Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
O Grande Prêmio das Grandes Disputas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 25 October 2022 07:26

O GP dos Estados Unidos, no circuito de Austin, ocorrido no último domingo, foi marcado por ferrenhas disputas por quase todas as posições.

 

Tudo começou com um erro de Carlos Sainz, o pole position, logo depois da largada, ao mudar de trajetória, bruscamente, da direita para o centro da pista. O espanhol foi atingido na lateral de sua Ferrari, pelo Mercedes de Russell, rodou e foi obrigado a deixar a prova. Verstappen largou melhor e assumiu a liderança da prova, só pra variar, e não foi incomodado por ninguém. Só um erro na troca de pneus tirou a liderança de Max, logo retomada sem muito sacrifício. A competência do holandês chega a ser irritante.

 

As brigas diversas causaram vários toques e batidas, a mais séria entre Stroll e Alonso. O espanhol guiou muito e numa tentativa de ultrapassagem bateu na traseira do canadense. Apesar da “decolagem” Alonso reparou o carro nos boxes e voltou para a corrida. As brigas acirradas resultaram em punição com acréscimos nos tempos aos pilotos Alexander Albon, Pierre Gasly, Mick Schumacher, Fernando Alonso e Nicholas Latifi.

 

Lewis Hamilton chegou em excelente segundo lugar, mostrando toda a evolução da Mercedes. A equipe alemã soma 416 pontos e se aproximou um pouco mais da Ferrari, que tem 469 pontos. A equipe italiana não será superada pela Mercedes, mas para quem começou  a temporada desacreditada, nada mal para os alemães.

 

A vitória de Verstappen e a confirmação do título da Red Bull foi uma justa homenagem a Dietrich Mateschitz, o austríaco fundador da empresa do energético mais famoso do mundo, recentemente falecido, aos 78 anos. Muitos membros da equipe estavam visivelmente emocionados com a perda do criador da Red Bull. Mateschitz apoiou muitas atividades esportivas pelo planeta afora. Sua importância na história do esporte mundial é imensa.

 

Charles Leclerc (Ferrari) e Sergio Perez (Red Bull) ficou bem interessante. O monegasco chegou aos 267 pontos contra 265 do mexicano. Serão três corridas para decidir a parada. Acredito que Leclerc tenha mais chances de chegar na frente. Entre as marcas a briga mais interessante é pelo quarto lugar entre Alpine (144 pontos) e Mclaren (138 pontos), com certa vantagem para a equipe francesa sobre a britânica.

 

Equipes e pilotos que não estejam envolvidos nas disputas citadas, já voltam suas atenções para 2023. Começam a testar componentes a serem usados na próxima temporada, que não terá alteração no regulamento.

 

O mundo da Fórmula 1 aguarda apreensivo o desfecho do estouro do teto de gastos em 2021 pela Red Bull. Fala-se muito em ajustamento de conduta e punição secretos, o que é péssimo para o esporte. Já aconteceu com a Ferrari e agora se repete com a Red Bull. Lamentável, em todos os aspectos!

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.