Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Horner Garante Liberdade a seus Pilotos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 01 May 2023 22:07

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner afirmou, após o GP do Azerbaijão, que seus pilotos estão livres para lutar pelo título de campeão, sem interferência direta da equipe. Com os dois pilotos liderando o Campeonato com folga, com 4 vitórias em 4 corridas, Verstappen e Perez não estão encontrando outros adversários. E a perspectiva é a de que esse quadro não se altere durante a temporada. Relembra os tempos de Senna e Prost lá pelos idos de 1988. A recomendação do chefe da equipe é que seus pilotos contenham o ímpeto nas disputas um contra o outro, o que é normal. A Red Bull comanda o espetáculo, quilômetros à frente. O que nos surpreendeu foi a atuação perfeita de Perez, que se aproveitou da vantagem conseguida com a falta de sorte de Verstappen no momento do pit stop. Não deu oportunidade para o holandês se recuperar.

 

A Red Bull tem outro motivo para comemorar. Adrian Newey, um dos mais destacados projetistas da história da Fórmula 1, que já brilhou nos melhores tempos de McLaren e Williams, aos 65 anos de idade, decidiu renovar seu contrato com a equipe austríaca. Havia uma possibilidade de Newey se aposentar no final de 2023 ou se transferir para outro time. Porém, com a notícia da renovação ficou claro que a Red Bull tem grandes chances de continuar dominante.

 

Na qualificação para o GP do Azerbaijão a Ferrari surpreendeu a todos ao registrar a pole position, com Leclerc e o 4º lugar com Sainz, deixando entre eles os Red Bull de Verstappen e Perez. Hamilton (Mercedes) superou Alonso (Aston Martin), que enfrentou problemas com o DRS, assim como seu parceiro Lance Stroll (9º no grid). A McLaren colocou seus dois carros, Norris em 7º e Piastri em 10º no Q3, o que não deixa de ser uma pequena evolução. Tsunoda qualificou seu AlphaTauri em 8º, o que é uma verdadeira façanha.

 

A corrida foi bem mais tranquila do que costuma ser em Bakou, notória pelos diversos toques no guard rail e algumas batidas mais sérias. Os pilotos não entraram em brigas mais acirradas seguindo o conceito segundo o qual é melhor levar “o brinquedo pra casa”. Os dois carros da Red Bull logo superaram o Ferrari de Leclerc e deixaram claro que também em condição de corrida o time austríaco é insuperável. Alonso ultrapassou Sainz e ficou com a 4ª colocação. Aos 41 anos de idade Alonso está guiando muito, dando aula aos mais novos.

 

Dos 20 carros que largaram 16 completaram as 51 voltas do líder, enquanto 2 (Hulkenberg e Bottas) perderam 1 volta e 2 (Zhou  De Vries) não completaram. Nessa corrida a Ferrari superou a Mercedes, mas não é seguro dizer que já está melhor que o time alemão.

 

No final da corrida, mais precisamente na última volta, Esteban Ocon foi fazer sua troca de pneus. Quando entrou nos boxes se deparou com um grupo de pessoas, que fazia parte da organização, preparando o local de parque fechado dos 3 carros primeiros colocados e cerimônia do pódio. A corrida não tinha terminado e houve real risco de atropelamento. Certamente pelo menos uma advertência sobrou para aquele grupo.

 

Situação dos Campeonatos: Pilotos – 1º) Max Verstappen – 93 pontos, 2º) Sergio Perez – 87, 3º) Fernando Alonso – 60, 4º) Lewis Hamilton – 48 e 5º) Carlos Sainz – 34. Construtores – 1º) Red Bull – 180 pontos, 2º) Aston Martin – 87, 3º) Mercedes – 76, 4º) Ferrari – 62 e 5º) McLaren – 14.

 

Próximo encontro: GP de Miami, dia 7 de maio.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.