Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Stock Car Brasil: Uma das Melhores Categorias do Mundo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 12 December 2022 20:36

A categoria Stock Car Brasil, ou Pro Series, é uma das competições automobilísticas mais competitivas do mundo. Provavelmente a principal do planeta, no que se refere ao equilíbrio de forças entre equipes e pilotos.

 

Na prova de encerramento do Campeonato Brasileiro de 2022, em Interlagos, observamos, na formação do grid de largada, 26 carros, dos 32 que alinharam, separados pela diferença de menos de um segundo. Essa é uma situação comum na categoria. A Stock Car atingiu um nível de desenvolvimento que pode ser comparado ao europeu. Se transformou numa categoria top, de relevância mundial. Suas corridas são transmitidas para muitos países mundo afora.

 

Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelsinho Piquet, Ricardo Zonta e Tony Kanaan são ex-pilotos de Fórmula 1 e Fórmula Indy, que aceitaram o desafio de disputar a Stock Car no Brasil, guiando os  carros Chevrolet e Toyota com potentes motores V8 de 550 HP. Os carros todos são praticamente iguais, o que torna o desafio ainda maior. Não existe na Stock aquele piloto que domina o campeonato. Para ser campeão o piloto precisa ser cirúrgico em desempenho, buscar ponto a ponto e valorizar cada posição conquistada.

 

Rubens Barrichello conquistou, no último domingo, o bicampeonato nacional, depois de acirrada disputa com Daniel Serra e Gabriel Casagrande. Aos 50 anos de idade Barrichello encontra motivação para competir no alto nível exigido para a pilotagem de carros tão potentes, tendo muitas vezes que superar pilotos com até menos da metade de sua idade.

 

Pilotos brasileiros vitoriosos na Stock Car estão competindo, com sucesso, em categorias de protótipos e turismo em campeonatos mundiais e regionais mundo afora, como são os casos dos pilotos campeões Marcos Gomes, Daniel Serra e Felipe Fraga. Serra, inclusive, venceu a tradicional prova 24 Horas de Le Mans em uma das categorias. Destacados pilotos brasileiros conseguem assinar bons contratos.

 

Um detalhe pouco citado, mas de grande relevância, é o alto nível profissional atingido pelo pessoal de apoio: engenheiros, mecânicos, estrategistas e auxiliares, que evoluem no mesmo patamar dos pilotos. Os carros são muito bem preparados por esses profissionais. O Brasil “exporta” esses especialistas, muitos são engenheiros, para categorias do mundo inteiro. Basta verificar na Fórmula 1 onde muitos brasileiros ocupam posições de destaque.

 

A Stock Car brasileira é uma das melhores categorias de automobilismo do mundo. Pode acreditar.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.