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O mundo sobre os ombros de Charles Leclerc PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Wednesday, 14 December 2022 18:55

Olá fãs do esporte a motor,

 

Depois de terminadas as temporadas de automobilismo, quem pensa que a minha vida e o movimento no meu consultório entram em férias de inverno, recesso ou “silly season” engana-se completamente.

 

Fica difícil arrumar a agenda e é também uma época em que aparecem novas indicações – que nem todas eu consigo aceitar – algumas despedidas (infelizmente alguns pilotos deixam o acompanhamento após pararem de competir, apesar de ainda estarem buscando se encontrar como pessoas, não apenas como esportistas) e muitos preocupados com os desafios que encontrarão pela frente. Em alguns casos, com sentimentos contraditórios a tirar-lhes a tranquilidade do sono e das férias.

 

 

Depois de um ótimo começo de temporada, a Ferrari como um todo e seus pilotos em particular entraram em uma espiral negativa, que foram de erros de estratégia, erros dos pilotos na pista, com a Ferrari não conseguindo vencer um único GP na segunda metade do campeonato e um “desaparecimento” do pit wall por algumas corridas daquele que deveria liderar a equipe: Mattia Binotto. O italiano acabou se desligando e para seu lugar o nome mais forte era o do francês Frederic Vasseur (Nota do NdG: a contratação foi confirmada por nossas fontes no dia 15). Mas até onde isso poderia mudar a vida dos pilotos da equipe?

 

Essa situação de especulações e incertezas vem afetando os pilotos da equipe, ambos meus pacientes. Charles tinha sessão na terça-feira e Carlos na quinta-feira. No caso de Charles, ele parecia tranquilo – ao menos por um lado – por já ter trabalhado com Frederic Vasseur no passado e ter conseguido um bom relacionamento com ele, mas ele sabe que será mais cobrado do que foi com Mattia Binotto, que não apenas o protegeu no início de sua trajetória na Ferrari como praticamente demitiu Sebastian Vettel no início da temporada de 2020, ainda que neste ano tenha dado alguns privilégios a Carlos Sainz Jr. que chegou a gerar tensões entre os dois.

 

 

Charles sabe que as pressões neste ano de 2023, com um novo chefe no lugar de Mattia Binotto isso pode ser bom... ou não. Confirmando-se a chegada de Frederic Vasseur, uma política que ele é adepto e a da definição de quem é o primeiro e quem é o segundo piloto. Com os resultados das duas últimas temporadas, Charles sabe que larga na frente para 2023, mas quando era segundo piloto (e novato) em 2020, ele acabou sendo o escolhido dentro do time e não há garantias de que isso não vá acontecer.

 

Este ano Charles ficou extremamente frustrado por não ter vencido a corrida “em casa” e logo em seguida, na Inglaterra, com uma pontuação ainda próxima da que tinha Max Verstappen. Ele reconhece os erros que cometeu, como em Ímola, por exemplo, mas admite que não pode cometer erros como cometeu na França. Ele reconhece que nenhum piloto é perfeito e eles sempre cometerão erros, talvez especialmente em sua primeira temporada real lutando por vitórias regulares e disputando o campeonato.

 

 

Eu o provoquei quando disse que 2022 não foi sua primeira temporada com “um carro pra ganhar campeonato”, que ele tinha um carro vencedor em 2019. Charles reagiu (e eu esperava isso). Ele sabe que é necessário trabalhar nos pequenos detalhes – não nas fraquezas – mas toda vez que você corre, você aprende com isso. Você tenta avançar e ser um piloto melhor. Não há muito que eu teria mudado pessoalmente no início da temporada.

 

Uma coisa admirável nesse piloto é que ele é destemido e demonstra estar muito mais confortável lutando contra nomes como Verstappen e Lewis Hamilton na frente da Fórmula 1, em vez de ficar enrolado nas brigas de meio do pelotão como foi em 2020 e Charles, mesmo com todas as críticas à ele e à Ferrari neste ano, considera que fizeram um bom trabalho, mas que precisam melhorar. Sua preocupação com a Mercedes é clara. Ele diz que não crê em uma segunda temporada com erros como os alemães cometeram em 2022 e isso obriga a Ferrari a elevar o seu nível.

 

 

2023 será uma nova folha de papel para a Ferrari e seu principal piloto. Eles precisam começar a esboçar os contornos de uma obra-prima, fugindo dos desvios provocados por um rival que eventualmente possa começar apenas um pouco melhor. Charles e a Ferrari devem travar uma luta pelo título real, mas a luta começa por acertar as coisas em Maranello e dentro de sua mente.

 

Beijos do meu divã,

 

Catarina Soares

  
Last Updated ( Saturday, 17 December 2022 19:34 )