Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Motores da Fórmula 1 Voltam a Roncar Nesta Semana PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 20 February 2023 20:08

Acontecerão de 23 a 25 de fevereiro os únicos testes de pré-temporada da Fórmula 1. Será no circuito do Bahrein, palco também do Grande Prêmio de estreia da temporada, no dia 5 de março.

 

A curiosidade é grande por parte dos apaixonados por velocidade. Será que a Red Bull continuará a ser dominante? A Ferrari vai superar seus problemas operacionais? A Mercedes voltará a ter o melhor carro? Só teremos uma visão mais ampla da situação geral no final dos testes. As equipes cumprirão seis sessões de treinamentos, de manhã e à tarde de cada um dos três dias.

 

De acordo com as alterações no regulamento, cada equipe poderá escalar um piloto por sessão de 4 horas, tempo bem mais reduzido do que as regras anteriores. Por esse motivo os pilotos reservas não terão a chance de testar, o que exclui também os pilotos brasileiros Pietro Fittipaldi e Felipe Drugovich, contratados das equipes Haas e Aston Martin como suplentes.

 

Quando estava redigindo a presente matéria foi divulgada a notícia de um acidente de bicicleta sofrido pelo canadense Lance Stroll, piloto titular da Aston Martin. Sua assessoria afirmou que ele não participará dos testes de pré-temporada, apesar de informarem que as sequelas são mínimas. A equipe britânica poderá escalar o brasileiro Drugovich para substituir Stroll. Aguardemos a confirmação.

 

Três pilotos farão a primeira temporada completa como titulares: Nick de Vries, Oscar Piastri e Logan Sargeant. O holandês de Vries já é um piloto experiente, aos 28 anos de idade. Bicampeão mundial de kart, passou com sucesso em categorias como Fórmula Renault, GP 3 e foi campeão da Fórmula 2 em 2019. Foi também piloto da Fórmula E, figurando sempre entre os melhores. Contratado pela Alpha Tauri para 2023 é um dos melhores pilotos em atividade na Europa. O australiano Oscar Piastri, de 21 anos, com uma carreira meteórica, é uma das maiores promessas da nova geração. Campeão da Fórmula Renault em 2019, da Fórmula 3 em 2020 e da Fórmula 2 em 2021. Contratado pela Mclaren, será companheiro de Lando Norris este ano. O estadunidense Logan Sargeant tem 22 nos e uma experiência considerada curta e sem nenhum título. Depois de passar pela Fórmula Renault, disputou a Fórmula 3 nas temporadas de 2019 e 2020. Subiu para a Fórmula 2 nos anos de 2021 e 2022. Suas atuações expressivas nas vitórias na Inglaterra e na Áustria resultaram em convite da equipe Williams. O anúncio de sua contratação foi adiado até Sargeant conquistasse os pontos necessários para ter direito à superlicença, sem a qual não poderia participar da Fórmula 1.

 

Fred Vasseur, o novo chefe de equipe da Ferrari, causou boa impressão aos pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz. O monegasco elogiou a forma da abordagem aos profissionais da equipe do novo mandatário, que revelou consistência e conhecimento acima da média. Vasseur vai enfrentar muitos obstáculos, o temperamento impulsivo e imediatista próprio do latino. Dirigir a Ferrari é equivalente a ser técnico do Corinthians ou do Flamengo. As cobranças começam antes e terminam depois de cada evento, independente do resultado.

 

Na próxima semana voltaremos a abordar acontecimentos da pista, tendo já concluída a pré-temporada. 5 de março está logo ali!

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.