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WRC Croacia: Elfyn Evans espanta o azar, vence e lidera o WRC PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 23 April 2023 13:44

Chegamos!

 

Começamos a nossa cobertura na Croácia ainda abalados pela morte trágica de Crag Breen uma semana antes do início desta etapa do WRC em um período de treinos extra-oficiais.

 

Este irlandês era uma grande pessoa além de um grande piloto. Estava sempre disposto a trocar uma impressão com os jornalistas e sempre nos deixava muito à vontade. Esta temporada vai nos forçar a um trabalho de superação para conseguirmos encarar sua precoce partida.

 

Rally da Croácia WRC

Um dos rallies mais desafiadores da temporada. Uma mistura tentadora de asfalto, com algumas superfícies desgastadas e esburacadas devido ao tempo e danos causados pela água e outras muito mais lisas. Vias geralmente rápidas, mas muito estreitas em algumas partes. A primavera exibe as belas paisagens da Croácia em toda a sua glória.

 

 

Sobre o Rally

Estreante no WRC em 2021, o Rally da Croácia provou ser um grande desafio com níveis de aderência em constante mudança e condições de superfície que caracterizam o primeiro rali de nível mundial na região leste da Europa desde o Rali da Bulgária em 2010.

 

As etapas especiais de superfície selada são escorregadias mesmo no seco, enquanto o asfalto varia de super liso via desgastado a muito quebrado. Jogue cristas e saltos, e é fácil ver por que esta terceira rodada é a favorita entre os pilotos.

 

A primeira edição foi um thriller com Sébastien Ogier arrebatando a vitória do companheiro de equipe da Toyota, Elfyn Evans, quando o galês escorregou para a grama na última curva. A margem de vitória de 0.6 segundos foi a terceira finalização mais próxima do WRC de todos os tempos.

 

O ano passado foi outro caso difícil, com chuvas torrenciais durante a etapa final de domingo aumentando as apostas para as equipes do Rally1. A vitória foi novamente para um piloto da Toyota, Kalle Rovanperä, que superou Ott Tänak por apenas 4.3s.

 

 

3 principais destaques

Grandes multidões na Biblioteca Nacional e Universitária do centro de Zagreb para a cerimônia de início da noite de quinta-feira.

Uma seção de tirar o fôlego no palco Vinski Vrh - Duga Resa apresenta uma ponte de pedra sobre o rio Dobra e um antigo castelo Frankopan. A secção mais fotogénica do rally.

Uma atmosfera crepitante ao lado do palco. Mais de 300.000 fãs compareceram em 2022, e esse número deve aumentar novamente em 2023.

 

Servicepark

Com sede na Feira de Zagreb, um vasto centro de exposições, no sul da vibrante capital da Croácia. Fica perto do gigantesco rio Sava, um trecho de água de 990 km que atravessa a Eslovênia, a Sérvia e ao longo da fronteira da Croácia com a Bósnia-Herzegovina.

 

 

Histórico de Eventos

Realizado pela primeira vez em 1974 sob o nome de INA Delta TLX Rally e rapidamente cresceu para se tornar um campeonato nacional na ex-Iugoslávia.

Incorporou-se ao Campeonato Europeu em 1986 e, depois de se mudar para Zagreb, subiu na classificação para alcançar o nível mais alto da série europeia em 2007.

A recessão econômica levou a uma mudança para Rijeka e depois para a Ístria.

O quadro de honra é liderado pelo esloveno Branislav Kuzmič com cinco vitórias, seguido pelo piloto do país de origem Juraj Šebalj com quatro.

Sébastien Ogier venceu na primeira visita do WRC lá em 2021.

 

Shakedown

Kalle Rovanperä conseguiu o tempo mais rápido no shakedown do Rally da Croácia na quinta-feira, levando as honras por apenas oito décimos de segundo de Ott Tänak e Sébastien Ogier. O atual campeão mundial de rally da FIA registrou o tempo de referência em sua terceira e última corrida no teste de velocidade de asfalto Okić de 3,65 km perto de Zagreb.

 

 

Rovanperä está longe da performance avassaladora da temporada passada e ainda não conseguiu reencontrar o ritmo para dominar as etapas. Caso consiga a conquista aqui na Croácia estaria repetindo uma vitória conquistada neste que é o primeiro rally de asfalto puro da temporada de 2023. Ao completar sua corrida de abertura, o finlandês foi um dos vários pilotos da frente a prestar homenagem ao amigo e colega Craig Breen, que faleceu tragicamente na semana passada.

 

Ott Tänak marcou o ritmo na corrida inicial com um Ford Puma mas, apesar de ter melhorado a velocidade ao longo da sessão, não conseguiu acompanhar Rovanperä. O líder do campeonato, Ogier, também pilotando um Toyota, igualou o tempo do estoniano em sua passagem final. Apenas seis décimos atrás do trio líder estava Esapekka Lappi, da Hyundai, que superou o homem do Yaris, Takamoto Katsuta, por meio segundo. Pierre-Louis Loubet e Thierry Neuville terminaram em sexto e sétimo, respetivamente, à frente do líder do WRC2, Erik Cais, que conduz um Škoda Fabia RS Rally2.

 

 

Oliver Solberg não está marcando pontos no WRC2 neste rally, mas terminou em nono, enquanto Yohan Rossel completou o top 10. Elfyn Evans começa o evento já com o pé atrás depois que seu Yaris teve um problema técnico em sua primeira passagem pela etapa. O galês rastejou até o final com força limitada e parou o carro para evitar maiores danos.

 

Sexta-feira

Não tivemos especiais disputadas na quinta-feira como acontece em alguns eventos, tendo o dia ficado limitado às ações promocionais e à cerimônia oficial de abertura, mas a ensolarada sexta-feira não decepcionou os fãs das competições de Rally. Thierry Neuville liderou durante a traiçoeira perna de abertura de sexta-feira, apesar de ter vencido apenas uma etapa do Rally da Croácia. Foi a consistência do piloto do Hyundai i20 N que finalmente se destacou quando as estradas de asfalto nas colinas a oeste da capital Zagreb testaram a coragem das principais equipes do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Ele terminou o dia cansativo apenas 5.7s à frente do segundo colocado, Elfyn Evans.

 

 

Neuville estava insatisfeito com o acerto matinal de seu carro, mas assumiu a liderança após a SS2, quando o líder do campeonato Sébastien Ogier, vencedor da abertura do dia, perdeu um minuto e meio realizando uma troca de pneu por conte de um furo em seu Toyota GR Yaris. O belga manteve-se em vantagem ao longo da tarde, embora Evans, ao volante de outro Toyota, tenha reduzido a diferença para menos da metade quando nuvens de chuva dispersas se aproximaram das etapas. Ambos os pilotos usaram uma combinação mista de pneus Pirelli de compostos duros e macios, que provou ser a escolha certa.

 

 

Um piloto para quem as apostas com pneus não compensaram foi Ott Tänak. O estoniano colocou borracha para chuva em seu M-Sport Ford Puma para Stojdraga - Hartje 2, no entanto, as condições permaneceram quase secas e ele ficou para trás de Esapekka Lappi depois de perder 17.0s. Tänak respondeu na penúltima etapa eliminando o homem da Hyundai para recuperar o terceiro lugar geral, alcançando a parada noturna 3.4s à frente de seu rival e 24.3s atrás de Evans.

 

 

Com uma grande perda pelo seu furo de pneu, Sébstien Ogier lutou bravamente para voltar ao quinto lugar, com mais 50.3s de atraso, mas foi uma performance impressionante. Takamoto Katsuta ultrapassou Pierre-Louis Loubet na etapa final para terminar em sexto, enquanto Kalle Rovanperä ficou em oitavo na geral. O jovem campeão de 2022 venceu esta etapa no ano passado, mas atualmente está atrás dos líderes por mais de dois minutos depois que ele também parou para trocar uma pneu no mesmo local que o companheiro de equipe Ogier.

 

O líder do WRC2, Yohan Rossel, foi o nono com uma vantagem considerável de 29.9s sobre Nikolay Gryazin, segundo na categoria. A segunda etapa de sábado segue formato semelhante com quatro etapas, percorridas de manhã e à tarde, totalizando 116,60km.

 

Sábado

O piloto da Toyota Gazoo Racing Elfyn Evans assumiu o controle da cansativa prova de asfalto no início do dia, quando Thierry Neuville, que liderava por 5.7 segundos na noite de sexta-feira, abandonou a competição na segunda etapa. O Hyundai i20 N de Neuville saiu da linha asfaltada e colidiu com um bloco de concreto que causou danos graves nas rodas e nos componentes da suspensão. Sua saída deu a Evans uma vantagem saudável de 22.6s no meio do dia sobre Ott Tänak, da M-Sport.

 

 

A dinâmica mudou quando o piloto estoniano aumentou o calor após o serviço na capital croata Zagreb, reduzindo a diferença para Elfyn Evans a quase pela metade com duas etapas restantes. No entanto, seu avanço foi impedido por uma falha técnica que custou um tempo valioso no final do dia e terminou 25.4s atrás da liderança. Uma vitória para Evans, caso consiga manter Tänak sob controle, seria a primeira desde o Rally Secto da Finlândia de 2021, há mais de 18 meses.

 

 

Esapekka Lappi “levou seu Hyundai para casa” em um distante terceiro lugar geral, apesar da falta de confiança em algumas das seções poluídas de cascalho. Meia rodada na SS13 não ajudou em nada, embora o finlandês tenha pressionado mais à tarde e estivesse atrás de Tänak por meio minuto no final do dia. Sébastien Ogier começou com o pé atrás, depois de receber uma penalidade de um minuto por uma falha de segurança na noite de sexta-feira. Ele foi então penalizado com mais uma sanção de 10 segundos depois que um problema técnico na seção da estrada o levou a fazer o check-in atrasado para o primeiro estágio.

 

Mas o homem da Toyota, vencedor na Croácia em 2021, subiu do sétimo para o quarto lugar geral depois de conquistar três tempos de etapa mais rápidos. Atrás dele estavam os companheiros de equipe Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta, ambos ultrapassaram Pierre-Louis Loubet enquanto ele lutava para encontrar tração com pneus duros. Yohan Rossel manteve-se na liderança da categoria WRC2 e manteve-se em oitavo à frente de Nikolay Gryazin e Emil Lindholm, que completaram a tabela classificativa.

 

 

A final de domingo ao norte de Zagreb apresenta as estradas mais largas do fim de semana. A abertura Trakošćan - Vrbno (13,15 km) começa perto de um castelo do século XIII à beira do lago em meio a uma paisagem deslumbrante e é seguida por Zagorska Sela - Kumrovec (14,09 km). Ambos são percorridos duas vezes, totalizando 54,48 km no dia.

 

Domingo 

 

Elfyn Evans acordou tranquilo para o último dia de competição do WRC Croatia Rally. Com uma vantagem confortável sobre Ott Tänak, era tudo uma questão de correr com o regulamento colado no painel do carro e não fazer nenhuma bobagem para espantar a má sorte de não vencer há tempos. O triunfo, o primeiro desde o Secto Rally da Finlândia em 2021 e o primeiro de sua carreira no asfalto, elevou Evans do quinto para o primeiro lugar na classificação do campeonato de pilotos. Ele está empatado em pontos com Sébastien Ogier após a quarta rodada de 13, com Kalle Rovanperä apenas um ponto atrás e Tänak mais três em atraso.

 

 

Um erro de Thierry Neuville na manhã de sábado impulsionou o galês para o primeiro lugar geral, e ele se distanciou do piloto da M-Sport Ford Puma Ott Tänak no resto do rally para vencer por 27.0s em um Toyota GR Yaris. A equipe Toyota Gazoo Racing preservou sua invencibilidade no Rally da Croácia, ao mesmo tempo em que aumentou a liderança do campeonato de fabricantes sobre a Hyundai Motorsport para 29 pontos.

 

A primeira etapa de asfalto puro da temporada apresentou uma ação tremenda, e Tänak parecia prestes a se tornar uma ameaça real para Evans ao estabelecer um ritmo furioso no início da tarde de sábado. No entanto, um problema de transmissão no penúltimo dia obstruiu a carga do estoniano e ele cruzou para o final 31.6s à frente de Esapekka Lappi. Ao finlandês faltou confiança em algumas das seções mais sujas da estrada, mas a consistência o recompensou com seu primeiro pódio Hyundai i20 N – um impulso bem-vindo depois de cair da liderança na rodada anterior.

 

 

Atrás dele estava um trio de Toyotas liderados pelo atual campeão Rovanperä, com uma desvantagem de 19.7s. O finlandês ficou fora dos dez primeiros depois de trocar um pneu na SS2 na sexta-feira, mas voltou a subir na tabela de classificação com uma recuperação impressionante. Ele ultrapassou Sébastien Ogier na última manhã para reivindicar o quarto lugar geral, superando seu companheiro de equipe por apenas 9,7s.

 

 

Ogier, que liderava o campeonato apenas antes deste rally, lamentou o que poderia ter acontecido. Embora estivesse atrás do vencedor Evans por 1m28s no final, ele também parou para trocar um pneu enquanto liderava na sexta-feira e recebeu mais golpes na forma de penalidades de tempo. No total, a perda de tempo foi de aproximadamente dois minutos e meio. Takamoto Katsuta fez quatro Toyotas entre os seis primeiros, à frente de Pierre-Louis Loubet, que cuidou de seu Puma até o final com um desequilíbrio no sistema de direção. Os competidores do WRC2 Yohan Rossel, Nikolay Gryazin e Oliver Solberg completaram a tabela de classificação.

 

 

O campeonato continua muito equilibrado, com Ogier e Evans empatados na liderança com 69 pontos, seguidos de Rovanperä com 68, Tänak com 65 e Neuville com 58. O próximo desafio será em Portugal, com o incrível salto de Fafe, entre 11 e 14 de maio.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

Last Updated ( Monday, 24 April 2023 08:47 )