenas maior que o Vaticano. Também é o estado com maior densidade populacional do planeta.

 

No ano de 1929 foi disputado o primeiro GP de Mônaco, tendo como vencedor William Grover Williams, guiando um Bugatti tipo 35, à média de 80,190 km/h. O mesmo modelo do Bugatti levou à vitória seus pilotos em 1930, com René Dreyfus, à média de 86,257 km/h e 1931, com Louis Chiron, à média de 87,070 km/h. Chiron era o único monegasco e se destacou muito em sua época. Grandes pilotos do período entre guerras (1919-1939) venceram o GP de Mônaco como Tazio Nuvolari (1932), Achille Varzi (1933), Luigi Fagioli (1935) e Rudolf Caraciola (1936). Devido a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o GP de Mônaco deixou de ser disputado no período de 1938 a 1947.

 

O Grande Prêmio de Mônaco é um dos mais tradicionais no mundo. Foi considerado um dos integrantes da tríplice coroa, ao lado das 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Le Mans. Somente um piloto conseguiu vencer as três competições, o inglês Graham Hill. Os maiores vencedores de Mônaco são: Ayrton Senna – 6 vezes, Graham Hill e Michael Schumacher – 5, Alain Prost – 4, Stirling Moss, Jackie Stewart, Lewis Hamilton e Nico Rosberg – 3 e Juan Manuel Fangio, Maurice Trintignant, Niki Lauda, Jody Scheckter, David Couthard, Fernando Alonso, Mark Weber e Sebastian Vettel – 2. Entre os construtores a Mclaren é a que mais triunfou, com 15 vitórias, seguida pela Ferrari, com 9, Lotus com 7, Red Bull com 6, BRM e Mercedes com 5, Cooper, Tyrrell e Williams com 3 e Maserati, Brabham, Benetton e Renault com 2. Os que mais conquistaram pole positions foram Ayrton Senna com 5, Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart e Alain Prost com 4, Stirling Moss, Niki Lauda e Michael Schumacher com 3 e Graham Hill, Nigel Mansell e Mika Hakkinen, Kimi Haikkonen, Nico Rosberg, Fernando Alonso, Mark Weber, Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Charles Leclerc com 2.

 

No próximo dia 28 de maio será disputada a 69ª edição do GP de Mônaco. O pole position do ano passado foi Charles Leclerc com 1m11s376, à média de 168,309 km/h. O monegasco acabou não largando, pois seu carro quebrou na volta para o alinhamento. A corrida foi dominada por Sergio Perez, sempre andando na frente de Max Verstappen, que provou ser um dos melhores pilotos em circuitos de baixa média de velocidade.

 

Mercedes e Ferrari estão prometendo novas atualizações para o GP de Mônaco. Ganharam um pouco mais de tempo com o cancelamento da corrida de Ímola. Surpresas poderão acontecer, mas não conseguirão superar a Red Bull, que abriu uma distância técnica importante.

 

Acreditamos que assim será.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.