Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Silverstone, 1950: No Autódromo Inglês Tudo Começou PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 16 May 2023 01:09

13 de maio de 1950. Autódromo de Silverstone, Inglaterra. Grande Prêmio da Grã-Bretanha, primeira corrida oficial da Fórmula 1, contando pontos para o  Campeonato Mundial de Pilotos, recentemente criado. Um dos mais importantes eventos do ano em toda a Europa.

 

A família real britânica prestigiou o evento. O rei George VI, já visivelmente debilitado pelo câncer de pulmão, a rainha Elizabeth e as princesas Elizabeth e Margareth, cumprimentaram um a um os pilotos que participariam da prova, que se posicionaram em fila, com toda a reverência. A família real ocupou, sem nenhum acompanhante, um tosco e baixo palanque de madeira, sem nenhuma cadeira, para assistir a corrida.

 

Ainda em fase inicial de recuperação, que levaria décadas, dos destrutivos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) os carros eram remanescentes do período anterior ao conflito. Muitas fábricas de automóveis foram destruídas em bombardeios. A equipe oficial da Alfa Romeo inscreveu quatro carros modelo 158, com quatro feras ao volante: Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Fagioli e Reg Parnell. Os seis Maserati do grid eram guiados por Príncipe Bira, Emmanuel de Graffenried, Louis Chiron, David Hampshire, David Murray e Joe Fry. Os grandes Talbot Lago eram pilotados por Louis Rosier, Philippe Etancelin, Eugéne Martin, Johnny Claes e Yves Giraud-Cabantous. Alinharam também quatro Era (Peter Walker, Leslie Johnson, Bob Gerard e Cutt Harrison) e dois Alta (Geoff Crossley e Joe Kelly).

 

O primeiro regulamento da Fórmula 1 admitia motores de 4.500 cc atmosféricos ou de 1.500 cc superalimentados. Essa regra durou apenas dois anos (1950 e 1951) e até hoje é a que admitiu os maiores motores da história da categoria, já que depois de 1952 e até 2021 a cilindrada máxima permitida foi de 3.500 cc (1987-1994). Somente a Talbot Lago optou por motores aspirados com 4.483 cc e potência de 280 hp a 5.000 rpm, enquanto que o motor Alfa Romeo 158 de 1.479 cc com 2 compressores  atingia 370 hp a 8.500 rpm. Os carros italianos conquistaram as quatro primeiras posições no grid, com Farina, Fagioli, Fangio, e Parnell. Farina virou em 1m50s8, com a média horária de 151,051 km/h.

 

Como esperado, a corrida foi totalmente dominada pelos Alfa Romeo, com Giuseppe Farina em primeiro, Luigi Fagioli em segundo e Reg Parnell em terceiro. Juan Manuel Fangio abandonou com problemas de lubrificação. A superioridade da marca italiana foi tanta que seus três pilotos foram os únicos a completar as 70 voltas programadas, duas à frente dos Talbot Lago de Yves Girauld-Cabantous e Louis Rosier.

 

Estava criada a Fórmula 1, a mais importante categoria do automobilismo mundial, praticada por alguns dos melhores pilotos da história dos esportes a motor.

 

Próximo encontro: GP Emilia-Romanha – Dia 21 de maio.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.