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O Brasileiro de Endurance “encolheu” na duração, mas não na emoção na abertura no Velocittà PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 27 March 2023 20:55

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana Reservou para nós a abertura da temporada do Campeonato Brasileiro de Endurance, que, com a aproximação do início da temporada, a assessoria de imprensa deixou a letargia, acordando de sua hibernação para atualizar os fãs das categorias que participam do evento.

 

A principal mudança para 2023 foi que o tempo de corrida diminuiu de quatro para três horas em algumas corridas. A justificativa foi reduzir o desgaste dos carros e deixar a disputa ainda mais equilibrada. Com isso, a organização pretende aumentar as disputas por posições.

 

A verdade é que o grid deu uma encolhida para o início da temporada 2023. Foram apenas 23 inscritos, um número bem menor em relação à temporada passada. Será efeito do novo campeonato de GT que foi anunciado para este ano? Veremos em breve. Dos 23 carros inscritos, onze são da categoria P1, sete carros na categoria GT3 e cinco na GT4 completaram o grid. Há promessas de mais carros na próxima etapa, especialmente na P1, o que pode encaminhar a categoria para se tornar uma categoria de protótipos. Ao longo da transmissão, foram mencionados as entradas no campeonato de outros competidores, tanto entre os protótipos como nos GTs. Vamos esperar.

 

A corrida começou às 10 horas da manhã, com a transmissão garantida pela youtube uma vez que a Bandeirantes tem uma postura irracional (o advérbio não era bem esse...) de passar o mesmo evento (desta feita, o treino da Fórmula Black&Decker) no seu canal de sinal aberto e também no Bandsports. Assim, quando colocaram as imagens da no Bandsports, já tinha rolado uma hora e meia de corrida.

 

 

A corrida teve, mais uma vez, a excelente narração do Alexi Lalas, e os indigeríveis pitacos do palpiteiro que contrataram pra comentarista, o Pária, tendo ainda que aturar as entradas do puxa-saco do patrocinador, que eu conheço o sobrenome. Na pista, Emilio Padron em seu AJR fez a primeira pole position da temporada. Ao seu lado estava o protótipo LMP3 de Gaetano Di Mauro pra puxar o grid. Um sol daqueles e muito calor pra corrida e na largada lançada, Fernando Ohashii vacilou e Gaetano Di Mauro tomou a ponta, seguido de Pietro Rimbano e Pedro Queirolo, enquanto o pole position caiu pra P4. Bastaram 3 voltas para o diretor de provas  Ele, o PIROCA (esse é o sobrenome dele...) botar pra fora o Safety Car com o #72 parado na área de escape no final da reta dos boxes. Na relargada, Pietro Rimbano foi pra cima e tomou a ponta. Na GT3, a liderança era de Marçal Muller com o Porsche #55 e na GT4 do #64 de Lucas Foresti. Quem vinha recuperando terreno era o campeão do ano passado, Vicente Orige, agora com um protótipo Sigma geração 5. Marçal Muller fez o que podia, mas Átila Abreu conseguiu superá-lo com 25 minutos de prova Fernando Ohashii parou em posição perigosa, inicialmente a bandeira amarela foi apenas local, mas logo o diretor de provas  Ele, o PIROCA (esse é o sobrenome dele...) botar pra fora o Safety Car pela segunda vez.

 

 

Na relargada as primeiras posições se mantiveram na P1 e na GT3. Pouco antes da primeira janela de paradas obrigatórias, Pedro Queirolo foi pro ataque em cima de Gaetano Di Mauro pela P1 e ganhou a segunda posição. Logo o #72 de Carlos Antunes parou novamente e la veio o diretor de provas  Ele, o PIROCA (esse é o sobrenome dele...) botar pra fora o Safety Car pela terceira vez em menos de 45 minutos de corrida. Com a corrida mais curta os stints ficaram mais curtos e as paradas nos boxes seguiram com o tempo mínimo obrigatório de 5 minutos. Todos aproveitaram o Safety Car pra parar nos boxes e na relargada David Muffato voltou na ponta e Guilherme Bottura. Na GT3 o líder continuava Átila Abreu e na GT4 a liderança era de Tom Filho. Gustavo Martins chegou em Guilherme Bottura pra tomar a P2 e aproveitando um vacilo de Bottura pra superar um retardatário da GT4, tomou a posição. Sem entradas do Safety Car, Max Wilson vinha tirando a diferença para Átila Abreu. Pouco antes da última janela de paradas um enrosco entre Julio Campos e Leo Sanchez fez com que o diretor de provas Ele, o PIROCA (esse é o sobrenome dele...) botar pra fora o Safety Car pela quarta vez, fazendo todo mundo aproveita pra parar.

 

A relargada foi rápida e tivemos a bandeira verde antes do fechamento da janela. Leo Sanchez parou na grama com uma roda caída após a parada. David Muffato era o líder nos protótipos, seguido de Gaetano Di Mauro e Gustavo Martins em 3°. Na GT3 o líder era Xandinho Negrão e na GT4, Jacques Quartiero. Só que a equipe de Xandinho Negrão errou e liberou o carro antes dos 5 minutos regulamentares, provocando um ‘time penalty’ e entregando a liderança da categoria para Guilherme Figueroa. Faltando 20 minutos tivemos uma bandeira amarela pra embolar tudo e o diretor de provas  Ele, o PIROCA (esse é o sobrenome dele...) botar pra fora o Safety Car pela quinta vez. A relargada veio com 10 minutos pro fim e com a diferença desaparecendo Gaetano Di Mauro foi pra cima do David Muffato.

 

 

O AJR tinha um problema de sensor e a Ligier LMP3 um problema de temperatura de câmbio. Com isso, mesmo conseguindo se aproximar, Gaetano Di Mauro tinha que cuidar dos retrovisores, pois Gustavo Martins vinha se aproximando dos dois líderes. Os 3 primeiros cruzaram a linha de chegada separados por menos de 1,5 segundos. Julio Campos e Guilherme Figueroa venceram na GT3, com Danilo Dirani e Jacques Quartiero vencendo na GT4.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

 

- A Bandeirantes segue firme no caminho pra virar Bandlixo. Mais uma vez, de forma ilógica, ocupou seus dois canais (o de sinal aberto e o Bandsports) com a transmissão da Fórmula Black&Decker (e era só o treino), deixando de passar a primeira uma hora e meia de corrida.

- Como o Celsinho Vai Te Catar estava trabalhando na “pista”, colocaram um tiozinho sem noção junto com Mr. Burns pra apresentar o Supermotor que não sabia sequer o que é um carro... quando ele falou que carro 4x4 era carro pra andar na lama, mandei um “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...)

- Essa coisa de querer fazer uma “super cobertura” como a Band tentou fazer com a Fórmula Black&Decker pode ser muito perigoso. Encheram o sambódromo de estagiários e uma estagiária bonitinha fez uma entrada para uma matéria sobre o pódio virtual e disse que o pódio poderia ser de Lucas Di Grassi ou “qualquer outro piloto brasileiro”... “Meu Jesus Cristo” (a expressão com 3 palavras não era bem essa...)! Ninguém passou pra ela quais eram os pilotos brasileiros?

- Já que a a corrida era no sambódromo, eu mandei pro Sinestro a sugestão dele aparecer de Mestre Sala e vestir o Prosdócimo de Porta Bandeira... acho que não acharam um vestido grande suficiente pra ele.

- No Brasileiro de Endurance, o puxa-saco do patrocinador (eu sei seu sobrenome) apareceu atrapalhando os pit stops quando os carros entraram nos boxes querendo entrevistar um piloto... que ‘pruficionau’!

- “São Paulo, 2023: uma corrida de carros no sambódromo; um festival de música no autódromo”. Essa eu recebi do Estagiário da F1 no Twitter. Tudo bem que a Fórmula Black&Decker não costuma correr em autódromos (Corre no México), mas foi uma coincidência interessante, mesmo com meu questionamento sobre algumas coisas serem chamadas de “música” nos dias de hoje.

- E pelos lados do canal globêstico (a segunda vogal não era bem essa...), “hoje não... hoje não... hoje sim. Hoje sim.” vi que demitiram dois narradores de futebol, um deles, antigo dublê de narrador de Fórmula 1. Com a diminuição de jogos pra transmitir, a emissora está enxugando a folha. O Nhonho que se cuide... o emprego de Rei Momo é só pro período do carnaval.

- Cedo ou tarde a verdade se revela: o Caprichoso era um narrador de futebol dos canais globêsticos (a segunda vogal não era bem essa...)! Sábado ele realizou um sonho, narrando um jogo da seleção brasileira, coisa que por lá tem dono há décadas! Felizmente, para quem assiste futebol, tinha a opção de ver o jogo nos canais do Pateta.

- O Bandsports não transmitiu a NASCAR em seu horário normal, mas num VT no domingo a noite. Afinal, como deixar de transmitir um jogo de futebol tão espetacular como Audax x Nova Iguaçu? #bandlixo

- Lendo a coluna do Falcon, o boneco de ação, publicada no Nobres do Grid neste domingo, vi que o Smith Jr., filho do Dr. Smith, ganhou uma das corridas do Road to Indy. O pai estava todo pimpão no pódio com o filho.

- Com Fórmula Black&Decker e Brasileiro de Endurance, ambas com comentaristas medíocres (para ser generoso), fica evidente a falta que faz o Taquara Rachada nas transmissões.

- Vendo a cerimônia de largada da MotoGP em Portimão, e... não há nada mais português que ser chamado pra um evento internacional para cantar o hino nacional, sua imagem indo ao redor do globo, e o cidadão vai vestido como se estivesse indo comprar verduras na feira.
A proverbial elegância lusitana nunca engana... Essa aqui foi contribuição do meu camarada e colunista do Nobres do grid, Alexandre Gargamel.

- Pra fechar a coluna, pílula social: a vila dos smurfs vai ter crescimento populacional (dessa vez ela surta...)! Os entendedores entenderão.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.