Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Morre o Ex-piloto de Fórmula 1 Patrick Tambay PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 05 December 2022 22:31

O mundo do automobilismo entristeceu com a notícia da morte do ex-piloto de Fórmula 1 Patrick Tambay. O francês, de 73 anos, lutava contra a doença de Parkinson. Aconteceu no dia 4 de dezembro último, na cidade de Cannes, na França.

 

Francês, nascido em 25 de junho de 1949, em Paris, Daniel Patrick Charles Maurice Nasri Tambay, surgiu para as corridas, na safra de pilotos revelados com o apoio total de empresas francesas, que incluía Alain Prost, René Arnoux, Didier Pironi, Patrick Depailler e Jean-Pierre Jarier. Com exceção de Jarier, todos venceram corridas na Fórmula 1.

 

Tambay estreou em 1977 no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, pela equipe Theodore Racing, guiando um Ensign N177. Pela mesma equipe participou de outras seis provas, conseguindo um sexto e um quinto lugares. Seu bom desempenho chamou a atenção de equipes maiores.

 

Aceitou o convite da Marlboro Team Mclaren e pela equipe britânica correu nas temporadas de 1978 e 1979. No primeiro ano conquistou cinco resultados na zona dos pontos, entre o quarto e o sexto lugares e no segundo ano não conseguiu nenhum ponto. A McLaren vivia em franco declínio, antes de Ron Dennis assumir o controle.

 

Em 1980 Tambay ficou afastado da Fórmula 1. Voltou em 1981, quando retornou à Theodore e competiu em seis corridas pela escuderia, se transferindo para a Ligier, no mesmo ano, participando de oito corridas, mas os resultados não foram bons. Deixou a impressão que poderia vencer se tivesse à disposição um carro competitivo.

 

No decorrer do ano de 1982 Tambay não guiava para nenhuma equipe. Foi então que aconteceu o acidente que matou Gilles Villeneuve, em Zolder, na Bélgica. A Ferrari convidou Tambay para substituir Gilles, que prontamente aceitou. Participou das seis corridas restantes, vencendo seu primeiro GP em Hockenheim e chegando uma vez em segundo e outra em terceiro.

 

Defendeu a Ferrari durante a temporada de 1983. A equipe italiana não dispunha mais do melhor carro como no ano anterior. Tambay fez o que pode para se destacar, vencendo uma corrida, chegando ainda duas vezes em segundo e outras duas em terceiro lugares. Ficou em quarto lugar no campeonato.

 

Na temporada seguinte se transferiu para a Renault. A equipe francesa não tinha o melhor carro. Seu único pódio no ano foi um segundo lugar na França. Em 1985 permaneceu na Renault. A temporada foi ainda pior. O ano começou promissor com dois terceiros lugares, em San Marino e Portugal. Depois a equipe entrou em declínio. Antes do final do campeonato a Renault anunciou que estava se retirando da Fórmula 1.

 

Em 1986 só restou a ele ir para a equipe Haas, que utilizava o limitado Lola TLH2. Foi o último ano do piloto francês na Fórmula 1.

 

Patrick Tambay era um piloto competente, que não conseguiu ser campeão porque não estava no lugar certo e na hora certa.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.