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WRC Montecarlo: Sébastien Ogier vence pela 9ª vez em dobradinha da Toyota PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 22 January 2023 14:41

Chegamos!

 

Uma das melhores coisas do WRC é que as férias de inverno entre as temporadas não é tão longa como em outras categorias e em janeiro, o campeonato mundial de rally tem seu início ainda no inverno, nos arredores de Montecarlo, sob neve e frio.

 

A grande mudança na formação das equipes foi a ida de Ott Tänak para a Ford M-Sport depois de não ter conseguido repetir na Hyundai a performance que o levou a sagrar-se campeão mundial pela Toyota.

 

O rally mais imprevisível do ano. As estradas de asfalto relativamente simples nos Alpes franceses são complicadas pelo clima de inverno, que enfatiza a escolha inteligente de pneus. Freqüentemente, a habilidade de dirigir devagar o mais rápido possível é a chave para o sucesso. Pouco é simples nas altas montanhas!

 

Sobre o rally

O Rallye Monte-Carlo é a joia da coroa do WRC e o evento mais antigo do calendário.

 

 

Realizado pela primeira vez em 1911, foi projetado para promover Monte-Carlo como destino turístico, com competidores partindo de diferentes cidades europeias antes de se reunirem em Mônaco.

 

Embora seja, essencialmente, uma prova de asfalto, o imprevisível clima de montanha traz condições variadas. Os competidores devem esperar neve, gelo e asfalto seco – às vezes encontrando todas essas condições na mesma etapa!

 

As equipes devem equilibrar a necessidade de aderência no inverno com a necessária para o asfalto seco. A escolha criteriosa de pneus que oferece o melhor compromisso para condições que mudam frequentemente é fundamental – e é aí que a capacidade de "ler" as condições paga dividendos.

 

Para aumentar o desafio está o fato de que não há serviço no meio da perna em nenhum dos quatro dias do rali. Assim que as tripulações partem do pitoresco porto de Mônaco pela manhã, somente elas podem trabalhar em seus carros, usando as ferramentas transportadas no veículo, até o retorno à noite.

 

 

3 principais destaques

A cerimônia de abertura na noite de quinta-feira em frente ao famoso cassino de Monte-Carlo.

A atmosfera crepitante no topo do Turini na noite de abertura.

O final da tarde de domingo com o monarca Príncipe Albert devido à entrega dos prêmios.

 

Service Park

Existe cenário mais pitoresco para um parque de serviços do que o famoso porto de Mônaco? O Principado alberga o único parque de assistência, com as equipas aninhadas à volta da água junto ao circuito do Grande Prémio, rodeadas por palácios flutuantes multimilionários atrás.

 

 

Histórico de Eventos

O Rally de Monte-Carlo é a jóia da coroa do WRC e o mais antigo do calendário.

Realizado pela primeira vez em 1911, foi projetado para promover Monte-Carlo como um destino turístico, com competidores partindo de diferentes cidades europeias antes de se reunirem em Mônaco.

O rally de 1966 ficou famoso por seu resultado controverso quando o matador de gigantes Mini Coopers conquistou os três primeiros lugares antes de ser desclassificado por supostas infrações aos regulamentos dos faróis.

A vitória de Sébastien Ogier em 2019 foi a mais apertada da história do rali. O francês venceu seu sexto Monte consecutivo por 2,2 segundos após uma emocionante etapa final.

 

Shakedown

A temporada 2023 do Campeonato Mundial de Rally da FIA entrou em ação no shakedown do Rallye Monte-Carlo na manhã de quinta-feira. Sébastien Ogier foi o mais rápido a sair dos blocos. O oito vezes campeão mundial, iniciando seu segundo programa parcial consecutivo para a Toyota Gazoo Racing, parou os relógios três décimos de segundo mais rápido que Kalle Rovanperä, companheiro de equipe do GR Yaris Rally1, no estágio de montanha de 2,29 km de Sainte-Agnes a Peille.

 

 

Thierry Neuville, da Hyundai Motorsport, completou o pódio apenas um décimo atrás de Rovanperä, com apenas 1.1 segundo cobrindo os seis pilotos da frente. Neuville foi o mais rápido na corrida de abertura com seu i20 N Rally1 antes de Rovanperä liderar a tabela de tempos na passagem seguinte. Ogier passou para a frente no final da sessão, registrando o tempo de referência em sua terceira e última passagem.

 

Elfyn Evans conseguiu três Toyotas entre os quatro primeiros. Ele terminou 0,1 segundo atrás de Neuville, cujo companheiro de equipe Dani Sordo ficou em quinto, quatro décimos atrás. As duas posições seguintes foram ocupadas pela dupla da M-Sport Ford, Pierre-Louis Loubet e Ott Tänak - com o último indo contra o relógio pela primeira vez em um Puma.

 

 

Outro piloto estreando em um carro novo esta semana é Esapekka Lappi, que trocou a Toyota pela Hyundai durante o inverno. O finlandês conseguiu o oitavo melhor tempo, enquanto Takamoto Katsuta e Jourdan Serderidis completaram a classificação. Relembrando: Ogier chegou buscando a nona vitória recorde no Rallye de Monte-Carlo esta semana – um feito que ele esteve perto de alcançar na temporada passada, antes que um furo de pneu no final permitisse ao velho adversário, Sébastien Loeb, roubar os despojos.

 

Quinta-feira

Sébastien Ogier jogou a cautela ao vento na primeira etapa da noite de quinta-feira no Rallye Monte-Carlo para encerrar uma espetacular noite de abertura da temporada do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2023 com uma vantagem útil. O oito vezes vencedor nos Alpes Franceses, estava em uma liga própria quando ele explodiu seu Toyota GR Yaris para dois tempos mais rápidos, liderando o companheiro de equipe Elfyn Evans por 6.0s após 40,02 km de competição.

 

 

Um começo seco incomum para este evento icônico aumentou a importância do gerenciamento de pneus, com vários pilotos superaquecendo a borracha nas passagens sinuosas ao redor do Col de Turini. Ogier, no entanto, permaneceu impassível e – pela primeira vez – ficou encantado por não abrir a estrada. Sua posição inicial tardia jogou a seu favor, pois ele poderia escolher qualquer seção complicada ao localizar as pegadas de seus colegas.

 

Ott Tänak completa o trio da frente 9,4s atrás do segundo colocado Evans. Foi uma noite conturbada para o estoniano, que começou sua estreia a bordo de um Ford Pumas da M-Sport. Um problema elétrico na seção de ligação antes da SS1 não fez nada para acalmar os nervos de Tänak, e essas tensões aumentaram ainda mais quando ele completou as duas etapas sem a quinta marcha.

 

 

Apenas um décimo de segundo atrás está a estrela da Hyundai, Thierry Neuville, que caiu cerca de oito segundos ao parar seu i20 N depois de escorregar em um pedaço de gelo preto. O corsário do Puma, Jourdan Serderidis, caiu na mesma curva, mas se saiu muito pior, perdendo mais de um minuto enquanto os espectadores extraíam seu carro de uma vala.

 

O atual campeão Kalle Rovanperä teve que ajustar seu estilo de direção para evitar que os pneus macios na frente de seu Toyota superaquecessem. O finlandês está atualmente imprensado por carros da Hyundai em sexto lugar geral, 1,6 segundos atrás de Neuville com Dani Sordo 15.0s atrás dele. O sétimo colocado Pierre-Louis Loubet adotou uma abordagem cautelosa em seu primeiro dia como piloto M-Sport Ford em tempo integral. O mesmo pode ser dito para o estreante da Hyundai, Esapekka Lappi, com apenas 1.1s de atraso.

 

 

O quarto mais rápido em La Bollène-Vésubie – Col de Turini foi um começo promissor para Takamoto Katsuta, mas as coisas rapidamente azedaram quando seu Yaris desenvolveu um problema no freio de mão no estágio seguinte. O piloto japonês perdeu tempo na série de curvas apertadas e definha 57.0s atrás da liderança em nono geral. O destaque do Škoda Fabia RS Rally2, Nikolay Gryazin, completa a tabela de classificação. Ele lidera o WRC2 por 16.7s depois de vencer as duas etapas na principal categoria de suporte.

 

Sexta-feira segue mais ao norte para duas voltas de três etapas, cobrindo 105,34 km. As corridas de manhã e tarde por Roure / Roubion / Beuil (18,33km), Puget-Théniers / Saint-Antonin (19,79km) e Briançonnet / Entrevaux (14,55km) estão no calendário. Assim que os carros deixarem o conforto da base do rali de Mônaco pela manhã, não haverá oportunidade de manutenção até que retornem pouco antes das 19h00 CET da noite.

 

Sexta-feira

Sébastien Ogier superou seus colegas do Campeonato Mundial de Rally da FIA para terminar sexta-feira no Rally de Monte-Carlo com uma liderança de comando. Ao volante do seu Yaris da Toyota Gazoo Racing, o oito vezes campeão mundial venceu quatro dos seis estágios de velocidade dos Alpes franceses para liderar a primeira rodada por 36.0s do colega Kalle Rovanperä após 145 km de competição.

 

 

A etapa de abertura do WRC 2023, baseada em Mônaco traz boas lembranças para Ogier, que nasceu e cresceu em Hautes-Alpes. Ele está perseguindo uma nona vitória recorde esta semana. O francês estabeleceu o ritmo na curta primeira etapa da noite de quinta-feira e continuou a afirmar o mesmo domínio pela manhã, ampliando sua vantagem para dois dígitos sobre o companheiro de equipe Elfyn Evans, apesar de sofrer uma falha na unidade híbrida.

 

Quando Evans caiu para trás após perder 40 segundos com um furo no pneu traseiro direito no SS5, Ogier teve espaço para respirar. Ele correu menos riscos à tarde, mesmo carregando um estepe adicional, mas ainda assim ampliou seu buffer. Rovanperä liderou uma batalha intensa com o piloto do Hyundai i20 N, Thierry Neuville. A dupla raramente foi dividida por mais de alguns décimos de segundo, mas Rovanperä encontrou uma ligeira vantagem à tarde para terminar com 1.9s de vantagem.

 

 

O quarto lugar geral foi para Ott Tänak depois de um dia desafiador aprendendo os meandros de dirigir o Ford Puma da M-Sport em competição pela primeira vez. Nas palavras do próprio estoniano, seu novo corcel não parecia “correio” o suficiente, embora ele admitisse estar confortável no carro. Tänak está 16.3s atrás do pódio indo para a penúltima etapa de sábado e enfrenta uma pressão crescente de Evans, que fez uma recuperação impressionante após seu furo para terminar 8,1 segundos atrás.

 

Outro atraso de 27.9s e fechando os seis primeiros é Dani Sordo, dirigindo outro Hyundai. O espanhol mostrou-se frustrado e sentiu que os seus tempos não correspondiam aos riscos que corria nas especiais. Takamoto Katsuta foi prejudicado por um problema no freio de mão na noite de quinta-feira, mas desfrutou de uma corrida sem problemas a bordo de seu GR Yaris. Uma série de quatro primeiros tempos levou o piloto de 29 anos ao sétimo lugar geral, à frente de Esapekka Lappi, que compartilhou frustrações semelhantes a Sordo em seu i20 N.

 

 

Sem serviço no meio da perna, o piloto da M-Sport, Pierre-Louis Loubet, foi forçado a completar mais da metade das etapas do dia sem direção hidráulica. Os líderes do WRC2, Nikolay Gryazin e Yohan Rossel, lucraram com os problemas do francês e completaram o top 10 no final do jogo.

 

A ação muda para o oeste para Alpes-de-Haute-Provence no sábado para mais 111,78 km de competição. Le Fugeret / Thorame-Haute, Malijai / Puimichel e Ubraye / Entrevaux rodam cada um duas vezes em cada lado de outra zona de montagem de pneus em Puget-Théniers. Novamente, não há serviço no meio da perna.

 

Sábado

Se alguém esperava uma mudança de cenário no que foi a dominante sexta-feira da Toyota Gazoo Racing, terminou o sábado com ares de frustração. Sébastien Ogier encerrou o dia à beira de uma nona vitória recorde no Rally de Monte-Carlo, depois de produzir outra jornada sem falhas nos Alpes franceses. Tendo construído uma vantagem considerável de mais de meio minuto na sexta-feira, as atenções de Ogier mudaram para a preservação da liderança, já que a etapa baseada em Mônaco se dirigiu para Alpes-de-Haute-Provence para seis estágios de velocidade no asfalto, totalizando 111,78 km.

 

 

Com a ordem de corrida do dia baseada na classificação reversa do Rally, mas sem os problemas das trilhas de cascalho onde quem larga primeiro tem que “limpar o caminho”, no caso das estadas de asfalto é justamente o oposto e Ogier teve que lidar com as condições de estrada mais poluídas, já que cascalho, pedras e lama foram arrastados para o traçado ideal nos estágios por aqueles que largaram antes dele.

 

O outo vezes campeão do mundo, que pilota apenas meio período para a Toyota Gazoo Racing, adotou uma abordagem vigilante. Ele não estava disposto a correr riscos e estava bastante atento para não repetir a decepção do ano passado, quando uma pedra afiada causou um furo de pneu tardio, impedindo sua tentativa de vitória. Mas, como resultado de sua cautela, o piloto de 39 anos viu sua vantagem cair praticamente pela metade em relação ao campeão da temporada 2022, Kalle Rovanperä, companheiro de equipe, que seguia para os estágios finais de domingo com 16.0s entre eles.

 

 

Apesar da redução da vantagem, Ogier demonstrava estar confiante de que tem tempo suficiente em mãos, apesar de que, com quatro etapas traiçoeiras ainda restantes, tudo podeia acontecer. A vitória aqui o colocaria no topo da lista de honra do Rallye Monte-Carlo, batendo o recorde que atualmente divide com o antigo adversário Sébastien Loeb. O atual campeão, Rovanperä, começou forte e venceu duas das três etapas da manhã para colocar alguma distância entre ele e a estrela do Hyundai i20 N, Thierry Neuville.

 

Principal piloto da Hyundai na temporada e sem a sombra de Ott Tänak dentro da equipe, Neuville respondeu reivindicando dois tempos de referência para si mesmo, mas um grande empurrão do primeiro sob a escuridão de Ubraye - Entrevaux deixou Neuville 16.0s atrás de seu rival em terceiro. Elfyn Evans conseguiu colocar três Toyotas entre os quatro primeiros com uma recuperação sólida após seu furo de pneu na sexta-feira. O galês ultrapassou Ott Tänak na segunda etapa do dia e nunca saiu dos três primeiros tempos em cada teste, terminando 24.5s atrás de Neuville.

 

 

Para o retornado da M-Sport Ford, Tänak, houve sentimentos de alívio e decepção depois que uma falha técnica deixou seu Ford Puma com direção mais pesada do que o normal. Embora isso o tenha deixado incapaz de lutar contra Evans, o outro lado do problema de Tänak foi que a direção hidráulica não falhou completamente – algo que ele temia, pois não havia serviço no meio da perna no cronograma.

 

O jovem piloto japonês, Takamoto Katsuta, subiu para o sexto lugar geral com outro Toyota Yaris depois de ultrapassar Dani Sordo na primeira volta de Le Fugeret para Thorame-Haute. Sordo, que terminou o sábado ocupando o sétimo lugar, continuou a sentir-se intrigado com a falta de competitividade nos seus tempos de etapa. O oitavo colocado, Esapekka Lappi, fez ajustes durante a noite e se sentiu muito mais confortável com seu novo i20 N. Um furo no pneu traseiro direito na SS12 foi uma pequena fonte de frustração, mas, mais importante, não afetou sua classificação geral.

 

 

Nikolay Gryazin e Yohan Rossel subiram na ordem às custas de Pierre-Louis Loubet, que desistiu com danos na suspensão traseira após bater em uma ponte na SS9. Os líderes do WRC2 completam o top 10 com quatro etapas restantes.

 

O final de domingo retornaria aos Alpes-Maritimes. O familiar Luceram / Lantosque abria o processo e é seguido por uma reprise de La Bollène-Vésubie / Col de Turini, que as equipes já dirigiram com intensidade na noite de quinta-feira. Ambos os estágios são repetidos mais uma vez com o último formando o Wolf Power Stage, onde os pontos de bônus estarão disponíveis.

 

Domingo 

Quando deixou o hotel para o último dia de disputas do Rally de Montecarlo, Sébastien Ogier tinha em mente a possibilidade real de celebrar um nono triunfo recorde no Rallye Monte-Carlo. Para isso precisaria controlar o ímpeto do atual campeão do mundo, Kalle Rovanperä, que buscaria de todas as formas tirar os 16 segundos de desvantagem e certamente contaria com a pressão pessoal de Ogier para não ver a vitória escapar entre os dedos como no ano passado.

 

 

Por mais que o jovem campeão tentasse, desta vez o super piloto francês não errou e terminou o dia confirmando uma vitória de ponta a ponta na rodada de abertura do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2023 na tarde de domingo. Ogier, que está realizando corridas selecionadas para a Toyota Gazoo Racing este ano (não disputando o campeonato inteiro) iniciou sua campanha de meio período com um desempenho estelar nos Alpes franceses, dominando estradas sinuosas de asfalto para superar Kalle Rovanperä, companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing ampliando a vantagem para 18.8s em um dominante 1-2 para a construtora japonesa.

 

Suas nove vitórias duram três décadas e foram alcançadas com cinco fabricantes diferentes. Para completar o fim de semana perfeito de Ogier, o co-piloto Vincent Landais comemorou sua primeira vitória em nível mundial. O francês liderou a abertura da temporada do início ao fim, depois de abrir uma vantagem de mais de 30 segundos durante o primeiro dia completo de ação de sexta-feira nas montanhas acima de Mônaco.

 

 

Rovanperä reduziu esse déficit para apenas 16.0s antes da final de domingo, mas não foi o suficiente para abalar o piloto mais experiente da equipe, que manteve a calma para manter o avanço durante os quatro estágios de velocidade finais. O finlandês terminou em alta ao vencer o Wolf Power Stage para adicionar cinco pontos de bônus à sua contagem. Como o piloto mais bem colocado em tempo integral, a defesa do título do jovem finlandês teve um começo sólido.

 

O forte desgaste dos pneus impediu o piloto do Hyundai i20 N, Thierry Neuville, de obter ganhos em Rovanperä. Após 18 etapas, o belga foi forçado a se contentar com o terceiro lugar geral, 27.8s à frente de Elfyn Evans. Para o galês, havia pensamentos sobre o que poderia ter sido. Se não fosse por um furo no pneu traseiro que custou-lhe mais de 40 segundos na sexta-feira, um resultado de 1-2-3 para a Toyota poderia muito bem ter acontecido.

 

 

Ott Tänak pegou leve com seus pneus macios em preparação para um ataque total no Wolf Power Stage, que pagava pontos de bônus, mas perdeu o tempo de referência por apenas meio segundo. Terminando sua estreia no M-Sport Ford Puma com um resultado entre os cinco primeiros, Tänak sentiu que havia dado passos positivos. Takamoto Katsuta teve a sorte de terminar a prova depois de mancar na final com a suspensão traseira danificada. O jovem Yaris manteve-se em sexto da geral a 14.9s de Dani Sordo.

 

O piloto espanhol sofreu por todo o final de semana com problemas diversos. No último dia de competição, seu Hyundai i20 foi atormentado por uma falha na unidade híbrida durante todo o dia. Um moderado Esapekka Lappi terminou em oitavo na geral em sua estreia na Hyundai, enquanto as estrelas do WRC2 Nikolay Gryazin e Yohan Rossel completaram o top 10.

 

 

O campeonato muda para a Escandinávia no próximo mês para a única rodada de inverno puro da temporada. O Rally da Suécia acontece em Umeå de 9 a 12 de fevereiro.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

 

Last Updated ( Sunday, 22 January 2023 19:07 )