Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A Crise da McLaren PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 27 March 2023 20:19

A McLaren Cars foi fundada no ano de 1964, pelo piloto neozelandês Bruce McLaren. Destinada desde o princípio a produzir veículos de competição, construiu seu primeiro Fórmula 1 para a temporada de 1966. Estreou no GP de Mônaco, com o modelo M2B, pilotado pelo próprio Bruce, corrida que não terminou. No mesmo ano participou ainda dos GPs da Grã-Bretanha (6º lugar), Estados Unidos (5º lugar) e México (motor quebrou).

 

No ano de 1968 veio a primeira vitória, no GP da Bélgica. Nesse ano passou a integrar a equipe outro piloto neozelandês, Denny Hulme, então campeão mundial, vitorioso nos GPs da Itália e do Canadá. A partir de então a McLaren passou a sempre figurar entre as favoritas. Carros construídos com muita qualidade, tanto na Fórmula 1 quanto nos protótipos da milionária série Can-Am e na Fórmula Indy. Foi testando um desses carros, o modelo M8B que Bruce sofreu um acidente fatal, no dia 2 de junho de 1970, em Goodwood.

 

Em 1973 a McLaren lançou um monoposto com potencial de campeão, o M23, projetado por Gordon Coppuck, um dos mais bem sucedidos da história. Com esse carro Emerson Fittipaldi foi campeão mundial pela segunda vez, em 1974, e levou para a equipe britânica a seu primeiro título entre os construtores. Na década de 1970 a McLaren ainda faria mais um campeão mundial, James Hunt, em 1976.

 

Os anos 1980 foram de conquistas impressionantes para a McLaren. A partir do lançamento, em 1982, da série MP4 (o primeiro chassi de fibra de carbono da história) foi campeã entre os construtores em 1984, 1985, 1988 e 1989 e campeã entre os pilotos em 1984, 1985 e 1989 com Alain Prost e 1988 com Ayrton Senna.

 

Na década de 1990 a McLaren foi dominante no início, em 1990 e 1991 e no final, em 1998, campeã entre os construtores. Entre os pilotos Ayrton Senna, campeão em 1990 e 1991 e Mika Hakkinen, campeão em 1998 e 1999. A última vez que um piloto foi campeão guiando um McLaren aconteceu em 2008, com Lewis Hamilton. A última vez que a McLaren foi campeão entre os construtores ocorreu em 1998.

 

Um resumo da história da McLaren: Participou de 926 Grandes Prêmios, 58 temporadas e venceu 183 vezes. Campeão entre os construtores 9 vezes e entre os pilotos 11 vezes, além de marcar a pole position 156 vezes e ter subido ao pódio 494 vezes. A equipe britânica está entre as mais vitoriosas nos 73 anos da Fórmula 1.

 

Atualmente a McLaren vem em curva descendente. Tomando por base os últimos 5 Campeonatos, a equipe foi 6ª em 2018, 4ª em 2019, 3ª em 2020, 4ª em 2021 e 5ª em 2022. No ano de 2023, depois de 2 Grandes Prêmios disputados, a McLaren não marcou nenhum ponto, o pior resultado entre todas as equipes. Lando Norris chegou em 17º nas duas corridas, enquanto Oscar Piastri chegou em 15º em uma prova e não terminou a outra. Um dos piores desempenhos de toda a sua existência.

 

O projeto MCL60, o carro da McLaren para 2023, parece ter nascido com deficiências que costumam surgir apenas nos testes de pista. Mesmo com toda a tecnologia, simulações e tantos recursos de “laboratório”, o carro tem que responder na pista, porque é nela onde tudo vai de fato acontecer, de positivo ou de negativo. A equipe britânica está partindo de pelo menos dois degraus abaixo, em relação às demais. E não existe nada mais difícil de superar do que essa realidade na Fórmula 1.

 

Próximo Grande Prêmio: dia 2 de abril, na Austrália.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.