Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Final de Semana de Importância Histórica PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 12 September 2022 22:28

O GP da Itália praticamente decidiu o campeonato mundial em favor de Max Verstappen. O holandês poderá ser campeão já no GP de Singapura, próxima corrida a ser disputada. Ainda faltarão cinco etapas para fechar a temporada. Max alcançou sua 31ª vitória na Fórmula 1, empatando em número de triunfos com Nigel Mansell. Seus concorrentes mais próximos agora são Fernando Alonso, com 32 vitórias e Ayrton Senna, com 41 vitórias.

 

No final de semana também comemoramos os 100 anos do autódromo de Monza, os 50 anos do primeiro título mundial de Emerson Fittipaldi, os 150 anos da Pirelli e o título de campeão internacional de Fórmula 2 de Felipe Drugovich.

 

Os 100 Anos de Monza

O autódromo de Monza foi inaugurado no ano de 1922. Está localizado na Villa Reale, no município de Monza, distante 20 quilômetros de Milão. É o circuito onde mais Grandes Prêmios foram disputados, um total de 72, em 73 anos da categoria. Somente no ano de 1980 o GP da Itália foi disputado em Ímola, devido a uma grande reforma em Monza. É o circuito mais veloz do calendário. Charles Leclerc, o pole position do GP deste ano, atingiu 260,261 km/h na qualificação deste ano. Monza é velocidade em seu estado mais puro. Max Verstappen venceu este ano pela primeira vez no circuito italiano.

 

50 Anos do Primeiro Título de Emerson

No dia 10 de setembro de 1972 o piloto brasileiro Emerson Fittipaldi venceu o GP da Itália de Fórmula 1, em Monza e, com esse triunfo, conquistou o seu primeiro título de campeão mundial, restando ainda duas provas para o final da temporada. Foi uma vitória que tinha tudo para não acontecer. Na semana anterior à corrida o caminhão da Lotus que se dirigia à Itália sofreu um sério acidente, que destruiu quase todo o equipamento da equipe. Não houve vítimas, mas de todo o equipamento restou apenas um carro quase inteiro. Se desse tempo para acertar, esse seria o único à disposição do brasileiro, pois não teria carro reserva. Os mecânicos viraram noites para montar o carro e, faltando meia hora para o início da corrida descobriram um vazamento de combustível, que inundava o cockpit. Resumindo: o carro ficou pronto poucos minutos antes da prova. Emerson pilotou o carro que não havia sequer testado convenientemente e ganhou a corrida. Foi um grande ano. Emerson venceu cinco das 12 corridas da temporada.

 

Os 150 Anos da Pirelli

A Pirelli é um dos maiores fabricantes de pneus do mundo. Também é um dos pioneiros. Criada em 1872, tinha por objetivo inicial de fabricar peças de borracha para diversas finalidades. Em 1894 produziu o primeiro pneu para velocípedes. Logo em seguida passou a fabricar pneus para automóveis, atividade que exerce até os dias atuais. Desde o ano de 2011 é fornecedor de pneus exclusivo da Fórmula 1. Participou de 433 Grandes Prêmios, venceu 274 vezes. 48 construtores equiparam seus carros com seus pneus e 214 pilotos utilizaram pneus da marca.

 

Drugovich é o Campeão na Fórmula 2

Felipe Drugovich é natural de Maringá, estado do Paraná, no Brasil. Nasceu no dia 23 de maio de 2000. Completou 22 anos de idade. Iniciou sua carreira no kart em 2008. De 2013 a 2015 participou de provas internacionais de kart, sempre se destacando. Estreou em monopostos em 2016, no Campeonato Alemão de Fórmula 4. No MRF Challenge venceu uma prova em Dubai. Em 2017 foi o terceiro colocado na Fórmula 4 alemã. Conquistou o maior número vitórias, com sete triunfos. No mesmo ano venceu, em Barcelona, uma prova de Euroformula Open. Em 2018 foi campeão de Euroformula Open, com 10 vitórias. Ainda no ano de 2018 foi campeão na Euroformula F3 com 14 vitórias em 16 corridas.  Estreou na Fórmula 2 em 2020, vencendo três vezes em sua temporada de estreia. Este ano de 2022 é o da consagração definitiva de Drugovich, com cinco vitórias e a conquista do título da Fórmula 2 em Monza, no dia 10 de setembro. Assinou contrato como piloto de desenvolvimento da Aston Martin para a Fórmula 1. É uma das principais promessas do Brasil.

 

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 retornará no dia 2 de outubro, para a disputa do GP de Singapura.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. 
Last Updated ( Tuesday, 13 September 2022 09:56 )