Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Vitória Surpreendente de Verstappen na Hungria PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 01 August 2022 18:49

O GP da Hungria, no circuito de Hungaroring, apresentou alguns acontecimentos totalmente inesperados. Tudo começou no terceiro treino livre, quando Nicholas Latifi virou a volta mais rápida. Logo o piloto canadense da Williams, assíduo frequentador da última fila do grid. Ela estava na pista num momento em que as condições climáticas eram as melhores possíveis e ninguém mais conseguiu aproveitar.

 

A segunda surpresa veio com a pole position de George Russell, com seu Mercedes. Em sua última volta lançada, superou os dois carros da Ferrari, por 0,04 s de Sainz e 0,19 s de Leclerc, até então considerados imbatíveis. A terceira surpresa foi a 10ª colocação de Max Verstappen, com seu carro não atingindo a potência máxima necessária. Para completar o dia ruim da Red Bull, Sergio Perez não foi além da 11ª posição no grid. Pouca gente acreditava na vitória de Russell, que seria a sua primeira na Fórmula 1. As condições pareciam perfeitas para os carros italianos. Importante lembrar também que, ao enfrentar problemas com o DRS, Lewis Hamilton partiu com seu Mercedes da sétima colocação.

 

Na prova tanto Hamilton quanto Verstappen partiram para corridas de superação dos adversários posicionados à frente. Logo na largada os dois ganharam duas posições e foram ultrapassando um a um. No momento em que valeriam os melhores lugares no pódio, era fundamental boa estratégia na esolha de pneus e eficientes serviços nos boxes. Aí que a Ferrari fez o pior tanto em estratégia quanto em trocas de pneus. Resultado: seus dois pilotos caíram para quarto (Sainz) e sexto lugar (Leclerc). Numa combinação perfeita de acontecimentos Verstappen venceu a corrida e Hamilton ficou em segundo. Russell completou o pódio. O piloto holandês já colocou uma das mãos na taça.

 

Durante os treinos livres, Sebastian Vettel anunciou sua saída da Fórmula 1 no final do ano. O piloto alemão vinha dando claros sinais de desmotivação, dando a nítida impressão de já ter outras prioridades. Com 53 vitórias na carreira e quatro títulos mundiais conquistados, nos despedimos de um dos melhores pilotos da história. No dia da corrida, sem perder tempo, a Aston Martin anunciou a contratação de Fernando Alonso para ocupar a vaga de Vettel. Será que essa troca será vantajosa para o espanhol?

 

A Fórmula 1 agora entra em férias de intertemporada. A próxima corrida será dia 28 de agosto, o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

 

Luiz Carlos Lima

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.