Olá amigos leitores, Vai começar a temporada 2023 da NTT IndyCar Series e com uma lista de inscritos lotada de pelo menos 27 carros para cada uma de suas 17 corridas (além dos 33 carros da Indy500). Mas antes de vermos as bandeiras verdes agitadas, a organização da categoria precisará encontrar uma maneira racional de dar a seus pilotos mais tempo para completar as sessões de classificação nas provas em circuitos mistos e circuitos de rua. Mas a nova abordagem para gerenciar o relógio para cada rodada vem com uma ressalva interessante. A prática da IndyCar de dar aos pilotos 10 minutos para os dois primeiros segmentos permanece inalterada, mas em vez de continuar a prática de fazer o diretor da corrida iniciar a contagem regressiva de 10 minutos do controle da corrida enquanto os carros estão no pit lane, a série terá o início da contagem de tempo uma vez que o primeiro piloto em cada sessão vai para a pista e dá a volta e cruza a linha de partida/chegada alternativa. O resultado daria às equipes mais tempo para se “interromper” antes do início das eliminatórias. Há também um benefício para as equipes que têm boxes na parte de trás do pit road, dando-lhes mais tempo para entrar na pista de corrida para começar suas voltas cronometradas. Além disso, é provável que mais equipes enviem seus pilotos no início de cada rodada para completar suas primeiras voltas com os pneus prime (banda preta) da Firestone, deixando mais tempo para completar suas segundas voltas com os pneus option (banda vermelha) mais macios da Firestone, que produzem os tempos de volta mais rápidos. Dependendo da duração da volta, a mudança deve adicionar algo entre 60 a 90 segundos de tempo a cada rodada para uso dos pilotos. O controle da corrida alertará as equipes sobre o início de cada rodada, mesmo que o relógio oficial de 10 minutos fique parado até que o primeiro carro cruze a linha alternativa de largada/chegada. Mas, como os torcedores costumam observar, muitas equipes têm o hábito de segurar seus pilotos por três ou quatro dos primeiros 10 minutos, enquanto sentam e esperam para ver se novatos e pilotos mais lentos vão sair e se tornar os primeiros a colocar pneus novos Supondo que as equipes sejam proativas e enviem seus pilotos para fora quando cada rodada começar, a IndyCar empregará seu novo procedimento de início da contagem do tempo quando o loop de cronometragem eletrônico for acionado na linha de partida/chegada alternativa. E se as equipes optarem por manter seus pilotos, “Vamos começar para eles em um tempo determinado em cada local”, disse o presidente da IndyCar, Jay Frye. “Com um campo crescente, essas mudanças permitirão às equipes uma melhor oportunidade de criar espaço durante suas corridas de qualificação, sem penalizar as equipes que têm boxes na parte de trás”, acrescentou. “Trabalhamos com equipes e pilotos nessa mudança e acreditamos que isso será benéfico para todos”. Questionado se havia um tempo definido que a IndyCar esperaria antes de iniciar o relógio, Frye disse que mudaria de pista para pista, já que os comprimentos das pistas e o tempo para completar uma volta variam. Embora não haja um período de tempo específico que a IndyCar vai esperar – se necessário – antes de acionar o cronômetro, espere que a série tenha paciência limitada sobre o assunto. Em um tópico relacionado, a IndyCar ajustou suas regras para o gerenciamento de bandeiras vermelhas durante a classificação de circuitos de estrada e rua. Novidade para 2023, a série parará o relógio durante a primeira bandeira vermelha em cada rodada eliminatória, mas não será interrompida novamente se mais bandeiras vermelhas forem necessárias durante essa sessão. Antes, o relógio só parava na última rodada do classificatório, o Firestone Fast Six, que garante uma sessão de seis minutos. Embora a ocorrência de várias bandeiras vermelhas em uma única rodada seja rara, a mudança para apenas interromper a contagem regressiva de 10 minutos na primeira bandeira vermelha é mais uma mudança sendo feita em nome de instar as equipes a sair cedo e obter suas “voltas de garantia” com os compostos de banda preta (prime) e melhores voltas com os pneus de banda vermelha (option) com muito tempo restante no relógio. Vamos acelerar! Sam Briggs Fotos: site IndyCar Media Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |