Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Jim Clark, o Herói Esquecido? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 22 August 2022 21:16

Quando nos deparamos com as famosas listas dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, encontramos Michael Schumacher, Alain Prost, Ayrton Senna, Lewis Hamilton, Juan Manuel Fangio e Sebastian Vettel e, às vezes, são incluídos Jackie Stewart, Jack Brabham, Niki Lauda e Nelson Piquet. Os que conquistaram dois títulos ou um nunca aparecem.

 

Jim Clark tem sido um dos mais injustiçados, mesmo dispondo de dados estatísticos que o colocariam no mesmo nível de Fangio, Senna, Prost, Hamilton e Schumacher. Não concordamos em tentar determinar qual deles é o melhor. Seria injustiça para pilotos como Senna e Clark, que perderam a vida na pista, no auge de suas formas.

 

O piloto escocês foi bicampeão mundial, em 1963 e 1965, participou de 72 Grandes Prêmios, venceu 25 vezes, fez 33 pole positions, 28 melhores voltas e foi 32 vezes ao pódio. O mais sensacional de sua carreira foi a conquista de 11 hat tricks (quando o piloto faz pole position, melhor volta e vence) e 8 grand slam (quando o piloto faz pole position, melhor volta e lidera todas as voltas da corrida). Estreou no GP da Holanda de 1960.

 

Clark venceu 34,72% das corridas que participou. É o segundo maior vencedor da história em relação ao número de largadas, perdendo apenas para Fangio, que venceu 47,06% das corridas que disputou, quase uma vitória a cada duas largadas. Isso representa para o escocês praticamente uma vitória a cada três corridas disputadas. É o terceiro piloto na história em hat tricks e o primeiro absoluto em grand slam.

 

No ano de 1962, o primeiro em que ganhou corridas, vence três dos 10 Grandes Prêmios da temporada, em 1963 venceu sete corridas das 10 disputadas, sendo campeão, em 1964 venceu três das 10 provas do ano, em 1965 venceu seis das nove provas disputadas, conquistando o bicampeonato, em 1966 saiu vitorioso em uma prova das oito disputadas, em 1967 venceu quatro das 11 provas que largou.  Em 1968 venceu uma corrida antes do acidente fatal em Hockenheim, numa prova de Fórmula 2 sem importância.

 

A prova de que Jim Clark era um piloto extremamente rápido é evidenciado pelos oito grand slam, quando o piloto faz pole positivo, melhor volta e vence liderando todas as voltas da corrida. Para se ter uma ideia Hamilton conseguiu a façanha seis vezes, Ascari e Schumacher cinco vezes e Stewart, Senna, Mansell e Vettel quatro vezes.

 

Jim Clark quando largava na frente procurava abrir o máximo de vantagem no início da prova, forçando o limite do carro, para depois administrar o ritmo e vencer com folga. Dificilmente, quando o carro estava perfeito, outro piloto conseguia acompanhar seu ritmo de corrida. Perdeu a vida aos 32 anos de idade, quando ainda poderia ser mais vezes campeão mundial.

 

O grande Jim Clark merece ser considerado entre os melhores da história do automobilismo mundial. Razões não faltam para o escocês ser tratado com o respeito de um dos mais sensacionais de todos os tempos.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.