Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
A volta à F.Ford inglesa/Brasileiros passam apertos na Fórmula 4 na Itália e nos Estados Unidos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 09 October 2022 20:32

Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge!

 

Nesse final de semana tivemos a FIA Fórmula 4 em ação nos Estados Unidos e na Itália com cinco brasileiros na pista.

 

No cicuito misto Virginia International Raceway, Gabriel Fonseca e Lucas Fecury receberam o estreante Daniel Cará para esta que seria a penúltima etapa da temporada 2023, disputada em rodada tripla.

 

No Autódromo Internacional de Monza, Rafael Câmara e Emerson Fittipaldi Jr. encararam a também penúltima etapa do campeonato italiano, com o piloto da Prema lutando para defender a vice liderança da temporada enquanto o filho do nosso bicampeão de Fórmula 1 buscava continuar sua evolução e conquistar bons resultados, com ambos buscando novos horizontes para 2023.

 

Além disso, um projeto pioneiro está levando um piloto brasileiro para competir na Inglaterra. A Team Brazil Scholarship teve quase 200 pilotos inscritos e reduzimos para 6 finalistas. Com a ajuda de 2 juízes especialistas, Djalma Fogaca e Adriano Medeiros. O primeiro vencedor da Team Brazil Scholarship foi Wallace Martins de 19 anos de idade. Ele já foi notícia em sites internacionais com o apelido de “Lewis Hamilton da Favela”, por sua origem humilde e pela cor da pele (pessoalmente, não gosto desse apelido: ele é Wallace, não Lewis e seu talento é que precisa ser visto).

 

 

Com poucos recursos e muito incentivo, Wallace Martins sagrou-se campeão da Fórmula Vee Brasil e vencedor de uma das etapas da Fórmula Delta este ano, categorias regionais de monopostos em São Paulo. Wallace estará competindo no Formula Ford Festival nos dias 22 e 23 de outubro, uma categoria nova, onde ele terá pouco tempo para entender o carro e conhecer a pista. Nós vamos acompanhar esse trabalho e noticiar aqui na Coluna Radar.

 

FIA Fórmula 4 Itália

O Autódromo Internacional de Monza recebeu a mais disputada das FIA Fórmula 4 no mundo, a italiana, desta vez com 44 pilotos inscritos. na sexta-feira, dia 7, tivemos um treino coletivo (com possibilidades para pilotos que pretendem competir na temporada 2023, inclusive) e dois treinos livres. 45 pilotos estiveram nesta sessão de treino coletivo, que ocorreu com pista seca. Entre os brasileiros, Rafael Câmara foi o P5 e Emerson Fittipaldi Jr. o P26.

 

 

Nos treinos livres, o primeiro treino foi liderado pelo nosso piloto, Rafael Câmara, à frente dos outros 43 pilotos que dele participaram, tendo a pista seca, mas com a umidade subindo. Emerson Fittipaldi Jr. melhorou em relação ao treino coletivo, mas não muito, terminando na P23. No segundo treino livre, Emerson Fittipaldi Jr. repetiu sua P23 enquanto Rafael Câmara enfrentou problemas nesta sessão, fazendo apenas 7 voltas e ficando com a P28.

 

 

Na manhã do sábado tivemos os dois treinos extra-oficiais, ambos com pista seca, frio e alta umidade. No primeiro treino Rafael Câmara, com o carro em perfeita ordem, conseguiu o terceiro melhor tempo enquanto Emerson Fittipaldi Jr. mostrou um ótimo progresso para ficar com a P14. Logo em seguida veio o segundo treino e Rafael Câmara ficou com a P4 (e atrás dos seus maiores adversários no campeonato, Andréa Kimi Antonelli e Alex Dunne). Emerson Fittipaldi Jr. não conseguiu repetir a boa performance do treino anterior e terminou na P22.

 

A primeira corrida do final de semana aconteceu na tarde do sábado, com Rafael Câmara largando na segunda fila, com a P3 e Emmo Fittipaldi Jr. na sétima fila, na P14. o céu encoberto, com um pouco de sol entre as nuvens, e a baixa temperatura eram um desafio extra para os pilotos na corrida de 30 minutos +1 volta, especialmente para conseguirem aquecer os pneus e evitar acidente com o recorde de 44 carros na pista.

 

 

Após a volta de apresentação os pilotos voltaram ao grid e, apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara acabou perdendo a P3 para antes mesmo da tomada da primeira chicane, mas foi muito cauteloso para evitar toques. Emmo Fittipaldi Jr. também perdeu uma posição, mas recuperou-a antes do final da volta. Quem levou a pior foi Kimi Antonelli que perdeu a asa dianteira na freada da primeira chicane quando tocou a traseira de Rafael Câmara. Uma batida na variante Ascari (Hadrien David, depois de rodar foi acertado por Georgis Markogiannis) provocou a primeira entrada do safety car no complemento da primeira volta.

 

A relargada veio quando faltavam pouco mais de 22 minutos na regressiva e Rafael Câmara fez uma largada segura, segurando a P4 enquanto Emmo Fittipaldi Jr. vinha brigando por posições, mas acabou caindo para a P15 na segunda chicane. Rafael Câmara não parecia ter uma boa velocidade de reta e na primeira passagem foi atacado e superado por Martinus Stenshorne e Alex Dunne, caindo para a P6.

 

 

Na passagem seguinte, tentando recuperar as posições perdidas, Rafael Câmara furou a chicane e teve que devolver as posições. Maya Weug superou Emmo Fittipaldi Jr que caiu para a P16. Com outros carros ficando fora da pista ou presos na brita, como Giovanni Maschio, o safety car voltou pra pista quando Rafael Câmara já estava na P5 depois de superar Nikita Bedrin.

 

Desta vez o serviço foi mais rápido e a relargada veio com 13 minutos e meio para o final dos 30 minutos. Rafael Câmara relargou bem e segurou a P5. Os 5 primeiros ganharam alguma vantagem, mas uma batida entre Jules Castro e Nicola Lacorte na primeira chicane trouxe o safety car novamente para a pista. Antes da interrupção, Emmo Fittipaldi superou Valentin Kluss e subiu para a P15.

 

 

Estava dificil ter corrida com tantos carros e tantas confusões. A relargada veio com pouco menos de 8 minutos para o fim e Rafael Câmara sofreu pra segurar a P5, mas aproveitou a briga entre Martinus Stenshorne e Alex Dunne para recuperar a P4. Emmo Fittipaldi Jr. continuava envolvido em uma disputa dura no meio do pelotão e caiu para a P18. Após mais um incidente na chicane 1, justamnte na briga onde estava Emmo Fittipaldi Jr, colocou o safety car veio para a pista pela quarta vez, faltando 2 minutos para o final da prova.

 

 

Rafael Câmara era o P4 e Emmo Fittipaldi, que escapou ileso, era o P17. A direção de prova ia liberar os carros para uma volta de total insanidade da molecada. Todos iriam para o tudo ou nada e achance de mais confusão era enorme. Rafael Câmara segurou a P4, mas atras dele varios carros se bateram na primeira chicane. Como er de se esperar, mais uma leva bateu na segunca chicane. Quem se deu bem foi Emmo Fittipaldi Jr, que escapou das batidas, ganhou 8 posições e terminou na P9.

 

Na manhã do domingo, madrugada no Brasil, os pilotos voltaram para a segunda das três corridas, mas o circuito estava sob um verdadeiro dilúvio. Os carros estavam no grid e nossos pilotos estavam lá. Rafael Câmara na P4 e Emerson Fittipaldi Jr na P21. O grid teria 43 carros, com uma baixa por conta dos acidentes ocorridos no sábado e o carro não ter sido recuperado.

 

 

Algumas corajosas testemunhas (torcedores) estavam na arquibancada da reta dos boxes e viram as equipes reconduzindo (empurrando) os carros de volta aos boxes. Devido as condições de pista a direção de prova decidiu pelo cancelamento da corrida, decisão mais do que prudente. Afinal, se com pista seca no sábado tivemos mais voltas sob safety car do que de corrida com bandeira verde, a situação poderia ser muito mais perigosa.

 

A corrida 2 foi postergada para o horário da corrida 3, às 17:00 local, meio dia no Brasil. Os carros e pilotos voltaram à pista que ainda estava úmida, mas não tínhamos chuva e os pilotos estavam usando pneus slick. As posições de largada eram as mesmas, com Rafael Câmara na P4 e Emerson Fittipaldi Jr na P21. Rafael Câmara havia perdido no sábado a segunda posição no campeonato para Alex Dunne e Emmo Fittipaldi Jr. conquistado 2 pontos no campeonato.

 

 

Após as confusões da primeira corrida, a direção de prova determinou a largada em movimento atrás do safety car com os 30 minutos +1 volta sendo contados a partir do momento que os carros se movimentaram. Após 2 voltas atrás do safety car tivemos a bandeira verde e Rafael Câmara colou em Alex Dunne e fez uma grande largada, saindo da p4 para a P2, mas após a 1 chicane, foi atacado por Alex Dunne que, por dentro, tomou a P2 na segunda chicane. Emmo Fittipaldi Jr. ganhou uma posição e subiu para a P20.

 

Enquanto Kimi Antonelli fugia na ponta, Alex Dunne, Rafael Câmara e Charlie Wurz brigavam pela P2. Assim como no sábado, o carro do brasileiro da Prema parecia não ter uma boa velocidade de reta, fundamental em Monza. Enquanto isso, Emmo Fittipaldi Jr. fazia uma corrida limpa e sem erros, subindo para a P18 e fechando na P17 na abertura da volta 5, a terceira com bandeira verde. Com o carro de Andrea Frassineti parado na caixa de brita, o safety car voltou à pista. Emmo Fittipaldi era o P16 e Rafael Câmara continuava na P3.

 

 

A relargada veio quando faltavam pouco mais de 15 minutos de corrida. Rafael Câmara não largou bem e trouxe Charlie Wurz colado nele, mas foi ajudado pelos pilotos que vazaram a chicane 1 e atrapalharam Charlie Wurz, segurando a P3, mas agora era ameaçado por James Wharton. Emmo Fittipaldi Jr. manteve a P16. Sem a pressão de Wurz, Rafael Câmara começou a se aproximar da briga pela ponta entre Kimi Antonelli e Alex Dunne. Emmo Fittipaldi Jr. ganhou a posição de Conrad Laursen, que perdeu a asa dianteira e precisou ir para os boxes.

 

Rafael Câmara colou em Alex Dunne, colocou por dentro na chicane 1, mas o irlandês jogou o carro em cima do brasileiro na segunda perna da chicane, empurrando-o para a brita e fazendo-o perder várias posições, caindo para a P15. Dunne caiu para a P7, mas não sujou os pneus. Emmo Fittipaldi Jr. passou Valerio Rinicella e Câmara, subindo para a P13. A batida entre Rafael Narac e Frederik Lund na segunda chicane e Nandhavud Bhirombhakdi na brita na variante Ascari provocaram a volta do safety car com pouco menos de 9 minutos para o fim, o que era péssimo para Rafael Câmara.

 

 

A bandeira verde veio quando faltavam apenas dois minutos +1 volta para o final da corrida. Emmo Fittipaldi Jr. perdeu a posição para Valério Rinicella e Rafael Câmara colou nele na saída da chicane 1. Em uma volta o brasileiro da Prema subiu para a P11 quando abriram para a volta final, mas a corrida foi encerrada com uma bandeira vermelha por novos acidentes na volta anterior.

 

Rafael Câmara conseguiu tomar a P9 antes da interrupção, mas no final ficou com a P10. Emmo Fittipaldi Jr. foi o P14. Até o fechamento desta coluna não havia sido definido o que os promotores do campeonato iam fazer com a corrida 3 (que tinha Rafael Câmara na pole position) e, em duas semanas, teremos a rodada final em Mugello. Rafael Câmara caiu para 3° no campeonato, com 214 pontos, 9 a menos que Alex Dunne. Emmo Fittipaldi Jr. é o 23°, com 3 pontos.

 

FIA Fórmula 4 EUA

Foi uma etapa particularmente feliz para mim, pois desta vez o link para assistir as corridas ao vivo (e de graça) e também por termos um terceiro brasileiro no grid. Daniel Cará fez sua estreia na categoria. Ele traz no carro as bandeiras brasileira e norte americana, mas com esse nome de um saboroso tubérculo (eu sou vegano e como muito cará), vou considera-lo 100% brasileiro! Junto com ele estavam Gabriel Fonseca e o também estreante nesta temporada, Lucas Fecury.

 

 

No treino livre realizado no final da manhã da sexta-feira Gabriel Fonseca foi o mais rápido. Os outros brasileiros, Lucas Fecury e Daniel Cará ficaram respectivamente na P10 e na P11 entre os 17 pilotos que marcaram tempo. No treino classificatório, já no final da tarde, Gabriel Fonseca fez uma excelente P3. Daniel Cará, estreando, ficou com uma ótima P9 enquanto Lucas Fecury não conseguiu bons tempos e terminou apenas na P16 entre os 19 pilotos que estabeleceram marcas.

 

A corrida 1, com 25 minutos +1 volta, na manhã do sábado, começou confusa com um enrosco e batidas ainda na volta de apresentação que tirou alguns competidores no final do grid da corrida antes mesmo dela começar. O safety car foi pra pista e, após algumas voltas, os carros voltaram para o pit lane. Após alguns minutos ele retornaram à pista para mais uma volta de apresentação. Gabriel Fonseca Largava na P3, sua melhor posição de largada este ano e Lucas Fecury era o P16, mas foi um dos envolvidos na batida. Nesta corrida tínhamos outro brasileiro, Daniel Cará, que largou na P8.

 

 

A largada foi em movimento e Gabriel Fonseca foi com tudo para tentar ganhar a P2, infelizmente não conseguiu. Os 4 primeiros se mantiveram em suas posições e abriram vantagem na primeira volta. Daniel Cará era o P10 quando Lochie Hughes saiu da pista e ficou em posição perigosa, provocando a volta do safety car, o que acabou com a vantagem dos líderes com o agrupamento do pelotão, com apenas 14 carros após o incidente da volta de apresentação.

 

A demora para retirar o carro de Loche Hughes foi enorme, na relargada, Gabriel Fonseca perdeu a P3 para Noah Ping, mas o pelotão estava mais compacto. Daniel Cará caiu para a P13 na relargada após ter que desviar de um enrosco à sua frente. A corrida em si teve apenas 4 voltas lançadas e Gabriel Fonseca terminou na P4, batendo na trave de conquistar um pódio. Daniel Cará foi o P13. A corrida teve a pontuação pela metade pelo pequeno número de voltas.

 

 

Na tarde do sábado tivemos a segunda corrida do dia Fonseca P6, Cará P12, Fecury P16. As coisas começaram mal antes mesmo da largada, com um carro parado fora da pista e foi o de Daniel Cará, que escapu e bateu em uma barreira de pneus. A largada foi normal, com os carros parados e, apagadas as luzes vermelhas para 20 minutos +1 volta, Gabriel Fonseca largou bem enquanto Noah Ping escapou na primeira curva, ficando parado em posição perigosa e forçando a entrada do safety car, dando a P5 para o brasileiro. Daniel Cará danificou a asa dianteira e foi para os boxes trocá-la, mas acabou abandonando. Lucas Fecury fez uma Ótima largada e era o P11 quando o carro de segurança entrou.

 

 

A recolocação da pista em condições foi, mais uma vez, extremamente demorada e a relargada foi insana, com os carros fazendo um 4-wide. O #98 rodou na curva e Gabriel Fonseca teve que ir pra grama para evitar uma batida. Com isso ele caiu para a P8. Lucas Fecury também perdeu uma posição e caiu para a P12. Gabriel Fonseca teve mais problemas após a excursão pela grama e foi perdendo posições até cair para a P15. Lucas Fecury foi ganhando posições e entrou na zona de pontos, estando na P9 na abertura da volta 6.

 

 

No final da corrida, Albert Morey IV bateu de frente em uma barreira de pneus e a direção de prova antecipou o final da corrida, sem que fosse colocado o safety car na pista. Lucas Fecury terminou a corrida na P9 e Gabriel Fonseca numa frustrante P13, mas na última volta ele fez a volta mais rápida da corrida, o que daria a ele a pole position para a corrida na manhã do domingo.

 

No final da manhã do domingo tivemos a terceira e última corrida no Virginia International Raceway. Ao contrário do cenário de fim do mundo que foi a manhã em Monza, nos Estados Unidos o sol brilhava forte e os carros sairam para a volta de apresentação. Gabriel Fonseca lagava na pole position com a volta mais rápida feita no final da corrida 2. Era sua grande chance na temporada! Lucas Fecury largava na P11 e Daniel Cará, o brasileiro texano, largava na P18 depois de bater na volta de apresentação.

 

 

Os carros deram duas voltas de apresentação antes de se posicionarem no grid. Apagadas as luzes vermelhas para 20 minutos , Gabriel Fonseca foi acertado na traseira por Louka St-Jean que tirou o brasileiro da corrida. Tivemos outros toques mais atrás e entre os que continuaram na pista, Lucas Fecury subiu para a P7 e Daniel Cará para a P10. Uma pena enorme para Gabriel Fonseca, que estava na frente para contornar a curva 1.

 

O Safety car veio para a pista e, como sempre, levaram uma eternidade para dar bandeira verde novamente, que só veio quando faltavam 9 minutos de corrida e com alguns pilotos escapando na saida da curva 6, com grande indicação de que tinha óleo na pista, 5 carros escaparam da pista, batendo e rodando. Lucas Fecury subiu para a P6 antes da direção de prova recolocar o safety car na pista. Daniel Cará era o P8.

 

 

Se com dois carros pra remover os fiscais de pista levaram mais de 10 minutos pra fazer o trabalho, com cinco carros para serem removidos, era evidente que a corrida não recomecaria e como a direção de prova não colocou uma bandeira vermelha (a programação de corridas do domingo seria atrasada), a corrida acabou sob bandeira amarela e tivemos, efetivamente, menos de duas voltas de corrida em bandeira verde. Ao fim da etapa, Gabriel Fonseca ainda era o P8, com 56 pontos, Lucas Fecury o P16, com 13 e Daniel Cará o P22, com 2 pontos. A etapa de encerramento será no COTA, em preliminar da Fórmula 1.

 

E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. 

 

Um abraço a todos,

 

Genilson Santos

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.