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Castroneves: “só fiquei esperando o carro cair em cima de mim” / Vitória de Ericsson no caos de St. Pete PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Friday, 10 March 2023 17:12

Oi amigos, tudo bem?

 

Vocês viram o acidente na primeira volta St. Pete, domingo? Caramba, pessoal, se aquele carro tivesse caído em cima de mim, nem quero pensar. O problema aconteceu entre a terceira e quarta curva, para ser mais exato.

 

Tudo começou com um carro da McLaren raspando de leve no muro externo. Foi uma coisa leve, mas o suficiente para perder velocidade e perder posições. Só que o pessoal que vinha atrás perdeu um pouco o ritmo para não ter um engavetamento. Vi tudo isso e estava super atento para fazer a manobra certa e passar ileso pela confusão.

 

Foi nessa hora que tomei uma batida forte por trás e meu carro ficou atravessado, levando pancada de todo lado. Mas o problema principal não foi nem esse. Enquanto alguns pilotos diminuíram a velocidade para escapar do acidente, veio um piloto lá de trás, com o pé embaixo, pois não percebeu o que tinha acontecido.

 

Ele não bateu diretamente em mim, mas num carro acidentado que estava do meu lado. Rapaz, só escutei a batida e vi o carro saindo por completo do chão, dar um rodopio e cair. Só fiquei esperando cair sobre o meu, mas Graças a Deus caiu de lado. Confesso que não foi uma experiência agradável.

 

Saí do carro meio mancando (bati o joelho direito, mas nada que um gelinho não resolvesse) e fui ver se o meu companheiro de equipe, Simon Pagenaud, estava bem, pois ele também tinha se envolvido no acidente. Mas, sem dúvida, ficamos bem chateados com a oportunidade perdida para fazer uma bela corrida.

 

É verdade que minha posição de largada não foi ideal, mas foi por um “pelinho”. Na primeira fase da classificação, era o 6ª faltando alguns segundos para terminar, quando veio uma vermelha. Estava satisfeito porque tinha passado para o Q2. Mas não foi isso que aconteceu. A direção de prova permitiu mais uma volta para cada um e perdi duas posições.

 

Foi uma pena tudo o que aconteceu, mas o que me deixa animado é que a Meyer Shank Racing deu um belo salto de qualidade enquanto equipe, o que me faz pensar que seremos bem competitivos durante o ano.

 

Agora é hora de mudar a chavinha porque, na semana que vem teremos 12 Horas de Sebring. Começamos o ano com o pé direito, vencendo em Daytona, e vamos com tudo para repetir a dose. É isso, grande abraço e até semana que vem.​

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

 

Olá amigos leitores,

 

Quando acabou a corrida do último domingo que abriu a temporada da NTT IndyCar Series em St. Petersburgo, Marcus Ericsson, que conquistou sua quarta vitória na categoria, a terceira em uma pista de rua, junto com seus companheiros sua equipe, a Chip Ganassi Racing, deve ter respirado aliviado.

 

A primeira corrida da temporada foi simplesmente caótica, com acidentes impressionantes (e alguns estúpidos). O primeiro deles não foi sequer 500 metros distante do ponto na reta principal onde foi dada a largada. A disputa de 100 voltas começou com um grande acidente na Curva 3 que removeu cinco carros da corrida segundos após a bandeira verde ser agitada, abrindo a nova temporada. Scott Dixon colidiu com Felix Rosenqvist, que foi o primeiro a ir para o muro na entrada da curva 3. Confusão armada, atrás dele houve um grande engavetamento quando Santino Ferrucci atingiu Helio Castroneves por trás, e de lá, Simon Pagenaud bateu no muro do lado direito e atrás dele.

 

Sting Ray Robb foi enredado junto com Devlin DeFrancesco, que foi atingido por trás e lançado em piruetas no ar. Apenas Robb foi capaz de continuar enquanto dirigia lentamente para o pit lane sem o nariz no carro. Felizmente, todos os pilotos foram liberados pela IndyCar Medical, mas isso não mudou o fato de que o A.J. As equipes Foyt Racing e Meyer Shank Racing terminaram na hora e Devlin DeFrancesco, da Andretti Autosport, fez um voo assustador. Após uma paralisação de 19m25s, o pelotão saiu do pit lane e começou a aquecer os pneus. Alguns pararam para trocar os pneus, incluindo Josef Newgarden, que estava com um pneu furado.

 

Depois que a bandeira vermelha foi removida, a corrida passou por períodos de disputas abertas e grandes interrupções, já que tivemos mais quatro advertências e 26 voltas passadas atrás do Safety Car. Rinus VeeKay, da Ed Carpenter Racing, entrou na barreira de pneus da Curva 4 e foi atingido imediatamente por trás por Jack Harvey, da Rahal Letterman Lanigan Racing, que foi levado a um hospital local para uma avaliação mais aprofundada “Com muita cautela”, de acordo com a série. Como Harvey, Kyle Kirkwood de Andretti não teve tempo de evitar a situação e voou por cima do carro de Harvey.

 

Will Power e Colton Herta se enfrentaram, com o piloto de Andretti acabando na parede. Na metade da corrida, apenas 15 dos 27 carros estavam na primeira volta. A ascensão de Pato O'Ward à liderança veio como resultado de outro acidente de alto nível, quando Scott McLaughlin da equipe Penske – líder da corrida – saiu do pit lane após fazer sua parada final e emergiu diretamente na frente do pole position Romain Grosjean, cujos pneus tinha uma volta de calor neles - e depois de ser contido na Curva 3, o piloto de Andretti deu a volta por fora para tentar assumir a liderança na Curva 4.

 

McLaughlin lutou durante todo o caminho, perdeu tração na traseira de seu carro, bateu no carro de Grosjean e ambos ficaram presos com a frente dos carros enfiados nos pneus para  benefício do piloto da Arrow McLaren, que não conseguiu manter o ritmo antes do acidente. Pela bandeira quadriculada, a massa de carros quebrados e rodados deixou apenas 12 pilotos na primeira volta.

 

Faltando 16 voltas para o fim, O'Ward mantinha-se firme na liderança com 2,2s de Ericsson. Dixon estava 3,1s atrás, Rossi estava 5,4s atrás e Ilott estava 6,5s atrás do líder. Faltando 11 para o final, Ericsson reduziu a vantagem de O'Ward para 0,9s e estava cobrando. Na volta 97, O'Ward disse que teve um breve mau funcionamento do motor; o vencedor da Indy 500 passou devidamente e cruzou para uma vitória de 2,4s para abrir a temporada em grande estilo para a Chip Ganassi Racing.

 

Se você é fã de corridas limpas, isso está longe de ser um clássico. Mas se você gosta de automobilismo repleto de drama, a primeira rodada da temporada da IndyCar foi um presente do céu! Em um mês teremos a primeira corrida em oval, no Texas.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.