Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Segurança e prevenção na “bagagem” para o Natal / Com olhos no marketing em 2023 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 15 December 2022 14:33

Oi amigos, tudo bem?

 

Estão todos animados com as Festas? Espero que sim. Acho que muitos dos Leitores são como eu. Mesmo que o ano tenha sido difícil, sempre esse período tem a magia de me encher de esperança, recalibrando meu otimismo para o grau máximo. E não estou falando apenas de corrida, mas em relação a tudo o que acontece ao nosso redor. 

 

No fundo, as metas são sempre as mesmas. Todos queremos melhorar enquanto pessoas, oferecer o máximo de conforto e segurança para nossas famílias, ao mesmo tempo em que ficamos ávidos por oportunidades futuras de desenvolvimento pessoal e profissional. Claro que a vida de cada um tem seus aspectos muito particulares, que geram preocupações e alegrias, mas na essência é tudo muito parecido.

 

Como contei para vocês na semana passada, depois de dois dias de testes com o Acura ARX06, em Daytona, todos nós da Meyer Shank Racing estamos muito animados para a abertura do IMSA SportsCar Championship, nos dias 28 e 29 de janeiro próximo. Mas, agora, pista mesmo, só em janeiro. Agora, como acontece também no Brasil, as pessoas e as empresas estão cuidando das atividades de final de ano, mas já com a cabeça em 2023. 

 

 

As pessoas também estão se preparando para viajar, mas com uma preocupação muito particular no Hemisfério Norte. Enquanto aí no Brasil, em pleno verão, o bom tempo na praia é quase uma certeza, mas com riscos das fortes chuvas, aqui o “X” da questão é a neve. Às vezes, neva tanto que os aeroportos fecham, as estradas ficam intransitáveis e muita gente acaba deixando de viajar.

 

Sejam por essas questões específicas, sejam por situações generalizadas à maioria das pessoas, é uma necessidade fundamental e absoluta que se encontre um tempo, antes da viagem, para revisar o veículo que será usado para o deslocamento. É claro que estamos sempre contando que as companhias aéreas, de trens e de ônibus tenham feito isso com o maior esmero. Mas se vamos de carro, motorhome e moto, por exemplo, essa obrigação é nossa. 

 

Trata-se de uma atitude de segurança e responsabilidade. Acho que todo mundo aqui já passou pela experiência ruim de estar num deslocamento e, de repente, o carro para com pneu furado, motor esquentando, vazamento de fluidos, mangueira quebrada e coisas do gênero. É chato pra caramba, né? Então, corre lá no seu mecânico de confiança ou na concessionária da sua marca para fazer aquela revisão para que todos fiquem tranquilos.

 

E tem mais. Estar de olho na meteorologia é sempre bom. Vai que justamente no período da família pegar estrada estão previstas chuvas torrenciais ou nevascas violentas. Sim, concordo que está sendo muito difícil se programar em função disso porque as condições climáticas, no mundo todo, estão bem loucas. E quem leva a culpa são os meteorologistas, pois a gente sai falando que eles nunca acertam. Mas também, como acertar com essas modificações bruscas? Logo, todo grau de atenção é mais do que necessário.

 

- Ué, Castroneves, não vai falar de carro hoje?    

 

Verdade, hoje estou deixando os carros de corrida um pouquinho “descansando” para falar do nosso carro do dia a dia. Vocês sabem que gosto e entendo de carro, então, com muita gente pensando em viajar, me senti na obrigação de contribuir um pouco com a minha experiência para que o período de Festas seja o melhor possível para todos. No mais, ótimo final de semana para todos e na semana que vem eu volto. Forte abraço!

 

Helio Castroneves

 

Reprodução autorizada da coluna de Helio Castroneves, originalmente publicada no site www.lance.com.br

 

 

Olá amigos leitores,

 

Muita gente fala que a propaganda é a alma do negócio bem sucedido  e o Capitão Roger Penske sempre soube muito bem vender sua imagem como um vencedor. Esta está sendo uma das coisas que estão sendo incrementadas na IndyCar Series  e embora ele não se importasse com o tamanho do orçamento que foi reservado, foi designado ao CEO da Penske Entertainment, Mark Miles, que ele teria budget para fazer um gasto maior em um departamento onde é necessário mais financiamento.

 

O plano, segundo Miles, é fazer um aumento significativo em nosso investimento no marketing e promoção da IndyCar Series em 2023. Rotineiramente citado como a maior área onde a IndyCar está sendo deixada para trás por categorias rivais, é o tipo de nova abordagem da NTT IndyCar Series que os donos de equipes, pilotos e patrocinadores irão receber. Apesar de não termos números apresentados e qual seria o próximo orçamento anual da categoria, é difícil saber o que o aumento representa em dólares ou porcentagem a partir de 2022, mas Miles zombou do número de 3 milhões de dólares que circulou como a quantia que a Penske Entertainment deu ao ex-vice-presidente de marketing SJ Luedtke para trabalhar na última temporada. Certamente foi mais e em 2023 será ainda mais!

 

Qualquer que seja o novo número, a próxima pessoa encarregada de aumentar a presença da IndyCar no cenário de entretenimento esportivo da América do Norte assumirá um desafio que não foi resolvido desde que a Champ Car foi comprada pela IndyCar e consolidada em 2008 como a única categoria norte americana de monopostos hoje. Em uma perspectiva histórica, a IndyCar tinha tendência a procurar por “salvadores do mundo” quando aparecem vagas de alto nível no nível de CEO, presidente ou, neste caso, de vice-presidente de marketing. Com Roger Penske as coisas não funcionam assim e ele sabe que tanto colocado sobre os ombros de uma pessoa faz disso um trabalho impossível, tanto que a maioria perdeu o emprego depois de não atender a expectativas irracionais e, de acordo com Miles, a IndyCar não cometerá o mesmo erro quando encontrar e contratar o sucessor de Luedtke.

 

 

Desde setembro a categoria vem buscando talentos de alta qualidade para entrar nesta organização, para ser criativo sem operar milagres (ok, alguns serão bem vindos), mas para os propósitos desta área de marketing, buscamos um líder do grupo, queremos um ouvinte e um colaborador do paddock e de todos os nossos parceiros. Um jogador de equipe, alguém que possa assimilar as ideias dos outros e traçar seu próprio rumo depois de fazer isso e trazer as pessoas conosco. Queremos estar alinhados com o paddock e com os recursos que já estão investidos no esporte. Queremos um histórico realmente forte nas mídias sociais e digitais. E esperamos que todos tenham uma ética de trabalho muito forte. Espero que eles certamente tenham experiência em esportes, e espero que seja no automobilismo, o que seria uma grande vantagem.

 

Miles também confirmou que a IndyCar Series adicionará camadas de suporte externo ao departamento de marketing da categoria no próximo ano, o que também deve ajudar a expandir seu alcance. Agora é esperar para ver se os planos conseguem sair do papel e a IndyCar Series obter o resultado desejado.

 

Vamos acelerar!

 

Sam Briggs

Fotos: site IndyCar Media

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.